Projeto que amplia acesso à testagem HIV chega a Fortaleza

29/11/2022 - Rochelle Nogueira

Os contemplados à testagem devem buscar informações e kit testagem junto ao site ahoraeagora.org

A partir de hoje, terça-feira (29), a cidade de Fortaleza contará com uma opção inovadora para a realização do teste de HIV. A Prefeitura de Fortaleza receberá o projeto “A Hora é Agora”, que tem como objetivo ampliar o acesso à testagem anti-HIV, por meio de autoteste de fluido oral ou por uma gota de sangue, sem estigma ou discriminação.

Nesse momento, a população contemplada será homens gays, homens que fazem sexo com homens (HSH), trabalhadores do sexo e mulheres trans e travestis, maiores de 15 anos e residentes em Fortaleza.

Como solicitar os kits?

Através do site é possível solicitar o kit de autotestagem para o HIV. Acessando o portal “A hora é agora”, os usuários, além de poderem solicitar o kit de testagem e recebê-lo em casa, pelos Correios, de forma totalmente gratuita, encontrarão informações sobre prevenção ao HIV e uma calculadora de risco de infecção que fornece um resultado com base nos comportamentos relatados.

Os usuários também podem optar por retirá-los em um armário digital, usando um código obtido no site, de forma sigilosa. O armário será localizado no Metrô – Estação Benfica (Linha Sul), Avenida Carapinima, 2087 – Benfica, que funciona das 5h30 às 23h. Com ambas as dispensas, o usuário pode realizar o autoteste em casa ou onde mais se sentir confortável.

Os autotestes são realizados por fluido oral ou sangue em testagens rápidas, confiáveis, seguros, confidenciais e sua execução é muito simples. As instruções para a autotestagem estarão disponíveis na bula do teste e no site terão vídeos demonstrativos sobre a forma correta de fazer os testes e ler seu resultado.

Caso o resultado seja positivo, os participantes serão convidados a fazer o teste confirmatório no Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço Ambulatorial Especializado (CTA/SAE) Emanuel Gomes Pinto, contando com profissionais da saúde capacitados para tal, e em caso reagente/positivo ao HIV, o usuário realizará todos os exames necessários e poderá iniciar o tratamento antirretroviral contra o HIV no mesmo dia do diagnóstico.

Nesse sentido, o usuário será vinculado a uma unidade de saúde da sua escolha, com a ajuda do profissional do projeto denominado “linkador”, um especialista que auxilia os usuários diagnosticados HIV+ no momento em que descobrem sua sorologia, além de facilitar o seu acesso ao serviço de saúde e responder dúvidas sobre o HIV/aids. O profissional ficará à disposição do usuário recém-diagnosticado com HIV para contato por ligações de voz e mensagens instantâneas, com o objetivo de auxiliá-los em suas dúvidas, navegação na rede de saúde do município, necessidades e dificuldades até a sua adesão ao tratamento.

O projeto conta, ainda, com um robô (chatbot) que, por meio de um número no mensageiro WhatsApp, traz informações, orientações, acolhimento e abre canal direto dos usuários com os linkadores.

Quanto mais precocemente a pessoa se descobrir vivendo com HIV e iniciar o tratamento adequado, menor o dano causado pelo HIV no sistema imunológico e no corpo como um todo. Além disso, pessoas em tratamento adequado contra o vírus causador da aids e que conseguem reduzir a quantidade de vírus no corpo a níveis indetectáveis aos exames que fazem a contagem, não transmitem o vírus para suas parcerias sexuais. Atualmente, o tratamento da infecção pelo HIV pode ser realizado com apenas um ou dois comprimidos diários.

Parceria

O projeto “A Hora É Agora” é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC) e PEPFAR (siga em inglês do “Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Aids”, iniciativa governamental dos Estados Unidos para lidar com a epidemia global de HIV/aids).

Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço Ambulatorial Especializado

O Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço Ambulatorial Especializado (CTA/SAE) Emanuel Gomes Pinto também realiza o diagnóstico de outras ISTs como sífilis e hepatites virais por meio de testes rápidos, oferecendo tratamento oportuno e rápido dos casos positivos. O atendimento no CTA Emanuel Gomes Pinto é disponível para toda a população de Fortaleza, das 8h às 16h30.

Além disso, o CTA Emanuel Gomes Pinto também oferta aconselhamento, consultas, indicação de vacinas, preservativos internos, externos e gel lubrificante, assim como atendimentos para PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV), notificação de parceiros de recém-diagnosticados, voucher de referência para a rede de sociabilidade dos usuários, tratamento imediato contra o HIV, outras IST e infecções oportunistas.

Serviço
Lançamento do projeto A Hora é Agora em Fortaleza
Data: terça-feira (29/11)
Horário: 9h
Local: Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço Ambulatorial Especializado (CTA/SAE) Emanuel Gomes Pinto – posto de saúde Carlos Ribeiro (Rua Jacinto Matos, 944 – Jacarecanga)

Com informações da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Foto: PMF