Projeto Bike sem Barreiras para pessoas com deficiência acontece nesse sábado (26)

25/11/2022 - Ana Clara Cabral

Lazer e mobilidade inclusiva é destaque do Projeto Bike sem Barreiras.

Pessoas com mobilidade reduzida, deficiência física ou autismo podem pedalar através do projeto Bike sem Barreiras, da Prefeitura de Fortaleza. O evento realizará mais uma edição nesse sábado (26), de 8h às 12h, na Praia de Iracema.

O projeto, executado por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) em parceria com a Uninassau, evidencia que o modal ciclístico pode ser econômico, sustentável e acessível.

Como participar?

Os interessados devem comparecer durante o período da manhã na tenda do projeto, localizada ao lado do Centro Cultural Belchior e em frente ao projeto Praia Acessível. Não há necessidade de agendamento prévio, basta apresentar um documento de identificação com foto.

Depois da inscrição, a equipe, composta por profissionais e estudantes do curso de Fisioterapia da Uninassau, apresentará os modelos de bike adaptada e, se necessário, acompanhará no passeio na orla.

Modelos de bicicleta acessível

• Bicicleta dupla: um modelo para ser pedalado por duas pessoas, uma com deficiência visual e outra o monitor ou acompanhante do usuário.
  • “The Duet”: uma bike composta por uma cadeira de rodas no lugar da roda dianteira.
  • “Handbike”: um triciclo adaptado para ser pedalado com as mãos.

O projeto Bike sem Barreiras existe desde setembro de 2021 e se consolidou no calendário de esporte e lazer da cidade. Já foram realizadas 32 edições, sempre aos sábados, quinzenalmente.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza / Foto: Thiago Gaspar