Conferência de atualização do Plano Municipal de Igualdade Racial segue com inscrições abertas

25/11/2022 - Rochelle Nogueira

O evento acontece dias 29 e 30 de novembro e é aberto ao público.

06.09.2019

A 3ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial promovida pela Coordenadoria Especial da Igualdade Racial de Fortaleza (COPPIR), vinculada à Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), será realizada nos dias 29 e 30 de novembro e conta com a participação da sociedade civil e o poder público.

>> A Conferência é aberta ao público, as inscrições podem ser feitas on-line.

Segundo a pasta, a conferência trará o tema “Enfretamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: política de estado e responsabilidade de todos nós”. O evento reunirá representantes de órgãos municipais, como Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Segurança Cidadã, Cultura, entre outras áreas. Também foram convidados órgãos de defesa dos interesses sociais como Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Ceará; instituições de ensino superior como UFC, UECE, Unifor e IFCE; e movimentos sociais, como Movimento Negro Unificado.

Nesse sentido, os participantes devem contribuir com a definição de estratégias para o próximo Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Lei 9.956/2012).

“O plano municipal tem, entre as suas funções, o objetivo de trabalhar a redução das desigualdades racial dentro do nosso município, com ênfase principalmente para a população negra”, explica o coordenador da Igualdade Racial de Fortaleza, Sérgio Granja, sobre o documento alinhado ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, do qual o Município faz parte.

O documento tem como principais objetivos reduzir as desigualdades raciais em Fortaleza; garantir geração de trabalho, emprego e renda; promover políticas de ação afirmativa para povos indígenas, população negra, povos ciganos, comunidades tradicionais e povos de terreiros; promover acesso aos serviços públicos; garantir a participação social; valorizar a cultura; entre outras ações.

III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial
Datas:
– 29/11 das 17h às 20h
– 30/11 das 8h às 17h

Com informações da Prefeitura Municipal de Fortaleza.