Câmara realiza Sessão Solene em homenagem a memória do estudante João Nogueira Jucá

25/11/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

O ato de heroísmo praticado pelo estudante João Nogueira Jucá, de apenas 17 anos, aconteceu em 4 de agosto de 1959, quando uma explosão em um depósito de éter na Casa de Saúde César Cals deu início a um incêndio, que se espalhou por diversas áreas da instituição.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta sexta-feira (25/11), Sessão Solene em homenagem a memória do estudante cearense João Nogueira Jucá, que é considerado um herói cearense por ter ajudado a salvar pacientes da Casa de Saúde César Cals, durante um incêndio ocorrido há 62 anos. A solenidade foi proposta pelo vereador Léo Couto (PSB), por intermédio do requerimento 6579/2022, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A solenidade foi presidida pelo vereador Léo Couto. em nome do presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT).

Em sua saudação aos presentes, o vereador Léo Couto destacou o destemor do homenageado, que com apenas 17 anos ajudou a salvar mais de 15 crianças recém-nascidas e parturientes, em meio a um incêndio. “Um tubo de oxigênio atingiu nosso herói e agonizou por alguns dias antes de ir a óbito. Jucá reunia grandes méritos, como a coragem, força, empatia e acima de tudo, o heroísmo, é um herói da vida real, porém sem final feliz, por isso é merecedor de todas homenagens. Seu coração era inundado de bondade, pois outra coisa não poderíamos dizer de alguém que despretensiosamente passando pela rua vindo da escola se depara com um incêndio e com coragem enfrenta um incêndio, perde sua vida para salvar tantas outras, um herói que ficará marcado para sempre em nossa memória! Muito obrigado a todos pela presença!”, afirmou o vereador.

Na continuidade da solenidade foi apresentado um vídeo sobre o homenageado e depois o livro “Soldados do Fogo” pelo autor da obra, o historiador Marcos Aurélio, “nesse livro temos um capítulo inteiro que homenageia João Nogueira Jucá. Temos aqui presentes, representantes da Marinha, porque João tinha um sonho de ser marinheiro. Temos representantes do Corpo de Bombeiros, porque mesmo não sendo bombeiro, João praticou um ato de heroísmo digno da corporação. Também temos estudantes, pois essa era a condição dele, tinha uma vida toda pela frente, mas saiu da vida para a eternidade. Nogueira Jucá nos representa!”, frisou.

Homenagens

Em seguida foram feitas as homenagens da noite para as seguintes personalidades e entidades: André Pires Cortez; Wescley Jorge Barbosa; Antônio Thiago Xavier de Freitas; Lúcio Gonçalo de Alcântara; Paulo de Tarso Campos Ferreira; Luiz Carlos Barreira Nanan; Geilson Cajuí Laureano; Juliany Freire de Oliveira Leite; Danielle Ponte Jucá; Ronaldo Roque de Araújo; Francisco Albert Einstein Lima Arruda, representado pelo tenente BM Aírton; GSI – Grupo de Socorrista Infantes – GAMAC, representado pela Senhora Gilvania de Souza Batista; C.S.V.C – Corpo de Socorristas Voluntários do Ceará, representado pelo Comandante Geral, Osvaldo Furtado; Escola de Ensino Médio em Tempo Integral João Nogueira Jucá, representado pelo coordenador José Pereira; Escola Municipal João Nogueira Jucá, representada pela diretora Vanda Lúcia Tomaz Lima; Elmano de Freitas da Costa, representado por sua esposa, Lia Freitas e Edson da Cruz Sousa.

Após as homenagens foram feitos os agradecimentos. A primeira a falar foi Danielle Jucá que agradeceu em nome da família: “A família se sente honrada com essa homenagem e agradece pela preservação da memória de João Nogueira Jucá, que em 1959 realizou um ato de heroísmo salvando várias vidas, mas acabou perdendo a sua. João é o herói mártir do Ceará. Aqui faço o agradecimento fraterno da família Jucá por essa honrosa homenagem”, disse.

Geilson Cajuí Laureano, do Comitê Estadual de Preservação da Memória de João Nogueira Jucá, ressaltou que durante 2021 a 2022 foram realizadas comemorações pelos 80 anos de nascimento do herói, com missa e honras militares no túmulo no Cemitério São João Batista, “tivemos oportunidade de dialogar e realizamos também uma solenidade no Hospital César Cals e uma missa. Queremos agradecer a direção do Hospital pela acolhida. Realizamos sessão solene na Assembleia, com o então deputado Elmano Freitas, hoje governador eleito, no dia 30 de junho passado. Lá foram feitas homenagens também. Hoje estamos culminando com essa grande solenidade. Quero destacar a presença dos alunos da Escola do Corpo de Bombeiros, da Escola dos Aprendizes Marinheiro, que foi inserida devido o sonho de João Nogueira Jucá de ser marinheiro”, destacou.

O orador seguinte foi o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Roque de Araújo, que falou de sua alegria de estar presente na Casa do Povo numa noite tão importante, “quero destacar o ato de solidariedade e de amor de João Nogueira Jucá, são esses atos que estamos precisando hoje. Hoje é dia de gratidão, de lembrar toda aquela imagem mental que temos quando criança de super herói de capa e máscara, mas quando estamos na vida real percebemos que os heróis são de carne e osso que sofrem e perdem a vida pelos outros. Com seu ato, João trouxe todos os valores do Corpo de Bombeiro, com o sacrifício da própria vida. Ele não foi do Corpo de Bombeiros, mas tinha o espírito de dar a vida pelo irmão, que é o que nos move. Ele foi ao extremo e nos faz refletir que os grandes e os pequenos gestos podem salvar vidas. Nós no Governo Lúcio Alcântara criamos a Medalha João Almeida Jucá, dada somente para atos heróicos. Estamos nos aproximando do advento e Jesus quer que abramos o nosso coração para sermos mais solidários e irmãos, como foi João de Almeida Jucá”, concluiu.

A mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: ex-governador do Ceará e atual presidente da academia cearense de letras, Lúcio Alcântara; comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Ceará, Cel. Ronaldo Roque de Araújo; Cel. da Polícia Militar Marco Aurélio; primeiro-tenente Antônio Sousa, representando o comando da Escola Aprendizes Marinheiro capitão de fragata; Lia Freitas, esposa do governador eleito, Elmano Freitas; presidente do Comitê Estadual em Memória do Estudante João Nogueira Jucá, Luiz Carlos Barreira Nana; Dra. Daniela Jucá, representando a família; representando a Arquidiocese de Fortaleza, o cônego Edson da Cruz; vice-presidente Comitê Estadual da Preservação e Memória do Estudante João Nogueira Jucá, Geilson Cajui Laureano

Saiba mais

O ato de heroísmo praticado pelo estudante João Nogueira Jucá, de apenas 17 anos, aconteceu em 4 de agosto de 1959, quando uma explosão em um depósito de éter na Casa de Saúde César Cals deu início a um incêndio, que se espalhou por diversas áreas da instituição.

Ao passar pelo Centro de Fortaleza, por volta das 14h, o estudante João Nogueira Jucá deparou-se com o incêndio no local onde hoje funciona o Hospital César Cals. O jovem enfrentou o fogo e ajudou a salvar algumas pessoas que estavam no interior do prédio. Durante a ação, um tubo de oxigênio explodiu, causando queimaduras graves no estudante, que veio a óbito uma semana após o incêndio.

Por seu ato de coragem, João Nogueira Jucá é considerado herói pelo Corpo de Bombeiros, que instituiu uma medalha com o seu nome.

Veja aqui o album de fotos da solenidade

Fotos: Érika Fonseca