Câmara realiza Sessão Solene para a outorga da Medalha Boticário Ferreira ao secretário Will Almeida

23/11/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

Francisco Williams Cabral Filho, mais conhecido como Will Almeida, nasceu em Fortaleza e é graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta quarta-feira (23/11), para a entrega da Medalha Boticário Ferreira ao senhor Will Almeida. A comenda foi proposta através do requerimento 5610/2018 de autoria da então vereadora Marília do Posto, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. A Solenidade foi realizada por iniciativa do vereador Carlos Mesquita (PDT), que presidiu a Sessão, em nome do presidente da Casa Legislativa, Antônio Henrique (PDT).

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, a vereadora Marília do Posto, disse que conheceu o homenageado quando estava como vereadora, “tive a honra de conhecer o trabalho e dedicação que ele empregava a tudo que fazia. Quero parabenizar o dileto amigo que recebe a maior comenda dessa casa, pelos grandes serviços prestados ao Estado. Quando esteve a frente da SPD fez um trabalho belíssimo, conseguiu desenvolver grandes projetos. Hoje como secretário de Esporte vem atuando com seus projetos voltados para os mais carentes. Hoje só tenho que agradecer em presenciar essa solenidade,” afirmou.

Em sua fala, o vereador Carlos Mesquita destacou sua felicidade em realizar uma sessão tão representativa. “Você Will, ao receber essa comenda, leva uma responsabilidade muito grande que é amar ainda mais essa cidade. Quero saudar o presidente do meu eterno partido, o MDB, deputado eleito Eunício Oliveira. Sai do partido mas lá deixei muitos amigos. Muitos duvidam da eleição do presidente Lula, mas esse momento é para darmos as mãos e fazer esse governo dar certo. Pois pra mim não houve ilegalidade. Também ao nosso companheiro e amigo Elmano desejo que faça o melhor possível, com sua vice do MDB, a Jade. Onde chegar minha voz, quero dizer ao presidente Lula, que estarei aqui para ajudar no que for possível. A você Will venha mais vezes aqui na Câmara, converse com os vereadores e conheça nossas propostas. Quero dizer que você tem um vereador aqui na casa como embaixador e estarei sempre a sua disposição”, concluiu.

Medalha

Em seguida, foi feita a entrega da Medalha Boticário Ferreira ao secretário-executivo do Esporte do Ceará, Will Almeida, que sem seguida fez seus agradecimentos: “é uma grande honra estar aqui ao lado de amigos, familiares, companheiros de luta e de caminhada. Quero agradecer a cada um que está presente aqui. Quero destacar meu porto seguro, minha mãe e cinco irmãos, meu pai, o doutor Williams Cabral, meus filhos Francisco Lucas, Maria Letícia e minha esposa Renata. Sou advogado de profissão e desde muito jovem, ainda adolescente, me intitulava como líder e assim caminhei na minha vida,” afirmou.

“Atuei nas primeiras campanhas, ainda como militante jovem, e depois passei a contribuir de forma mais direta. Em 2010, fui convidado para coordenar a campanha dos candidatos a deputado do meu grupo político, o MDB, depois fui convidado para atuar na SPD. Em 2012, recebi a missão de ser vereador, representei por 8 anos o povo de Acopiara. Em 2016, tive a felicidade de ter o reconhecimento de ser reconduzido para a vereança. Não poderia deixar de citar nosso trabalho na UVC, onde tive oportunidade de conhecer e me relacionar com políticos de todo Estado. Estive na procuradoria jurídica da entidade. Fui ser titular na SPD onde fizemos vários projetos de grande destaque e no atual mandato de governador fui convidado para ser secretário-executivo do Esporte, missão aceita. Quero agradecer a vereadora Marília do Posto que lembrou do nosso nome para receber tamanha honraria e todos os vereadores que aprovaram por unanimidade meu nome,” pontuou.

Eunício Oliveira

Em seguida, foi entregue um diploma de honra ao mérito ao deputado eleito Eunício Oliveira, pelos relevantes trabalhos prestados a cidade de Fortaleza pela Comunidade Mesquita. Depois o gabinete do vereador Carlos Mesquita também fez uma homenagem ao vereador com a entrega de uma placa ao mesmo.

O deputado eleito Eunício Oliveira fez seus agradecimentos e lembrou ter recebido a Medalha Boticário Ferreira em 1994. “O Will recebe essa comenda por seu trabalho e dedicação. Quero agradecer o vereador Carlos Mesquita e a comunidade Mesquita que me outorga mais uma comenda. Quero dizer que quando recebi a Medalha Boticário Ferreira eu já procurava cumprir o mandato que me foi sempre gloriosamente entregue pelo povo do Estado do Ceará. Tive o privilégio de ter sempre grandes votações”, observou.

“Recebi um convite para ser governador nomeado de Brasília, a convite do Joaquim Roriz, mas não aceitei pois queria chegar a um mandato através de uma eleição. Fui eleito deputado federal, fui ministro das Comunicações do Governo Lula, trouxe a primeira TV de Assembleias para o Ceará e a TV de Câmaras Municipais do país para Fortaleza e depois para Juazeiro. Disputei uma eleição muito acirrada para governador e perdi para o Camilo Santana, mas tinha mais quatro anos de mandato, fui presidente do Senado e sentei na cadeira de presidente da República. Talvez essas homenagens tenha recebido por todo esse trabalho. Quando sentei na cadeira de presidente do Senado, pensei o que faria para honrar aquele lugar e propus a Lei Eunício Oliveira, que beneficia os agricultores do país. A todos presentes meu muito obrigado!”, concluiu.

Mesa de honra foi formada pelo secretário do Esporte do Estado do Ceará, Rogério Pinheiro; ex-presidente do Congresso Nacional e deputado federal eleito, Eunício Oliveira; deputado estadual Nelinho Freitas; presidente da UVC, vereador de Acopiara, Toinho Abençoado; Tomaz Antônio Albuquerque Filho, representando o presidente da Fecomércio Luís Gastão; deputado estadual, Davi de Raimundão e a autora do requerimento ex-vereadora Marília do Posto.

Perfil

Francisco Williams Cabral Filho, mais conhecido como Will Almeida, nasceu em Fortaleza e é graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e pós-graduado em Direito Tributário pela Universidade de Anhanguera-SP. Tem sua trajetória profissional pautada no Direito Público Administrativo, com passagem pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM); pela assessoria jurídica da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Estado do Ceará, ocasião em que chefiou o gabinete da secretaria-executiva; e pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Eleito vereador no município de Acopiara na legislatura 2013-2016 e reeleito para a legislatura 2017-2020, licenciou-se do cargo para assumir a titularidade da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas. A frente da SPD, Will Almeida deu continuidade e estendido as ações da pasta nos eixos da prevenção, acolhimento e cuidado e reinserção social e profissional. Dentre os projetos que criou destacam-se: o Prevenção em Família e o Sementes do Amanhã, em parceria com o Programa Mais Infância Ceará. Atualmente é secretário-executivo do Esporte do Governo do Estado.

Fotos: Érika Fonseca

Veja aqui o Album de Fotos da Solenidade