Câmara Municipal celebra Dia da Consciência Negra

23/11/2022 - Rochelle Nogueira

A vereadora Larissa Gaspar (PT) é a propositora da sessão solene.

Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado anualmente no dia 20 deste mês, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta quarta-feira, 23, no plenário Fausto Arruda, uma sessão solene em homenagem a data. A vereadora Larissa Gaspar (PT) foi a propositora do evento, por meio do requerimento nº 103/22.

A vereadora Larissa Gaspar (PT) reforçou que dia 20 de novembro é um marco na luta do povo negro pelo fim da escravidão, pela inclusão social, pela possibilidade de ascensão social. “É uma data que nos lembra a morte de um grande guerreiro, o Zumbi dos Palmares. Ele que liderou e organizou o povo negro dentro desse quilombo junto com a sua companheira Dandara que também é uma grande referência de mulher negra. Hoje a gente faz essa homenagem para rememorar essa data e reconhecer a atuação de diversas pessoas aqui da nossa cidade, do nosso Estado, que tem dado a sua contribuição para enfrentar o racismo e construir uma sociedade mais igual”, disse Larissa.

Sobre o momento, Larissa conta que foi difícil escolher as pessoas homenageadas, mas como já vem ao longo dos anos prestando essa reverência no dia 20 de novembro, as pessoas escolhidas nessa solenidade tem uma história de luta pela igualdade. “A cada ano trouxemos pessoas diferentes para homenagear e a gente conseguiu nesse ano selecionar um grupo de 8 pessoas muitos atuantes, militantes, professores, gestores, pessoas que tenham uma história de luta e construção nessa pauta do enfrentamento ao racismo e de elaboração de políticas de igualdade racial”, frisou.

Mártir Silva, uma das homenageadas na solenidade, disse estar muito honrada pela tarefa atribuída a ela em falar em nome dos homenageados. “Essa data demonstra como estamos caminhando juntos na construção da consciência negra. Zumbi dos Palmares, nosso herói, vindo de África, somos todos seus descendentes. Hoje completamos apenas 19 anos que essa data é referenciada nas escolas”, falou a professora agradecendo a vereadora Larissa Gaspar por ser aliada da luta por igualdade.

José Cristiano Lima (Nick), homenageado, ressaltou que o dia da consciência negra é um dia de celebração da luta pelos povos negros, sobretudo pela questão histórica nacional brasileira. “Essa homenagem é bastante simbólica importante pra gente fortalecer a identidade e a luta dos povos negros principalmente em Fortaleza. Eu venho de uma luta pela questão racial, pois fui coordenador da política racial nacional, e eu percebo que quanto mais a gente fala mais pessoas estão se empoderando e entendo a política de igualdade racial e como enfrentar o racismo. Por tanto é muito simbólico”, declarou Nick.

Homenageados

  • Luizete Vicente da Silva – jornalista, especialista em Gestão Estratégicas em Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestra em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Militante do Movimento Negro do Ceará onde faz parte do Grupo Negro Kalunga.
  • Dáry Bezerra – Ativista LGBTI+. Transgênera Não-binárie. Com formação em Pedagogia (URCA), Mestranda em Antropologia (UFC/UNILAB). Participa da Rede Nacional das Religiões Afrobrasileiras e Saúde – RENAFRO/CEARÁ; do Grupo de Resistência Asa Branca – GRAB; do Conselho Municipal de Promoção dos Direitos LGBT de Fortaleza/CE; e da coordenação da Parada pela Diversidade Sexual do Ceará.
  • Dediane Souza – Travesti, Preta, Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Mestranda no Programa Associado de Pós-Graduação das Universidade Federal do Ceará – UFC e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia.
  • Maria Cecília Félix Calaça – possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará – FACED/UFC, Fortaleza/CE, Mestrado na área de Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, São Paulo/SP. Atualmente, vive e trabalha em Fortaleza é coordenadora da linha de pesquisa Africanidades Brasileiras evice-líder do Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação vinculado ao Projeto de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, coautora dos livros: “Afro Arte Memórias e Máscaras” (2012/Ed. UFC) e “Arte Africana & Afro-Brasileira” 2006/Ed. Terceira Margem) e pesquisadora da Arte Afrocentrada e Artista visual.
  • Sandra Haydée Petit – de origem caribenha (mãe cubana e pai haitiano), mãe de Kanyin (quem traz a benção), Doutora em Ciências da Educação pela Paris VIII é Professora da FACED-UFC, coordenadora do NACE (Núcleo das Africanidades Cearenses). Com trajetória em Sociopoética e Educação Popular, se dedica há 20 anos a ERER (Educação para as Relações Étnico-raciais), tendo como subáreas de estudo e atuação: Africanidades, Cosmopercepções africanas, Oralidade Africana, Pedagogias Afrorreferenciadas (Pretagogia), Corpo-Dança Afroancestral, Corpo-Memória e Senso Afrocomunitário.Autora do livro “Pretagogia: Pertencimento, Corpo-Dança Afroancestral e Tradição Oral Africana na Formação de Professoras e Professores” (EDUECE, 2015 e NANDYALA, 2019) e do infanto-juvenil.
  • Francisca Martír da Silva – Advogada, professora de direito, feminista e antirracista, integrante do Movimento Negro Unificado e da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, atualmente coordenadora especial de políticas públicas de promoção da igualdade racial da SPS.
  • José Cristiano Lima Pereira – Nick – Ativista da luta contra o racismo, artista plástico, sociólogo, arte-educador, especialista em gestão de projetos, mestrando em arte pelo IFCE, atua no movimento hip hop praticando graffiti com temáticas afro desde 1999. Integrante do Movimento Arte e Coesão – ARCO Crew. Foi conselheiro nacional de politicas de igualdade racial da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, secretaria ligada a Presidência da República nos anos 2008-2009, representando o Estado do Ceará pela Central de Movimentos Populares – CMP. Atuou na CMP para lutar por moradia e vida digna para as famílias negras urbanas. Também foi Conselheiro Nacional de Politicas para a Juventude da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República nos anos de 2010-2011 e 2012-2013. Coordenador da Coordenadoria de Politica de Igualdade Racial – COPPIR da Prefeitura da Fortaleza nos anos de 2013 a 2017. Pela COPPIR realizou diversas ações para a implementação da educação para as relações etnicorraciais com o Projeto Ere nas Escolas e trabalhou para redução da violência contra jovens negros com o Projeto Juventude Negra Viva que tinha como parceiros diversos órgãos da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará. Atualmente é assessor parlamentar na Câmara de Vereadores de Fortaleza atuando no mandato da vereadora e deputada estadual eleita Larissa Gaspar.

Composição da Mesa

Vereadora Larissa Gaspar (PT); coordenador da Igualdade Social do Município de Fortaleza, Sérgio Granja; coordenadora especial de políticas públicas de promoção da igualdade racial da SPS, Dra. Francisca Mártir da Silva; Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará -ACED/UFC, Maria Cecília Calaça; Doutora em Ciências da Educação, Sandra Haydée Petit; e a Mestranda em Antropologia (UFC/UNILAB), Dáry Bezerra.

Foto: Evilázio Bezerra.