Legislativo realiza entrega do novo estúdio da TV Câmara Fortaleza

22/11/2022 - Anna Regadas

Ampliação, modernização e acessibilidade são os destaques do novo espaço que vai permitir ao Legislativo Municipal desenvolver uma melhor qualidade do serviço à população.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na manhã desta terça-feira (22), solenidade para a entrega do novo estúdio da sua emissora oficial de televisão e apresentação da nova identidade visual da TV, que passa a se chamar TV Câmara Fortaleza.

O momento foi comandado pelo presidente Antônio Henrique (PDT), e contou com a presença da Mesa Diretora, dos vereadores, da diretora-geral Waldênia Barbosa; da coordenadora de comunicação Renata Sampaio, do Coronel Ronald Pedrosa, responsável pelo projeto de fundação da TV, do diretor da TV, Ítalo Lima, além de assessores, jornalistas e servidores.

Ampliação, modernização e acessibilidade são os destaques do novo espaço que vai permitir ao Legislativo Municipal desenvolver uma melhor qualidade do serviço à população, como ressalta o presidente Antônio Henrique (PDT).

“Trata-se de um projeto inovador e a gente entrega esse prédio com a missão e o compromisso de fazer ainda mais. A TV recebe um estúdio moderno, alinhado aos avanços tecnológicos, com nova infraestrutura e aquisição de novos equipamentos, que vão melhorar o trabalho dos vereadores, e também daqueles que estão na execução e na produção. E isso vai possibilitar que a informação chegue com melhor qualidade para a população”, afirmou o presidente.

Para Antônio Henrique (PDT) os investimentos feitos pela sua gestão na comunicação reforçam o compromisso de transmitir ao público tudo que acontece no Legislativo municipal, de maneira democrática e transparente levando ao debate as principais discussões da cidade com a seriedade e respeito que os cidadãos merecem.

O novo estúdio da TV Câmara Fortaleza recebeu o nome do servidor Carlos Alberto Araújo de Aquino, que faleceu em junho de 2021, vítima de Covid-19. Carlinhos, como era conhecido por todos, atuava no Departamento Legislativo da Câmara Municipal de Fortaleza desde 1982. “O seu carisma e a competência jamais serão esquecidos. Trabalhou muitos anos na Câmara servindo ao povo. Tem uma história e queremos deixar marcado na memória da pessoas com essa homenagem”, afirmou o presidente Antônio Henrique.

Segundo o diretor da TV Câmara Fortaleza, Ítalo Lima, a entrega do novo estúdio representa um marco na história da emissora. “O espaço moderno, inovador e acessível vai fortalecer a produção de novos conteúdos e também permitir mais conforto para os funcionários e visitantes. Além disso, o público vai contar com uma nova programação através do aplicativo TV Câmara Fortaleza. É um momento que representa avanços tecnológicos com o objetivo de aproximar ainda mais o Legislativo do povo”, afirmou.

Para a vereadora Larissa Gaspar (PT), o momento foi de alegria. “Foi um momento de muito alegria ver o legado que essa gestão da Câmara Municipal de Fortaleza deixa para o nosso povo. O estúdio da TV Câmara Fortaleza ficou lindo, coisa de primeiro mundo, tecnologia de ponta e que vai conseguir captar e transmitir informação cada vez mais de qualidade para a população. E é isso que a gente quer, que as pessoas saibam o trabalho que está sendo desenvolvido na Câmara, pela Prefeitura”, destacou.

O vereador Carlos Mesquita (PDT), que foi presidente da Câmara Municipal quando a TV Fortaleza foi implantada, ressaltou o empenho de todos para a efetivação da emissora, e destacou a emoção em poder acompanhar a sua evolução. “Está lindo, aconchegante, estou muito orgulhoso e me emociono pois a TV é como se fosse um filho pra mim, que estou vendo crescer”, relatou.

Estúdio Moderno e com equipamentos tecnológicos

O estúdio, que agora tem 69,15m², teve sua área ampliada, com o aumento do pé direto, proporcionando ao ambiente melhor acústica e o uso de diversas fontes de áudio, como microfones e retornos, além da distribuição da iluminação de TV de forma homogênea. Essa ampliação permite maior diversidade de enquadramento na gravação dos programas.

O controle mestre também foi contemplado e teve modernização de seus equipamentos, possibilitando uma maior mixagem e processamento de sinais. Switcher de vídeo, gravadores e um sistema de monitoramento do sinal da TV trazem agora mais versatilidade e redundância do sinal final produzido. A nova estrutura também obteve ampliação do prédio e trouxe mais conforto aos seus colaboradores que agora possuem sala técnica, copa e sala de reunião.

Toda a programação da TV Câmara Fortaleza é transmitida através do canal 7.2 da TV aberta, canal 6 da TV à cabo e ainda, pelo YouTube.

Foto: Érika Fonseca