Central da Cidadania realiza mais de 11 mil atendimentos em um ano de funcionamento

25/10/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

Os serviços mais procurados são os ofertados pela da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), com 6.632 atendimentos, ou seja, 57% do total, sendo o principal serviço a emissão de RG.

Central da Cidadania - Foto: André Lima

A Central da Cidadania Vereador José Iraguassú Teixeira comemora neste mês de outubro um ano de funcionamento, com 11.608 atendimentos realizados de outubro de 2021 até o dia 30 setembro deste ano. Os serviços mais procurados são os ofertados pela da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), com 6.632 atendimentos, ou seja, 57% do total, sendo o principal serviço a emissão de RG. Logo em seguida aparece a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), com 1.681 atendimentos (14%); depois o atendimento ao Micro Empreendedor Individual, com 890 (8%); Sindiônibus, com 805 (7%); Procon, com 801 (7%); Etufor, com 538 (5%) e Secretaria de Finanças com 260 atendimentos (2%).

Segundo o coordenador da Central da Cidadania, Rodrigo Cavalcante, é com grande alegria que o serviço comemora seu primeiro ano com grandes serviços prestados à população. “Esse projeto foi desenhado e iniciado pelo presidente Antônio Henrique e no começo de 2021 passamos a operacionalizá-lo e inauguramos em 1º de outubro. Os primeiros atendimentos aconteceram no dia 4 de outubro. Hoje já atingimos mais de 11 mil atendimentos, com uma média de mil atendimentos por mês. Durante esse período, também por iniciativa do presidente Antônio Henrique, realizamos a Central Itinerante, mas devido as eleições tivemos que dar uma parada”, frisou.

Ele observa que o atendimento disponibilizado pela Central foi melhorando mês a mês e hoje entende que o setor proporciona um atendimento de qualidade, dando dignidade ao cidadão. Com relação ao “time” que compõe a Central, ele destaca que ao todo são 20 funcionários, sendo três dos órgãos de origem e 17 servidores da Câmara, que foram treinados para o atendimento. “Quando iniciamos, cada servidor fazia o atendimento de um órgão apenas, hoje a maioria atende entre dois a três serviços, o que facilita termos sempre pessoas aptas para atender a população quando algum servido precisa faltar por motivo de força maior”, diz.

Hoje a Central conta com sete órgãos e mais de 30 serviços, entre eles a Etufor, com a emissão de carteira de estudante, sendo seu principal carro-chefe; o Sindiônibus, com o cartão do idoso; a SPS, com emissão de RG, CPF e declaração de antecedentes criminais; o Procon com atendimento ao consumidor. “Quando o atendimento do Procon não é suficiente para resolver a situação, partimos para a conciliação. Já realizamos mais de 200 conciliações aqui. Temos um controle específico, uma conciliadora que é também advogada da Câmara, um processo muito bem-feito”, observa.

Cita também o atendimento ao Micro Empreendedor Individual (MEI), que é o serviço mais antigo da Casa, e o único que não tem nenhum órgão envolvido. “Com relação a esse serviço, poderemos ter uma futura parceria com o Sebrae, que ainda não foi fechada. A Câmara Municipal de Fortaleza teve a primeira Sala do Empreendedor Individual do Brasil e isso é um marco. Temos, ainda, a Sefin aqui que atende sobre todos impostos e tira dúvidas que o cidadão tiver e temos a AMC que é um órgão que diariamente atende muita demanda da população”, pontua

Rodrigo salienta que o agendamento dos serviços foi algo agregado ao atendimento da Central durante a pandemia e que trouxe melhoria para o serviço. “Foi uma boa solução que agente não abandonou, na verdade, reforçamos. Então, hoje a Central tem uma forma diferente de fazer. Em vez de agendarmos para três meses para frente, a gente agenda por semana, isto é, toda sexta-feira, a partir das 8 horas, abrimos o agendamento para a semana seguinte. Isso faz com que as pessoas não tenham a sensação de que só vão ter uma vaga daqui a muito tempo, portanto toda semana terá oportunidade de requerer o serviço e isso eu acho muito importante,” esclarece.

No final, Rodrigo revela que existem vários “cases” de pessoas que voltam à Central para agradecer pelo atendimento, “e assim vamos tocando a vida de uma forma que a gente possa prestar esse serviço ao cidadão e a tendência é crescer mais ainda e futuramente, quem sabe, que venham outros órgãos também para ser parceiros”, concluiu.

Veja os serviços ofertados pela Central da Cidadania:

AMC

• Defesa de autuação;
• Emissão de credencial para idoso e deficiente para uso de vaga especial;
• Indicação do condutor;
• Apresentação de recurso de multa – 2ª instância;
• Recurso de Multa – Jari

Etufor

• Emissão de carteira de estudante;
• Bilhetinho (crianças de 2 a 7 anos)

Procon

• Oferece atendimento para a população, no intuito de minimizar os transtornos decorrentes das relações de consumo;
• Recebe denúncias contra fornecedores e empresas que desrespeitam o direito do consumidor;
• Realiza audiências de conciliação

Sefin

• Emissão de Certidão Negativa de Débito;
• Emissão de Nota Fiscal Avulsa;
• Consulta no cadastro do IPTU;
• Emissão de DAM de IPTU, ISS e ITBI

Sindiônibus

• Emissão de Bilhete Único;
• Cartão do Idoso

SPS

• Emissão de RG;
• Emissão de CPF;
• Antecedentes Criminais;
• CTPS Virtual

MEI

Atua no suporte aos trabalhadores autônomos, que desejam formalizar seus negócios. Também orienta os cidadãos sobre o parcelamento de dívidas, a Declaração Anual do MEI, boletos de pagamento, alteração de dados, entre outras dúvidas relacionadas ao programa.

Veja como fazer o agendamento no site da Câmara: Acesse o site da Câmara Municipal de Fortaleza (https://www.cmfor.ce.gov.br/).

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Foto: André Lima