Horário de votação será unificado em todo o país nas Eleições 2022

30/09/2022 - Ana Clara Cabral

Votações acontecem de 8h às 17h, de acordo com o horário de Brasília.

Marcelo Camargo Agência Brasil

Os horários de votação nas Eleições 2022 foram unificados em todo o Brasil. Nos dias 2 e 30 de outubro, primeiro e segundo turno, respectivamente, as seções eleitorais estarão abertas de 8h às 17h do horário de Brasília (DF). Quem já estiver na fila da seção depois do horário limite, poderá votar normalmente.

Preferência para idosos

Além disso, não haverá horário preferencial de votação para eleitores maiores de 60 anos. Essa foi uma das medidas adotadas para diminuir os riscos decorrentes da Covid-19 apenas para as eleições municipais, que ocorreram durante a pandemia. É importante lembrar que continua sendo direito dos idosos a preferência em qualquer fila, em qualquer horário.

Fuso horário

Nos demais estados, com fuso horário diferente de Brasília, capital do país, terão de se adequar aos horários. Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima abrirão uma hora antes, ou seja, às 7h do horário local, assim como boa parte das seções do Amazonas. No Acre, a votação começa às 6h. Já em Fernando de Noronha (PE), o início se dará às 9h.

Divulgação dos resultados

A previsão é de que, com a unificação do horário de votação, a divulgação dos resultados para todos os cargos seja iniciada a partir das 17h da hora oficial de Brasília.

Em eleições anteriores, a Justiça Eleitoral divulgava essas informações após o término do recebimento dos votos no Acre, último estado a concluir o processo de votação que ocorria conforme o horário local. A norma era prevista em resolução, para evitar que a divulgação dos dados influenciassem pessoas que votavam em localidades com seções eleitorais ainda em funcionamento.

Fonte: Marcelo Camargo/Agência Brasil