Confira a ordem de votação na urna eletrônica neste domingo (2)

30/09/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

É necessário conhecer a ordem dos candidatos nas urnas para votar de forma segura e tranquila.

Eleições - Foto: Arquivo/Agência Brasil

O primeiro turno das eleições 2022 acontece neste domingo, 2 de outubro, e mais de 158 milhões de brasileiros vão as urnas para escolher seus representantes para os próximos quatro anos. E, saber a ordem em que os votos serão registrados na urna eletrônica é importante para evitar confusões ou mesmo a anulação do voto.

De acordo com a Resolução Nº 23.669, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2021, que dispõe sobre os atos gerais das eleições de 2022, a votação deve obedecer à seguinte ordem:

• deputado federal;
  • deputado estadual (ou distrital, no caso do DF);
  • senador;
  • governador;
  • presidente da República.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ressalta que caso o eleitor queira votar apenas em um cargo e optar por anular ou votar em branco nos demais, o voto não será invalido.

Faça uma colinha antes de votar

O TSE orienta que os eleitor, antes de sair de casa, anote em um papel a ordem dos cargos que deverá ser preenchido na urna eletrônica e os números das candidatas e dos candidatos em quem pretende votar. Essa colinha vai ajudar muito na hora que você estiver em frente à urna; afinal, são muitos números para lembrar.

É possível também imprimir a colinha no Portal do TSE e preencher com os números dos candidatos escolhidos. Acesse o link para a impressão.

O tribunal ainda preparou um simulador de votação para quem deseja estar bem treinado no momento de registrar os votos na urna. A ferramenta está disponível no site do TSE e pode ser utilizada quantas vezes o eleitor quiser.

Informações: TSE e Agência Brasil

Foto: Arquivo/Agência Brasil