Câmara realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia do Profissional da Educação Física

30/09/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

Através da Lei 9.696/98, de 1° de setembro de 1998, sancionada pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso, a Profissão de Educação Física foi regulamentada.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta sexta-feira (30/09), Sessão Solene em homenagem ao Dia do Profissional da Educação Física. A solenidade foi proposta pelo Vereador Danilo Lopes (Podemos), através do requerimento 0002/2022, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Danilo Lopes, em nome do presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT).

Em sua saudação aos presentes o vereador Danilo Lopes contou sua história na Educação Física. “Em 1985, eu quis fazer Educação Física e minha mãe não me permitiu. Então me formei em Odontologia, me especializei e fiz mestrado. De forma simultânea, fazendo especialização, mestrado, fazia também o curso de Educação Física. Em três anos realizei meu sonho de ser profissional de educação física me sinto extremamente orgulhoso, é uma das profissões das mais importantes da área de saúde. Por muito tempo fomos considerados o patinho feio da saúde, mas, na verdade, somos é a fina-flor da saúde. O que falta é assumir essa responsabilidade que temos com a saúde das pessoas”, disse.

“Na época da pandemia quiseram acabar com a educação física fechando as academias, sem nenhuma comprovação científica. Uma irresponsabilidade da Secretaria de Saúde, fomos vítimas do preconceito, mas tivemos voz aqui nessa tribuna. Defendemos nossa profissão incluímos na Educação infantil, realizamos ações para recuperar as pessoas com sequelas da covid-19. Temos visto o aumento de casos de problemas de saúde mental e o tratamento precisa de medicamento atendimento psicológico e exercício físico orientado,” disse.

Homenagens

Em seguida foram feitas as homenagens da noite para os seguintes profissionais com a entrega de certificados: Mario Gino Pinheiro Filho; Taiana Lohmann; Bárbara Raquel Agostini Palomares; Diana Ribeiro Gonçalves de Medeiros Gomes; Paula Virgínia de Araújo Carvalho; Fernanda Goersch Fontenele; Antônio Elivan Maciel de Sousa Júnior; Adriano César Carneiro Loureiro; Felipe Nogueira Catunda; Marcos Antônio Colares Brasil; Jerry Welton Barbosa Gadelha; Heraldo Simões Ferreira; Wilson Nóbrega Saboia; Alexandrino Monteiro Filho; Éder Evangelista Costa; Francisco Valcir Machado Filho; Neídes Nobre do Nascimento; Rômulo Veras da Silva e Francisco Getúlio Alves Moreira.

Em nome dos homenageados se pronunciou Adriano César Carneiro Loureiro. Me lembrei também da minha história. Eu entrei no curso de educação física da Unifor em 1991. Tinha o sonho de ser atleta. Na época qualquer pessoa podia ser profissional de educação física pois a profissão não estava regulamentada, sai do curso e fiz engenharia, mas não me sentia satisfeito. Então em 1995 voltei para a Educação Física, já existia um movimento forte para a regulamentação, vários presentes aqui estavam naquela luta. Estou entre os 200 primeiros registrados. Como o Danilo falou precisamos nos engajar e continuar na luta para fortalecer nossa profissão. Gostaria de agradecer você pela homenagem e me sinto muito feliz em ter uma pessoa como você nos representando no Parlamento”, concluiu.

Falaram, ainda: Jorge Henrique Monteiro, vice-presidente do Conselho Federal de Educação Física; Andréa Benevides, presidente do Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região-CE. Mesa solene foi composta pelos seguintes membros: Procurador do Estado do Ceará, Damião Tenório; Vice-Presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Henrique Monteiro; Presidente do Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região-CE, Andréa Benevides; Membro do Conselho Federal de Educação Física, Ricardo Catunda; a Coordenadora do Curso de Educação Física da UNIFOR, Diane Nocrato e o presidente da Associação Cearense de Personal Trainer (ACEPT), René Mazza.

Foto: André Lima