Câmara Municipal instala plataforma inclinada e facilita acesso de cadeirantes às suas dependências

23/09/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

Além da plataforma inclinada, várias outras intervenções vem foram realizadas na Casa.

Acessibilidade_Foto: Érika Fonseca

A Câmara Municipal de Fortaleza concluiu a instalação da plataforma inclinada para cadeirantes, que fica localizada logo após o hall de entrada da sede, dando acesso aos gabinetes e departamentos que ficam no lado oeste do prédio. A entrega do equipamento aconteceu na último dia 13, por um técnico da Empresa Afcurra. O momento reuniu servidores da Manutenção, Unidade de Saúde, Brigada e Guardas Municipais que receberam orientações sobre o funcionamento da plataforma

Conforme a Equipe de Infraestrutura do Departamento Administrativo da CMFor, a plataforma é de fácil manuseio, mas em caso de dificuldades para os usuários entenderem o funcionamento da mesma, os servidores poderão auxiliar quando esta for utilizada. A equipe pontua que a instalação da plataforma inclinada foi a forma encontrada para vencer o desnível que existe no prédio da Câmara.

Acessibilidade_Foto: Érika Fonseca

Além da plataforma inclinada, várias outras intervenções foram realizadas na Casa, como: construção de rampas de acesso; adaptação de escadas; mudanças dos pisos; eliminação de desníveis; ampliação das áreas de circulação e colocação de placas em braile em todos os gabinetes, departamentos, escadas, elevadores, rampas de acesso e principais pontos da casa.

O objetivo das melhorias é possibilitar que os usuários tenham mais conforto e não encontrem nenhum obstáculo para acessar as dependências da Casa. Outras melhorias foram a implantação de pisos podotáteis nas calçadas externas e internas; reconstrução das rampas que não seguiam as normas exigidas; colocação de pisos direcionais e de alerta; faixas de pedestres, buscando eliminar o máximo de obstáculos que o cidadão encontrava.

Na entrada da sede do Legislativo Municipal foi instalado um mapa tátil do prédio para pessoas com deficiência visual, com indicação das direções e nomes dos departamentos e gabinetes, com inscrições em braille. Dois outros mapas táteis podem se encontrados na Presidência e na entrada do Auditório. Segundo a equipe de infraestrutura, foram trocados todos os corrimãos para corrimãos duplos com bitola ajustada para o diâmetro correto, altura corrigida para 70cm x 92cm, indicado pela norma ABNT NBR 9050.

No plenário foi resolvido o problema de desnível que dividia a parte de trás das bancadas dos vereadores que ficava num degrau abaixo. O piso foi elevado e com isso o plenário ficou com um nível só. Houve, ainda, aumento da área de circulação do setor que fica atrás da tribuna. Outras mudanças permitiram acessibilidade para a Copa, com a colocação de uma rampa no padrão exigido por norma e com a colocação de guarda-corpo de acesso para a sala dos assessores a partir do plenário.

A reforma contempla ainda: correção dos degraus que dão acesso ao estacionamento pela praça, com colocação de guarda-corpo e corrimão; ampliação da quantidade de banheiros acessíveis, obedecendo as normas legais (um na Central da Cidadania e reforma de dois outros próximos ao elevador, que receberam piso ante derrapante), bancada rebaixada, torneiras apropriadas, vasos sanitários apropriados, e instalação de alarmes, caso algum usuário fique preso no local.

Para Carolina Feitosa, Ouvidora Geral da Câmara Municipal de Fortaleza, a acessibilidade tem objetivo de permitir uma sociedade mais igual. “Ao meu ver, essas obras realizadas na Câmara Municipal de Fortaleza garantem àqueles que possuem algum tipo de necessidade especial ou mobilidade reduzida, sua independência e o acesso para que exerçam seus direitos de cidadãos”, concluiu.

Foto: Érika Fonseca