Câmara realiza Sessão Solene em comemoração ao Dia do Contador

22/09/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

o Dia do Contador é comemorado anualmente no dia 22 de setembro, data em homenagem à criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, em Minas Gerais.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta quinta-feira (22), em comemoração ao Dia do Contador. A solenidade foi proposta pelo vereador Júlio Brizzi (PDT), através do requerimento 0046/2022, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Júlio Brizzi, em nome do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique.

O vereador Júlio Brizzi fez sua saudação aos presentes e aos homenageados. “Hoje, é um dia especial para mim. A contabilidade é uma profissão fundamental para uma sociedade organizada e para o desenvolvimento econômico de qualquer lugar. Fui estagiário e aprendi muito. Sem contabilidade, não temos um serviço publico funcionando, não temos auditoria, não temos pericia, nem legalidade dos processos e muito menos a garantia da efetividade e controle. É um serviço essencial!”, disse.

Ele afirmou que na atualidade, o contador conta com a tecnologia, mas oestá espremido entre a burocracia do serviço público e a legislação. “Nosso sistema tributário precisa ser modificado no Congresso Nacional, por isso sempre defendi a redução da burocracia para facilitar a vida dos profissionais. Aqui na Câmara tenho trabalhando para melhorar a tramitação dos processos. Hoje realizamos essa singela homenagem em nome do povo de Fortaleza, aprovada por unanimidade pela Casa. Parabéns a todos!,” ressaltou.

Homenagens

Em seguida, foram feitas as homenagens da noite para os seguintes contadores, que receberam certificados de honra ao mérito: Tânia Maria Paz Limeira; Marta Célia Chaves Cavalcante; Moisés Kellyano Farias Alves; Marcos Antônio Monte de Lima Filho; Welynadia Rodrigues Pereira; Kildere Erasmo Pereira Damasceno; Francisco Pinheiro Moreira Júnior, Carlos Augusto Carvalho Mapurunga, representado pelo seu filho Gabriel Mapurunga; Raimundo Deodato Noronha Filho; Paula Luciana de Oliveira Vianna Meneses; Cláudio Daniel Silva Sales;, José Elenor Silveira Pereira; Alexandra Alencar Siebra; Francisco José de Lemos; Antônio Eliezer Pinheiro; Jefferson Ramos Lopes; Gilson Silva de Castro; Pedro Coelho; Elaine Albuquerque Carmo Caetano.

Após as homenagens falou o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Fellipe Matos Guerra, que agradeceu o vereador Júlio Brizzi pela homenagem. “Ele demonstrou aqui um conhecimento profundo de contabilidade. Hoje é um dia extremamente especial para todos que fazem contabilidade. Tivemos muitas celebrações e temos muito a comemorar ainda. Nossa profissão tem evoluído, crescido e alcançado um patamar de representação. Isso deve-se ao trabalho que os contadores têm desenvolvido, muitas vezes não reconhecidos. Mas não existe sociedade forte economicamente sem o trabalho do contador. Parabéns contadores e contadoras!,” frisou.

Falou em seguida Ananias Rebouças Brito, presidente da Associação dos Contabilistas do Estado do Ceará: “fico feliz de ver todas entidades juntas nessa comemoração. Parabéns a todos! Tenho muito orgulho de nossa profissão e quero estender o agradecimento a todos vocês pelo trabalho que empreendem. Nossa profissão enfrenta muitas dificuldades no dia a dia, mas, mesmo assim, continuamos na luta”, pontuou.

Sorriso no rosto

O presidente do Sindicato das Empresas de Contabilidade, Carlos Átila, disse ser uma grande alegria presenciar a celebração. “Vejo o sorriso no rosto de cada um por fazer parte de uma profissão que auxilia a nação a crescer. Quando há problemas que as pessoas não sabem como resolver na nossa área, chegamos para resolver. A contabilidade ajuda até mesmo na função constitucional do Estado em obter recursos e fazer suas prestações de contas”, destacou.

Por fim, se pronunciou Tiago Bezerra, presidente da Instituto dos Auditores Independentes do Brasil: “hoje é um momento único. A contabilidade está presente quando há economia diversificada, aguerrida. O contador é fundamental nesse processo. Temos um caminho longo e cada vez mais somos valorizados, portanto parabéns a todos por esse dia!” finalizou.

A Mesa Solene contou com as presenças das seguintes autoridades: presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Fellipe Matos Guerra; presidente da Associação dos Contabilistas do Estado do Ceará, Ananias de Sousa Brito; presidente da Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, Tiago Bezerra; presidente do Sindicato das Empresas de Contabilidade, Carlos Atila, ex-Presidente do Sindicato das Empresas de Contabilidade, Gilson Silva de Castro.

Acesse as fotos da solenidade aqui

Fotos: Érika Fonseca