Câmara realiza Sessão Solene em comemoração aos 63 anos da Guarda Municipal de Fortaleza

16/08/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Guarda Municipal de Fortaleza foi criada no dia 10 de julho de 1959 pela Lei Municipal Nº 1.396.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta terça-feira (16/08), em comemoração ao aniversário da Guarda Municipal de Fortaleza. A solenidade foi proposta pelo requerimento 1029/2021 de autoria do vereador Professor Enilson (Cidadania), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. O dia 10 de julho é considerado o dia do Aniversário da Instituição que foi criada nesta data pela Lei Municipal Nº 1.396/1959, na gestão do prefeito General Manuel Cordeiro Neto, portanto comemora neste seu 63º aniversário. A sessão foi presidida pelo vereador Professor Enilson, em nome do presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT).

Em sua saudação aos presentes, o vereador Professor Enilson disse que essa solenidade tem um sabor todo especial para ele. “Homenagear a Guarda é tudo que gostaria de fazer por minha corporação, que é a Polícia Militar. Militei por 22 anos naquela corporação. Iniciei como soldado e fui para a reserva quando cheguei a patente de sargento. Sei o que vocês passam, sei o que é não ter reconhecimento de parte da sociedade. Mas se tem um problema, chamam a Guarda. Se ocorre uma manifestação, chamam a Guarda. Até mesmo, briga de vizinho, segurança patrimonial e outras ocorrências, chamam a Guarda. Muitas vezes a Guarda atua onde os outros órgãos não conseguem mais resolver”, frisou.

“Dai muitas vezes acontece a falta de reconhecimento. A Guarda se coloca na divisa da ordem e do caos e com muita competência vem mantendo a ordem. Sei o que é acordar cedo e não ter hora para concluir a jornada diária. Eu experimentei isso por 22 anos. Quero reconhecer o trabalho que vocês fazem, como eu gostaria de ser reconhecido também quando militei na Polícia. Sei que a Guarda Municipal em seus 63 anos caminha a passos largos. Vocês conseguiram conquistas que a Polícia Militar levou mais de 100 anos para conseguir. Todas as vezes que converso com o prefeito Sarto, aliás, não tem uma vez que não peça pela Guarda Municipal e sei que ele tem sensibilidade para melhorar a situação de vocês,” disse.

Conquistas

Em seguida, falou o Diretor-Geral da Guarda Municipal de Fortaleza, Inspetor Távora. “Nesse universo de 63 anos sou participe desses avanços, conquistados a duras penas. Reconhecimento não é fácil e estamos alcançando, por homens e mulheres que lutam pela segurança dos cidadãos. Muito se deve também aos gestores que passaram por essa corporação. Quero agradecer ao prefeito Sarto que vem possibilitando melhorias para nossa categoria. Isso é resultado do trabalho que estamos desempenhando nas ruas. Parabéns a todos!,” enfatizou.

Também se pronunciou o secretário municipal de Segurança Cidadã, Coronel Holanda, que agradeceu ao vereador Professor Enilson por sua disposição em prol da categoria. “Recebemos visitas de representantes de guardas de grandes capitais, como João Pessoa, São Paulo, Natal Salvador, que vieram beber do conhecimento da Guarda Municipal de Fortaleza. Tenho certeza que falo em nome dos fortalezenses que reconhecem a importância da instituição e trago o abraço do prefeito Sarto. Sabemos dos anseios da categoria e lutamos para que ela seja mais reconhecida por tudo que faz e há de fazer pela cidade de Fortaleza”, ressaltou.

Homenagens

Logo depois foram feitas as homenagens da noite com a entrega de certificados pelo aniversário da Guarda Municipal de Fortaleza, para as seguintes personalidades: secretário municipal de Segurança Cidadã, Coronel Holanda; Diretor-Geral da Guarda Municipal de Fortaleza, Inspetor Távora; Antônio Jucelino Silva Felipe; Washington Teles de Aguiar; Luís Valdecy da Silva; Marco Antônio Machado Filho; Heloilson André Almeida Lopes; Márcia Maria Vieira Evangelista; Ítalo Soares Borges; Mara Christyne Siqueira Apolônio e Hermínio Morais Neto, representado pela comandante da Guarnição da GMFor da Câmara, inspetora Ruth Barros.

Mesa Solene foi composta pelo propositor da sessão, vereador Professor Enilson; pelo secretário municipal de Segurança Cidadã, Coronel Holanda; pela Secretária de Educação do Município de Fortaleza, Dalila Saldanha; pelo Diretor-Geral da Guarda Municipal de Fortaleza, Inspetor Távora; pelo coordenador executivo da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, Major Alan Lúcio, pela comandante da Guarnição da Guarda Municipal na CMFor, inspetora Ruth Barros; pelo comandante da Inspetoria dos Terminais (Iterm), Inspetor Marcos Macêdo; e pelo comandante da Inspetoria Ambiental, Inspetor Silva Júnior.