Prazo para Averiguação Cadastral do CadÚnico encerra nesta sexta-feira (12)

12/08/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

Neste ano, apenas as famílias com cadastros revisados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar as informações, além das famílias com inconsistência de renda.

Foto: Kaio Machado)

Termina nesta sexta-feira (12), o prazo para Averiguação Cadastral dos beneficiários do Auxílio Brasil. Segundo o Ministério da Cidadania, a Averiguação Cadastral verifica os dados do Cadastro Único (CadÚnico) com base de informações contidas em outros registros administrativos federais. As famílias inscritas no CadÚnico devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração.

Onde realizar a Averiguação Cadastral

Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um dos 27 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Fortaleza. A atualização também pode ser feita pelo site do Cadastro Único, nos dois Centros Pops, nos Núcleos do Cadastro Único das Regionais e dos Vapt Vupts Messejana, Antônio Bezerra, CITS José Walter e na Casa do Cidadão Iguatemi.

Importância da atualização cadastral

A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios.

O Ministério da Cidadania ressalta que devido aos impactos da pandemia de covid-19, escalonou o processo de revisão cadastral. Neste ano, apenas as famílias com cadastros que foram atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar os dados no Cadastro Único. As famílias que atualizaram dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.

A falta de atualização dos dados do Cadastro Único pode levar à suspensão do benefício e posterior cancelamento. Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023.

Aplicativo Cadastro Único

O novo aplicativo do Cadastro Único é uma das ferramentas para que as famílias cadastradas possam conferir se os dados estão atualizados. No aplicativo, as famílias também ficam sabendo se estão em Averiguação ou Revisão Cadastral e o que devem fazer para regularizar seus registros.

Além disso, as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil recebem mensagens no extrato de pagamento do benefício e pelo aplicativo do programa. Já os beneficiários da TSEE podem receber comunicados por mensagem na conta de energia elétrica.

O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play Store ou acessado na sua versão web através do endereço cadunico.cidadania.gov.br. Faça o download do Aplicativo do Cadastro Único e verifique como está o seu cadastro.

Informações: Ministério da Cidadania e Prefeitura de Fortaleza

Foto: Kaio Machado