Colesterol alto é fator de risco para doenças cardiovasculares

08/08/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

Alimentação saudável e prática de atividades físicas podem diminuir esses riscos.

Colesterol - Agência Brasil

As doenças cardiovasculares são as principais responsáveis pelos óbitos registrados anualmente no Brasil, e na tentativa de conscientizar toda sociedade sobre um dos fatores de riscos dessas doenças, é celebrado neste dia 8 de agosto, o Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol.

O colesterol é um conjunto de gorduras necessárias para o organismo exercer determinadas funções, como a produção de alguns hormônios. Há dois tipos de colesterol: o HDL, considerado “colesterol bom” e o LDL, denominado “colesterol ruim”. Cada grupo pode contribuir para a redução ou aumento dos índices. Quando em desequilíbrio no organismo, o colesterol torna-se fator de risco para doenças cardiovasculares, aumentando a incidência de Acidente Vascular Cerebral, de morte súbita e de doença coronariana.

Quais as principais causas do colesterol ruim e como diagnosticá-lo?

Como causas de dislipidemia (colesterol elevado de forma anormal ou gorduras no sangue), temos:

• Causas genéticas;
  • Doenças que, quando não controladas, levam aumento do colesterol, como, por exemplo, algumas doenças renais, hipotireoidismo, obesidade, diabetes;
  • Alimentação inadequada, com alta ingesta de gorduras saturadas;
  • Sedentarismo;
  • Etilismo.

O cardiologista Glauber Gean, do Hospital da Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, alerta para os riscos do colesterol alto e reforça que a adoção de uma vida saudável é importante para prevenir o acúmulo de placas de gorduras nas artérias (aterosclerose).

“A aterosclerose é silenciosa, leva a obstrução dos vasos sanguíneos e é uma das maiores causas de mortes do mundo. muitas vezes o primeiro sintoma que a aprece já é fatal, como infarto agudo do miocárdio e o Acidente Vascular Cerebral – AVC”, explicou.

Finalizando, o cardiologista destaca que para reduzir os riscos vasculares e aumentar as taxas de colesterol bom é recomenda a adoção de hábitos mais saudáveis como: prática de atividades físicas, alimentação balanceada e controle do estresse.

Hábitos saudáveis para reduzir os níveis de colesterol

• Manter alimentação saudável evitando o consumo de gorduras, açúcar e sal em excesso;
  • Prática de atividades físicas pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana;
  • Evitar o estresse;
  • Beber água;
  • Não fumar;
  • Controlar o peso;
  • Dormir mais de seis horas por noite;

Referência na rede pública de saúde no tratamento de doenças do coração, o Hospital da Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes fica localizado na Av. Frei Cirilo, 3480 – Bairro Messejana. Contato: (85) 3101 – 4151.

Informações: Ministério da Saúde e Hospital de Messejana

Foto: Agência Brasil