Central Itinerante da CMFor leva serviços gratuitos à população

22/07/2022 - Rochelle Nogueira

A Central Itinerante conta com os serviços de sete órgãos: SPS, AMC, Etufor, Sindiônibus, MEI, Procon e Sefin.

Central da Cidadania - Foto: Evilázio Bezerra

A Câmara Municipal de Fortaleza tem ofertado diversos serviços essenciais à população de Fortaleza por meio da Central da Cidadania Vereador José Iraguassú Teixeira, fortalecendo a política de acesso à cidadania. Reconhecendo a importância dessa proposta, o Legislativo lançou a Central da Cidadania Itinerante, uma unidade móvel que leva aos bairros de Fortaleza, uma vez ao mês, durante os dias de sábados, das 8h às 12h, os mesmos serviços ofertados na sede da Câmara Municipal.

O primeiro encontro ocorreu no mês de abril, quando a população da Paupina recebeu os serviços da Central. Em junho, foi a vez dos moradores da Serrinha, e o Bonsucesso foi o último bairro visitado até o momento.

Na Central Itinerante a população conta com os mesmos serviços disponibilizados na Casa Povo. Confira:

SPS
– Emissão de RG (1ª e 2ª via);
– Emissão de CPF;
– Orientações para cadastro da Carteira de Trabalho Digital;

AMC
– Defesa de autuação;
-Emissão de credencial de estacionamento para idoso e para pessoas com deficiência ;
– Indicação de condutor;
– Consulta de multas;
-Apresentação de recurso de multas;

Etufor
– Emissão de carteira de estudante – 1ª e 2ª vias;
– Bilhetinho (crianças de 2 a 7 anos) – Somente a 1ª Via;

Sindiônibus
-Emissão de Bilhete Único (Metropolitano e Urbano) 1ª via;
-Emissão do Cartão do Idoso – 1ª e 2ª vias e Renovação;

MEI

– Formalização e Solicitação de Baixa;
– Parcelamentos;
– Alteração de dados;
– Declaração anual;

Procon
– Orientação jurídica para a população, relativa aos direitos e deveres do consumidor;
– Possibilidade de abertura de reclamações e a formalização de denúncias contra fornecedores e empresas que desrespeitam o direito do consumidor;

Sefin

– Emissão de certidão negativa de débitos;
– Consulta de cadastro do IPTU;
– Emissão de boleto e de DAM do IPTU, do ISS e do ITBI.

De acordo com coordenador da Central da Cidadania, Rodrigo Cavalcante, a Central Itinerante é uma iniciativa que vem dando certo e que tem como objetivo aproximar esses serviços dos cidadãos fortalezenses.

“O grande coração do negocio é levar o serviço para próximo da população. Muitas vezes as pessoas desconhecem que a Câmara Municipal de Fortaleza oferta esses serviços ou então não tem mesmo como se deslocar até lá. O evento normalmente é composto por ações numa região da cidade e a gente leva exatamente o mesmo aparato que tem na Central onde disponibilizamos senhas e a própria população participa e ajuda na organização”, comentou o coordenador.

Seguindo o cronograma da Central Itinerante, o próximo encontro acontecerá no dia 06 de agosto das 8h às 12h, na Rua das Pedrinhas, 832, no bairro Genibaú.

Foto: Evilázio Bezerra