Preços em supermercados variam até 308% em Fortaleza; veja dicas para economizar

01/07/2022 - Ana Clara Cabral

Fazer uma lista com os produtos que realmente precisa comprar e estar atento aos dias de ofertas nos estabelecimentos pode ajudar na hora das compras, segundo o Procon.

A variação de preços entre os supermercados de Fortaleza chega a 308,17%, conforme pesquisa divulgada pelo Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza). Os preços foram coletados presencialmente no período de 13 a 23 de junho, em 24 supermercados das 12 Regionais de Fortaleza.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, mensalmente, o Procon pesquisa 70 produtos considerados essenciais, divididos por itens de alimentação, carnes e aves, padaria, refrigerantes, frutas e verduras, higiene pessoal, limpeza doméstica e ainda cuidados e higiene infantil. Os dados apurados possibilitam ao consumidor escolher estabelecimentos que ofereçam preços mais baratos.

A pesquisa mais recente aponta que o quilo do mamão pode ser encontrado de R$ 1,59 a R$ 6,49. Cenoura, tomate, pimentão e cebola também puxam as maiores variações de preços, conferindo diferença de preços acima de 180%. Confira a tabela de itens pesquisados.

De acordo com o Procon, a Regional 12 (Praia de Iracema, Centro e Moura Brasil) apresentou os maiores preços em junho, custando a média dos 70 itens, R$ 821,30. Já na Regional 1 (Álvaro Weyne, Floresta e Jardim Guanabara) foram encontrados preços mais baixos, na média de R$ 622,96.

Veja os preços médios por Regional

RegionalValor total dos produtos pesquisados
Regional 1 R$ 622,96
Regional 4 R$ 659,09
Regional 3 R$ 667,43
Regional 2 R$ 740,51
Regional 7 R$ 742,48
Regional 10 R$ 778,34
Regional 9 R$ 785,30
Regional 11 R$ 790,21
Regional 5 R$ 791,18
Regional 6 R$ 791,57
Regional 8 R$ 806,24
Regional 12 R$ 821,30

Todos os preços estão disponíveis no aplicativo Proconomizar, nas plataformas Android e iOS.

Confira as dicas e direitos para economizar nos supermercados

• Verifique as datas de promoções e dias de ofertas;
  • Analise os encartes distribuídos como sendo de produtos promocionais e exija os mesmos preços nos caixas. Se houver divergência, o consumidor tem o direito de pagar sempre o menor valor;
  • Avalie e faça as contas com as despesas mensais, como mensalidades escolares, impostos parcelados e outros;
  • Faça uma lista dos produtos que realmente precisa comprar;
  • Evite realizar as compras com fome ou acompanhado de crianças. Isto pode influenciar sua decisão de compra;
  • Pesquise preços e verifique a melhor forma de pagamento e descontos nos pagamento à vista, em dinheiro e no cartão de crédito;
  • Confira a data de validade dos produtos;
  • Nem sempre o produto com tarja vermelha é o mais barato. Procure a categoria do item exposto como promocional e escolha um produto que seja mais em conta. Certamente, você sairá economizando;
  • Na entrada de lojas e supermercados, por exemplo, normalmente são colocados produtos que induzem o consumidor à compra. Portanto, evite-os;
  • Alimentos congelados devem ser colocados por último no carrinho para que sua qualidade não seja comprometida.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Procon

Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza