Hospital Gonzaguinha do José Walter é entregue à população

01/07/2022 - Rochelle Nogueira

O novo Gonzaguinha do José Walter conta com a ampliação de leitos de 54 para 154. O investimento na construção foi de R$ 25 milhões.

Foi entregue nesta sexta-feira, 1°, o novo Hospital Gonzaguinha do José Walter, localizado ao lado da estrutura antiga. A unidade ampliou em 185% a sua capacidade de atendimento, passando de 54 para 154 leitos, com um investimento na ordem de R$ 25 milhões.

“Eu conheço bem o Gonzaguinha do José Walter, inclusive trabalhei aqui como médico. Hoje, nós quase triplicamos a capacidade do Gonzaguinha. Não só triplicamos os leitos, mas há agora uma modernização na engenharia hospitalar, adequando-se às novas regulamentações”, informou o prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT), durante a entrega do equipamento público.

Presente ao evento, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT), elogiou o novo hospital e apontou como um marco importante na gestão da saúde de Fortaleza. “Cuidar da saúde das pessoas é uma das obrigações de nós que estamos no poder público e, hoje, vejo o belo equipamento que o prefeito José Sarto entregou. Estou acompanhando essa obra desde a assinatura da ordem de serviço e, com certeza, sei que ela irá atender bem a toda a população do José Walter e da cidade de Fortaleza”, comentou o vereador.

As obras de construção do novo Gonzaguinha José Walter ocorreram em 22 meses, dobrando também a sua área, que passou de 3 mil/m² para 6 mil/m². O acréscimo na infraestrutura hospitalar possibilitou a ampliação de leitos, garantindo o ganho no número de atendimentos, informou a pasta.

Vale ressaltar que a estrutura antiga do Gonzaguinha do José Walter contava com 44 leitos de internação clínica e 10 de observação, totalizando 54 leitos. A nova estrutura quase triplicou esta quantidade, são 154 leitos, distribuídos em:

– 60 leitos de clínicas médica (10 psicossocial, 8 Unidades de Transição de Cuidados e 42 de internação clínica);
– 56 de alojamento conjunto;
– 4 leitos para internação obstétrica (intercorrência da gestação);
– 10 leitos de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo);
– 24 leitos de observação ( 10 observação obstétrica, 10 observação clínica, 2 leitos de reanimação e 2 leitos de observação).

Além dos leitos, o hospital também possui:

– 2 salas cirúrgicas
– 1 sala de pequenos procedimentos
– 8 salas de PPP (pré-parto, parto e pós-parto)

Pré-parto, parto e pós-parto (PPP)

O novo Gonzaguinha do José Walter conta a quantidade de salas PPPs, são oito no total. Com isso, a capacidade do hospital para realização de partos ampliou em 312%, saindo de 177 partos, por mês, para 730.

De acordo com a pasta, todas as salas PPPs são equipadas com cama hospitalar elétrica retrátil, permitindo que a parturiente decida sobre a melhor posição do parto, ampliando a humanização durante o procedimento. Além disso, as salas possuem berço, equipamentos que auxiliam no trabalho de parto e painel eletrônico onde a paciente pode acionar a equipe de saúde, instalado próximo à cama e no banheiro.

Informações: Prefeitura de Fortaleza
Foto: Prefeitura de Fortaleza – Alex Costa