Fortaleza intensifica vacinação contra Covid-19

01/07/2022 - Rochelle Nogueira

A alta adesão dos cearenses a vacina contra a covid-19 tem proporcionado apenas sintomas leves a 4ª onda da covid-19

Vacina - Foto: Érika Fonseca

Apesar do aumento do número de casos de Covid-19, caracterizando a 4ª onda da pandemia no Estado do Ceará, a quantidade de internações e óbitos permanecem em estabilidade. A secretária Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Tânia Mara Coelho, evidenciou que os sintomas dos pacientes positivados no mês de junho são mais leves em relação aos das ondas anteriores.

Motivado pela grande adesão de cearenses a vacina contra a Covid-19, os sintomas dos infectados estão leves nesta quarta onda. “Passamos de 60% da população vacinada com a primeira dose de reforço, mas precisamos sensibilizar as pessoas, sobretudo as mais jovens, a tomar o segundo reforço. Só assim poderemos manter a doença nesse nível de não agravamento de sintomas nem de aumento de óbitos”, disse Tânia.

Vacinação em Fortaleza

Fortaleza tem intensificado a vacinação dos munícipes com um cronograma para cada faixa etária e também para aqueles que se imunizaram com a vacina da Janssen.

• 1° dose: pessoas acima de 05 anos
  • 2° dose: conferir no cartão de vacinação o prazo definido para seu reforço
  • 3° dose: pessoas acima de 12 anos que receberam a segunda dose há quatro meses
  • 4° dose: pessoas acima de 40 anos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos (acima de 18 anos) que receberam a terceira dose há quatro meses.

Documentos necessários para vacinação

– Adultos e adolescentes: documentos originais de identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência atualizado. No caso de segunda dose, levar também o cartão de vacinação. Os adolescentes que não possuem RG poderão levar a certidão de nascimento junto a um documento com foto, que pode ser o bilhete único ou a carteira estudantil.

– Imunossuprimidos: devem levar a documentação que comprove a imunossupressão.

– Crianças: apresentar o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e documento oficial de identificação da criança que pode ser a certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte. Também será necessário apresentar comprovante de residência atualizado e um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação.

Atendimento sábado e domingo (02 e 03/07)

PRIMEIRA DOSE

1 – Atendimento das crianças de 5 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) que estão cadastradas há mais de 48h no Saúde Digital, residentes de Fortaleza:

Sábado e domingo
Shoppings Iguatemi, RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy

2 – Atendimento das crianças de 6 a 11 anos que estão cadastradas há mais de 48h no Saúde Digital, residentes de Fortaleza:

Shoppings Iguatemi, RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy

3 – Atendimento dos que possuem entre 12 e 17 anos cadastrados há mais de 48h no Saúde Digital, residentes de Fortaleza:

Shoppings Iguatemi, RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy

4 – Atendimento dos que possuem entre 18 ou mais, gestantes e puérperas cadastrados há mais de 48h no Saúde Digital, residentes de Fortaleza:

SEGUNDA DOSE

1 – Atendimento aos que chegaram à data limite da segunda dose da marca AstraZeneca, Janssen e CoronaVac:

Shoppings Iguatemi, RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy

2 – Atendimento de crianças, adolescentes e adultos que chegaram à data limite da segunda dose da marca Pfizer:

Sábado e domingo

TERCEIRA DOSE

1 – Atendimento para fortalezenses a partir de 12 anos que completaram quatro meses da sua segunda dose:

QUARTA DOSE

1- Atendimento para imunossuprimidos acima de 18 anos, população geral com 40 anos ou mais e trabalhadores da saúde que completaram quatro meses da sua terceira dose:

Tipos de imunizantes

A população cearense segue vacinada com os imunizantes da Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen. As pessoas que receberam a segunda dose do imunizante Janssem e que tomou a segunda dose há mais de quatro meses já pode receber a terceira dose.

Vacinas aplicadas em Fortaleza:

1ª dose: 2.424.367
2ª dose: 2.224.473