Carteiras de estudante 2022 passam a valer a partir desta sexta-feira (1º) em Fortaleza

01/07/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

A partir desta sexta-feira (01/07) as carteiras de estudante de 2022 passam a valer no transporte coletivo de Fortaleza. O documento dá direito que o aluno tenha desconto em programas como teatro, eventos educativos, shows, passagens e desconto em passagens de ônibus. Normalmente o desconto concedido é de 50 %, ou seja, quando o estudante […]

A partir desta sexta-feira (01/07) as carteiras de estudante de 2022 passam a valer no transporte coletivo de Fortaleza. O documento dá direito que o aluno tenha desconto em programas como teatro, eventos educativos, shows, passagens e desconto em passagens de ônibus. Normalmente o desconto concedido é de 50 %, ou seja, quando o estudante for a um destes programas, ele apresenta a sua carteirinha de estudante e paga meia-entrada.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que a partir de 1º de julho os novos documentos serão liberados automaticamente no validador dos ônibus. Já foram aprovadas para confecção pela Etufor, 212.122 mil carteiras. Destas 197.160 já estão com as entidades estudantis para serem entregues aos alunos.

Os documentos são entregues já estão desbloqueados e os créditos remanescentes da carteira antiga são transferidos automaticamente para o novo. A Etufor, no entanto, orienta aos alunos que façam uma recarga mínima para a primeira utilização até que o saldo existente possa ser creditado, após a verificação do valor. Já os alunos que não possuem o documento de 2021 podem pedir a liberação da carteira deste ano presencialmente na sede da Etufor (Av. dos Expedicionários, 5677 – Montese).

Com relação àqueles que solicitaram a carteira e ainda não receberam, a orientação é que consultem o andamento do pedido pelo site da carteira de estudante. Os alunos devem solicitar para a instituição de ensino que estão matriculados que confirme sua matrícula no site da Etufor, para que as carteiras sejam desbloqueadas pelo órgão e entregues às entidades estudantis para distribuição dos documentos.

Para quem ainda não solicitou carteira de estudante e deseja fazê-lo, basta acessar a plataforma digital da Etufor, enviar os documentos (Declaração de Matrícula e Comprovante de Residência atualizados, RG e CPF), realizar ou atualizar a biometria facial (que pode ser feita por meio da plataforma digital) e aguardar a validação do processo por e-mail. O atendimento de forma presencial deve ser agendado on-line. Para utilizar a carteira com as funcionalidades do Bilhete Único, é necessário fazer a recarga de créditos.

Solicite aqui sua identidade estudantil

Foto: Prefeitura de Fortaleza