Vereadores destacam obras no Grande Bom Jardim

30/06/2022 - Anna Regadas

Na última sessão plenária do semestre, os vereadores prestaram contas dos seus mandatos.

Pequeno Expediente - Foto: Érika Fonseca

Didi Mangueira (PDT)

Didi Mangueira - Foto: André LIma

Na prestação de contas, Didi Mangueira destacou as ações da Prefeitura no Grande Bom Jardim. O parlamentar falou da implantação de piso intertravado em 32 ruas na Comunidade 7 de Setembro, no Bom Jardim, além de outras ações em 46 ruas no Marrocos, além da operação de recuperação da Estrada da Urucutuba, entre outras melhorias. “Em nome da comunidade da Grande Lisboa e do Grande Bom Jardim, agradeço a atenção da Prefeitura na região”.

Professor Enilson (Cidadania)

Prof. Enilson- Foto: André LIma

Celebrou duas grandes intervenções, que vão beneficiar a comunidade do Grande Bom Jardim: uma nova poligonal ao redor da Escola Paulo Freire e um Complexo Esportivo. De acordo com o parlamentar, o complexo que deverá ser entregue à população no próximo ano vai ter a maior areninha de Fortaleza, um campinho, quadra poliesportiva, área para futmesa, área para beach tênis, futevôlei e vôlei de praia, além de uma academia ao ar livre e calçadão para caminhada e corrida.

“São mais de 200 mil habitantes na Regional 5, em um complexo de bairros que a gente carinhosamente chama de Grande Bom Jardim e fico feliz que hoje nós temos quatro representantes diretos no Legislativo, sempre buscando o melhor para a região. Nós abraçamos as necessidades da população e muita coisa ainda tem que se fazer por lá”, apontou.

Emanuel Acrízio (Progressistas)

Emanuel Acrízio - Foto: Érika Fonseca

O parlamentar usou o tempo do pequeno expediente para fazer um apelo ao Governo do Ceará, solicitando celeridade na conclusão do Polo de Lazer do Conjunto Ceará, que está sendo requalificado e integrado com equipamentos multifuncionais. A ação está sob responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Segundo a SOP, o polo contará com campo de futebol em grama sintética, quadra poliesportiva, quadra de vôlei de areia, pista de skate, cachorródromo, brinquedopraça, aparelhos de ginástica, pista de dança e um anfiteatro. O comércio e trânsito também serão favorecidos, já que as praças terão quiosques para lanche e vias de circulação de veículos em piso intertravado, além de paisagismo.

Wander Alencar (REDE)

Wander Alencar - Foto: Érika Fonseca

Solicitou do Governo do Estado a reforma da praça Isabel Ferreira, no bairro Curió. De acordo com o parlamentar, a comunidade e seu mandato tem buscado diálogo com o Superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira, para garantir a intervenção na área, mas ainda não obteve retorno.

“A praça está deteriorada, depredada e sem condições de uso pela população. Esperamos que o secretário nos receba e possa fazer o devido reparo para que a comunidade volte a ter uma área de lazer”, pediu o parlamentar.

Adriana Nossa Cara (PSOL)

Adriana Nossa Cara - Foto: Érika Fonseca

Parabenizou o Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA), órgão permanente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) que completa 22 anos de criação e atuação em defesa dos direitos humanos no Ceará.

No momento, a vereadora ressaltou a importância do órgão, que consolidou a prática pública de assessoria jurídica popular no Parlamento cearense, acompanhando casos coletivos de violação de direitos humanos, assim como individuais de repercussão coletiva. Ela citou o caso da Ocupação Salgadeira, no Lagamar, que hoje tem seu direito de moradia digna assegurado.

Daniel Borges (Avante)

Daniel Borges - Foto: Érika Fonseca

Repercutindo o furto e invasão a um posto de saúde da Capital, o parlamentar apontou que o sistema de câmeras utilizados pela gestão não tem inibindo a prática desses crimes. Daniel voltou a defender a presença de profissionais de segurança nas unidades de saúde.

“Acham que o sistema de alarme e câmeras vai inibir o vandalismo porém é uma avaliação errada. Por isso voltamos aqui mais uma vez para relatar a importância de ter profissionais de segurança nessas unidades”, defendeu.

Danilo Lopes (Avante)

Danilo Lopes - Foto: Érika Fonseca

A favor da redução do ICMS aprovado recentemente pelo Governo Bolsonaro, o vereador Danilo Lopes pediu que as mudanças sejam logo aplicadas no estado do Ceará. “Os brasileiros pagam a taxa tributária mais alta do mundo”, destacando o impacto na atuação dos profissionais do transporte de passageiros, que também sofrem com o alto preço da gasolina.

A governadora Izolda Cela, em recentes entrevistas, declarou que o Ceará concentra esforços para minimizar perdas na arrecadação ocasionadas pela pandemia da Covid-19 e cita o risco da medida no impacto de programas sociais como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Gabriel Aguiar (PSOL)

Gabriel Aguiar - Foto: Érika Fonseca

Fez uma prestação de contas dos quatro meses em que presidiu a Comissão de Meio Ambiente da Câmara. De acordo com o parlamentar, o colegiado aprovou neste período 67 projetos de indicação, 2 projetos de lei, 1 projeto de decreto legislativo e 23 requerimentos, além da elaboração de 3 relatórios com o diagnóstico das Unidades de Conservação, do sistema de esgotamento sanitário e situação dos catadores, bem como do sistema de mobilidade urbana.

Também foram realizadas reuniões com secretarias municipais, Conselho Regional de Medicina e representantes da ZEIS. O colegiado visitou seis Unidades de Conservação de Fortaleza, a Estação de tratamento de esgoto Aldemir Martins e Associação de Catadores do Jangurussu, a AMC e a Central de Mobilidade e Preservação à Vida.

Ronivaldo Maia

Ronivaldo - Foto: Érika Fonseca

O vereador repercutiu a fala do presidente Bolsonaro, que admitiu, nessa quarta-feira (29), durante o evento da Confederação Nacional da Indústria, que existem “casos isolados” de corrupção na sua gestão, apesar de não haver “corrupção endêmica”. Segundo Ronivaldo Maia, “o Brasil vai suportando esses escândalos”, mas “faltam apenas 94 dias para que a gente consiga fazer com o que o país se reencontre com a sua alegria e tenha um futuro melhor”.

Foto: Érika Fonseca