Junho Branco: Câmara destaca políticas públicas de prevenção ao uso de drogas

28/06/2022 - Rochelle Nogueira

O momento contou com a participação de representante de comunidades terapêuticas e do coordenador de Políticas sobre Drogas.

A Câmara Municipal de Fortaleza colocou em pauta durante o Grande Expediente desta terça-feira, 28, as políticas públicas municipais de prevenção ao uso de drogas e de reinserção social de pessoas em tratamento para dependência química e usuários. O debate foi proposto pelo vereador Jorge Pinheiro (PSDB) e faz parte da programação da campanha Junho Branco, instituída pela Lei nº 11.244 de 7 de abril de 2022.

O coordenador Especial de Políticas sobre Drogas, Erasmo Lenz, apresentou a programação especial da campanha Junho Branco, que foi elaborada pelo órgão. Com o tema “Conversar sobre drogas é um grande passo para dizer sim à vida”, as atividades envolvem os alunos das escolas municipais, os pacientes acolhidos pela Rede de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas, os profissionais da área, bem como a sociedade de forma geral.

Sobre a estrutura municipal, o gestor informou que a Capital conta com o Centro Integrado de Referência sobre Drogas, responsável por executar a política municipal e por fazer o acolhimento do usuário que busca o tratamento. Citando dados do IBGE de 2019, com o percentual de 63,8% de jovens entre 13 a 17 anos que experimentarem bebida alcoólica, Erasmo enfatizou o programas efetivados nas escolas públicas.

Ao final de sua apresentação, o coordenador apresentou ações da gestão pública municipal se referindo a consolidação dos direitos de inclusão social e inserção dessa parcela da população em projetos como, por exemplo, curso de jardinagem, massoterapia, oficina de fantasia para o carnaval, dentre outros. Erasmo o papel do atendimento virtual gratuito por meio do telefone 0800.320.14721 realizado 24h.

“Todas essa ações apresentadas são efetivadas junto aos fortalezenses. As drogas têm causado uma série de problemas para todos, principalmente trazendo ruptura de vínculos familiares. Hoje muitas pessoas que estão em situação de rua estão lá por causa das drogas. Marido ou esposa que usam álcool e drogas abusivamente gerando desestrutura familiar acarretando grandes problemas nos lares dos fortalezenses. Por isso, foi autorizado a transferência do grande expediente para que trouxéssemos as políticas públicas em atividade que tratam sobre drogas”, disse o vereador Jorge Pinheiro (PSDB).

O presidente Antônio Henrique (PDT) falou da sua vivência no Desafio Jovem. “Quero dizer que essa pauta sempre foi defendida por meu mandato na Câmara Municipal de Fortaleza, iniciei aqui desde 2009 e temos dado continuidade a essa política. Acredito que precisa de muitas pessoas, muitos parlamentares, engajados nessa temática. Minha origem antes de entrar na CMFor foi numa comunidade terapêutica ao lado do maior professor, Dr. Silas Munguba. Eles iniciou esse trabalho há mais de 40 anos e até o último dia de sua vida foi referência e pessoa com quem a gente buscava trocar experiência. Sempre dei esse apoio, pois acredito ser necessário e importante ajudar os jovens a saírem das droga. A prevenção é algo importante”, declarou.

O conselheiro Estadual de Políticas sobre Drogas, diretor da Comunidade Terapêutica Projeto Resgate e membro da Associação Cearense de Comunidades Terapêuticas, Marco Túlio Alves Siqueira, evidenciou que as drogas têm devastado a vida de crianças a idosos e que tem ouvido relatos de pais de crianças com o abuso de drogas, assim como jovens do interior do Ceará já com uso excessivo de álcool e crack.

“Estão precisando de nossa ajuda. Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2021, a pandemia potencializou riscos de dependência e no Brasil houve aumento significado. Essa temática muitas vezes é colocada para debaixo do tapete e eu agradeço aos vereadores presentes conosco e os que estão virtualmente”, comentou.

Marcos Túlio fez uma apresentação destacou o trabalho das comunidades terapêuticas reforçando o papel da prevenção, acolhimento, recuperação e reinserção social. “Nós fazemos a reinserção social. Precisamos falar sobre a rede de apoio, um tema complexo e transversal”, disse. De acordo com Marcos Túlio, as atividades propostas pelos Centros Terapêuticos já acolheram mais de 15 mil vidas, beneficiaram mais de 300 mil famílias, 600 mil pessoas impactadas e 1.506.600 refeições e atividades aos seus usuários.

O presidente da Associação Cearense de Comunidades Terapêuticas, João Maria de Albuquerque, ressaltou a importância do respeito e crédito diante da dependência química. “Quando cheguei aqui em 2008, não existia comunidade terapêutica, existia apenas casa de recuperação. Dr. Silas, como citado pelo presidente, continua sendo referência como sendo a primeira pessoa a instituir CT no Ceará. É inspirador participar dessa campanha Junho Branco instituído pela Casa do Povo, que foi aprovado imediatamente pelos parlamentares. Nós combatemos esse mal todo dia, toda hora, frente a frente com o adicto que sofre”, declaro.

João Maria de Albuquerque falou da sua luta contra a dependência e quem já esteve dentro do dentro do problema tem maior entendimento sobre o assunto. “Toda política pensada e voltada a prevenção de drogas ela é altamente necessária. Só estou hoje aqui por que alguém acreditou em mim, porque tive apoio do CAPS, da comunidade terapêutica. Uma pessoa adicta vai perecendo em todas as suas instâncias e todas as suas bases são afetadas e só há uma saída, uma chance, e é preciso que todas atentem para isso”, finalizou.

Com informações da Anna Regadas

Foto: André Lima