Fortaleza amplia centros de testagens diante do aumento de casos de Covid-19

27/06/2022 - Marcelo Raulino

Conforme a SMS a estratégia permanecerá enquanto perdurar o período de aumento da circulação viral.

Testagem Covid - Foto: Érika Fonseca

Diante do número crescente de casos de Covid-19 em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está disponibilizando a partir desta segunda-feira (27/06), seis centros de testagem gratuita que funcionarão nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS). A previsão é que sejam atendidos no total até 240 usuários por dia, nos períodos da manhã e tarde, entre 8h e 12h e de 13h às 17h. Conforme a SMS a estratégia permanecerá enquanto perdurar o período de aumento da circulação viral.

A Secretaria de Saúde informa que poderão ter acesso aos novos centros de testagem, pessoas que estejam assintomáticas e as que tenham tido contato com pessoas infectadas com a Covid-19, sem a necessidade de avaliação médica. Os exames realizados serão do tipo antígeno, no qual o resultado é obtido em poucos minutos. Já os pacientes que apresentem sintomas, a testagem gratuita continua sendo feita nos 116 postos de saúde da capital. Em caso de sintomas gripais, os usuários podem buscar as unidades e, após avaliação da equipe de saúde, poderão ser encaminhados para a testagem, se houver necessidade.

A secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, ressalta que em virtude do aumento da positividade de casos da Covid-19, é necessária a ampliação da testagem na Capital. Ela ressalta que entre os dias 14 e 20 deste mês, a positividade das amostras (RT-PCR) de residentes de Fortaleza saltou para 22,2%, “foram 367 amostras positivas de um total de 1.653 exames realizados. É muito maior que a registrada na semana anterior, de 12%”, afirma.

Veja os endereços dos novos centros de testagem:

– Unidade Básica de Saúde Carlos Ribeiro – Rua Jacinto Matos, 944 – Jacarecanga

– Unidade Básica de Saúde Aída Santos e Silva – Av. Trajano de Medeiros, 813 – Vicente Pinzón

– Unidade Básica de Saúde Anastácio Magalhães – Rua Delmiro de Farias, 1670 – Rodolfo Teófilo

– Unidade Básica de Saúde Dom Aloísio Lorscheider – Rua Betel, 1895 – Itaperi

– Unidade Básica de Saúde José Paracampos – Rua Alfredo Mamede, 250 – Mondubim

– Unidade Básica de Saúde Melo Jaborandi – Rua 315, nº 80 – Conj. São Cristóvão

Foto: Érika Fonseca