Câmara realiza curso para formação de nova turma da Brigada de Incêndio

27/06/2022 - Anna Regadas

Brigada de Incêndio

A Câmara Municipal de Fortaleza está promovendo um curso para formação da sua nova turma da Brigada de Incêndio. O treinamento é ministrado pelo Corpo de Bombeiros. As aulas iniciaram na manhã desta segunda-feira, 27, com o módulo de primeiros socorros e encerra na sexta-feira, 1° de julho.

Com 20 horas-aula, a capacitação além de ensinar sobre a prevenção e o combate a incêndio, também simula situações imprevistas e de emergência, ofertando conhecimento sobre as técnicas de primeiros socorros. A iniciativa busca fortalecer o sistema de prevenção de incêndio do Legislativo Municipal, que passa a contar com pessoas treinadas e preparadas para operá-lo.

De acordo com a técnica de segurança do trabalho, Fabiana Oliveira, se inscreveram para participar do curso, mais de 20 funcionários. Aqueles que concluírem o curso, vão receber um certificado do Corpo de Bombeiros e compor a Brigada de Incêndio da Câmara.

Após formada, a Brigada terá como missão, em casos de emergência, realizar o primeiro atendimento as vítimas, promover o abandono da edificação de forma segura e facilitar as operações do Corpo de Bombeiros. Caberá ainda aos funcionários formados realizarem a divisão em três equipes, a de combate a Incêndios, a de Salvamento e a de Apoio.

A Brigada também irá realizar a prevenção de acidentes, evitando situações que causam risco de incêndio, além de atuar nos processos de evacuação de emergência e prestação de primeiros socorros. O treinamento vence com 2 anos, quando deverá ser formada uma nova turma.

“A Brigada de incêndio ajuda o técnico de segurança nessa parte de manutenção dos equipamentos de segurança para ver se eles estão sempre desobstruídos. O extintor, os hidrantes da casa, eles fazem vistoria também. A gente analisa toda a estrutura, como estão as rotas de fuga, como que está a sinalização de segurança. Toda essa parte vem depois do treinamento”, explica Fabiana