Fortaleza inicia vacinação contra influenza no público em geral na próxima segunda-feira (27)

24/06/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

A vacina atua contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e B.

Vacinação H1N1

O fortalezense, a partir dos 6 meses de idade, poderá a partir da próxima segunda-feira (27/06) receber a vacina contra a influenza nos postos de saúde de Fortaleza, das 8h às 17h. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, de segunda a sexta-feira, todos os postos da Capital estarão aplicando a vacina. Já nos fins de semana, os postos Paulo Marcelo e de Messejana funcionarão das 8h às 17h para vacinação.

A vacina atua contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e B. O imunobiológico de 2022 sofreu alteração na cepa H3N2, conforme o vírus circulante no ano anterior. O vírus da influenza, assim como o da Covid-19, é uma infecção viral aguda que provoca sintomas de síndrome gripal. A vacina contra Influenza pode ser administrada simultaneamente a outras, incluindo a contra a Covid-19, menos em crianças de 5 a 11 anos. Para essa faixa etária, o Ministério da Saúde orienta que seja priorizada a vacina contra a Covid-19 e posteriormente após 15 dias aplicar a vacina contra influenza na faixa etária indicada.

A SMS registrou até quinta-feira (23/06), 340.566 pessoas dos grupos prioritários vacinados, o que representa 38% da meta. A secretária de Saúde de Fortaleza Ana Estela Leite entende que a vacina contra a influenza é tão importante quanto a da Covid-19. Por isso, entende ser extremamente necessário que a população busque os postos de saúde, para evitar um aumento no número de casos.

Sarampo

Com relação a campanha de vacinação contra o sarampo, iniciada de maneira conjunta à da influenza, esta será concluída nesta sexta-feira (24/06). De abril até ontem (23/06), 104.893 pessoas receberam a vacina, sendo 67.018 crianças, o que corresponde a 38% da meta. Mesmo após a conclusão da campanha, a vacina contra o sarampo continua disponível nos postos de saúde. Em crianças, a vacina é aplicada aos seis meses (dose zero), 12 meses (primeira dose) e 15 meses (segunda dose). Adultos que não possuem o esquema completo de duas doses também podem se dirigir aos postos para aplicação.

Foto: ´Erika Fonseca