Audiência pública trata da mudança do nome da Rua Itaicaba para Valman Castro de Miranda

24/06/2022 - Ana Clara Cabral

A homenagem ressalta as grandes contribuições de Miranda para o comércio da capital.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, na manhã desta sexta-feira (24), audiência pública para a mudança na denominação da Rua Itaicaba para Valman Castro de Miranda, requerida pelo projeto de decreto legislativo n° 34/02022. A via fica localizada entre as ruas Pereira Filgueiras e Tenente Benévolo, no Meireles. O debate cumpre o trâmite legal para modificação do nome, que deve acontecer antes da votação da proposta.

A iniciativa é do vereador Pedro Matos (PL), que destaca a relevância da homenagem: “comerciante desde os 15 anos de idade e dono de um talento e uma reputação inquestionáveis, Valman Castro de Miranda foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, de 1994 a 1997. Dedicando sua vida ao comércio varejista, também foi sócio da Hidrel e da Discon, empresas do segmento de materiais de construção, além de ter atuado com notável destaque na BSPAR”.

O vereador fala ainda do carisma, otimismo e dedicação à família, fazendo referência a esposa do homenageado, Cristina e aos filhos Adriana, Cristiana, Marcelo, Juliana e Luciana, que “conferiram-lhe o status de um dos membros mais admirados da sociedade cearense, que faleceu em 22 de maio de 2021, vítima da Covid-19”.

Marcelo Miranda, filho do homenageado, declarou ser uma honra o presente momento: “a gente tem a oportunidade de registrar o nome de uma rua com o nome de meu pai, que deixou um legado tão bonito para a cidade e para todos nós familiares. A determinação, ousadia, perseverança, resiliência e força de vontade sempre foram muito fortes. Como empresário, sempre lutou e trabalhou pelo comércio varejista e entendeu, através das entidades de classe, que sempre podia fazer algo mais.

Uma das realizações destacadas foi quando, presidente da CDL Fortaleza, teve papel fundamental na criação da Faculdade CDL, contribuindo para a formação numa área que tão importante para a economia do Ceará.

Salviano Santana, morador do entorno da Rua Itaicaba, participou da audiência, parabenizou a iniciativa e pediu ao vereador “além do nome, que a rua tivesse uma atenção maior na infraestrutura”. Pedro Matos acolheu a sugestão, completando: “vamos trabalhar para conservação, melhorando o asfalto e a iluminação”.