Vereadores repercutem prisão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro

23/06/2022 - Anna Regadas

Os parlamentares destacaram também a importância da vacinação infantil e o pesar pelo falecimento da militante Sandra Helena do Movimento Crítica Radical.

Pequeno Expediente - Foto: Érika Fonseca

Adail J´únior (PDT)

Adail Júnior - Foto: Érika Fonseca

O parlamentar repercutiu a prisão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, que aconteceu na última quarta-feira (22), acusado de envolvimento em um esquema para liberação de verbas do MEC. Adail Júnior (PDT) cobrou dos senadores, que criticam o governo municipal de Fortaleza, a assinatura para a instalação da CPI do MEC. “Nunca a nível nacional já se viu a prisão de um ministro onde o mandato do presidente ainda esteja transcorrendo”, pontuou.

Wander Alencar (Rede)

Wander Alencar - Foto: Érika Fonseca

Falando sobre a prisão do ex-ministro de Educação, Milton Ribeiro, em operação da Polícia Federal, que investiga a prática de tráfico de influência e corrupção na liberação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o parlamentar repercutiu a fala do presidente Jair Bolsonaro sobre a confiança que depositava nas ações do ministro. “Minha fala é para dar sequência ao pronunciamento do vereador Adail e dizer da vergonha que o presidente Bolsonaro passou, ao afirmar que colocava “a cara a fogo” pelo ministro. O seu ministro é um bandido, levando dinheiro da educação e desviando verba pública. Então só queria registrar a minha indignação”, afirmou.

Didi Mangueira (PDT)

Didi Mangueira - Foto: Érika Fonseca

Fazendo referência também à prisão do ex-ministro Milton Ribeiro, manifestou indignação pelo desvio de verba da Educação. “Fico muito triste em saber que tinha ministro, funcionários e prefeitos envolvidos nesse esquema. Que decepção e vergonha de ver o dinheiro da nossa educação ser desviado pelo ministro”, apontou.

Professor Enilson (Cidadania)

Prof. Enilson - Foto: Érika Fonseca

Com críticas ao Governo Federal, principalmente devido à prisão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, o parlamentar relembrou fatos e posicionamentos dos quais se manifestou contrário.

Aproveitando o momento de sua fala, professor Enilson (Cidadania) destacou o PLO 262/2022, de sua autoria, que inclui a Semana Municipal “Voz dos Professores” no calendário de eventos de Fortaleza, para tratar acerca da importância da saúde vocal dos profissionais da educação. “Temos um número exorbitante de profissionais da educação que se afastaram por um problema de voz”, disse ao explicar a importância do assunto.

Enfermeira Ana Paula (PDT)

Enfermeira Ana Paula - Foto: Érika Fonseca

A parlamentar ressaltou a importância da vacinação infantil contra a Covid-19 e fez um apelo aos pais e responsáveis pelas crianças sobre a importância da receber a imunização. “A gente está com um número inferior de crianças sendo vacinadas, os pais não estão levando suas crianças e isso é fruto do negacionismo”, lamentou.

“Nós ainda estamos na pandemia e nosso único caminho é confiar na vacina, na ciência. Essas pessoas que não acreditam na vacina estão fazendo um desserviço à população”, disse. A vereadora esclareceu ainda que o negacionismo tem afetado inclusive a vacinação do calendário básico, trazendo de volta doenças já antes erradicadas.

Adriana Nossa Cara (PSOL)

Adriana Nossa Cara - Foto: Érika Fonseca

Solicitou um minuto de silêncio e manifestou pesar aos familiares e companheiros do movimento Crítica Radical em virtude do falecimento da militante Sandra Helena, aos 56 anos. “É com muita tristeza que quero anunciar que ontem a companheira Sandra Helena do movimento Crítica Radical nos deixou. Para quem não sabe a Sandrinha era companheira de vida e de militância da ex-vereadora Rosa da Fonseca. Ela não aguentou todo o peso da morte de Rosa. É muito desolador termos duas perdas tão recentes. Manifestar a nossa solidariedade aos companheiros do Critica Radical e que toda a família encontre consolo no luto que vira luta no nosso cotidiano”, registrou.

Daniel Borges (Avante)

Daniel Borges - Foto: Érika Fonseca

O parlamentar falou sobre o pedido dos trabalhadores do transporte coletivo de Fortaleza para o aumento no salário e no vale-alimentação, além de apoio psicológico. Ele pediu um esforço maior por parte do Sindiônibus para as devidas negociações. “Acho que é um tema importante para ser debatido. Vejo muitos debates a nível nacional, mas nós temos esse problema aqui no Município”, finalizou.

Foto: Érika Fonseca