Câmara realiza Sessão Solene em comemoração aos 111 anos da Assembleia de Deus no Brasil

22/06/2022 - Marcelo Raulino

A Assembleia de Deus no Brasil foi fundada em 1911 pelos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram em Belém, capital do Estado do Pará. No Ceará a Assembleia de Deus chegou em 1914.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta quarta-feira (22/06), Sessão Solene em comemoração aos 111 anos da Assembleia de Deus no Brasil, evento comemorado no dia 18 de junho. A homenagem foi proposta pela vereadora Priscila Costa (PL), por intermédio do requerimento 4782/2022, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. Em nome do presidente do Poder Legislativo da Capital, Antônio Henrique (PDT), a sessão foi presidida pela vereadora Priscila Costa.

Esse ano, são comemorados os 111 anos de fundação da Assembleia de Deus no Brasil, motivo de muitas festividades de uma grande massa de nossa população, bem como a comemoração pela quantidade de transformações ocorridas em nossa sociedade ao longo desses anos, como a recuperação de famílias, recuperação de alcoólicos, drogaditos e enfermos, ainda o trabalho social realizado por esta grande igreja e suas ramificações que trouxeram e trazem à nossa sociedade uma marca indelével de bênçãos e transformações na sociedade.

A solenidade foi iniciada com um vídeo sobre a história da Assembleia de Deus no Brasil. Em seguida houve uma apresentação musical da Assembleia de Deus Maleitas. Em sua saudação aos presentes, a vereadora Priscila Costa, destacou que são 111 anos da Assembleia de Deus, momento especial que não poderia deixar de ser honrado. “Para mim é uma honra poder realizar essa solenidade, pois a Assembleia de Deus mudou minha vida e de minha família. A Assembleia de Deus, em seu compromisso de espalhar o evangelho, lutou começando pelo Pará. Depois, o seu primeiro filho foi o Estado do Ceará, em 1914, através de uma Mulher, a irmã Nazaré que veio até o Ceará e através de sua família e amigos alcançou todo o Estado. Essa história queima meu coração porque lutei para essa solenidade acontecesse”, ressaltou.

“Meu avó é um dos pioneiros da Assembleia de Deus no Ceará. Deus multiplicou seu rebanho de forma poderosa, hoje são 25 milhões de brasileiros que professam. Eu cresci ouvindo sobre Daniel Berg e Gunnar Vingren, que saíram da Suécia atendendo o chamado de Deus e foram para os Estados Unidos e lá eles foram encaminhados por Deus para vir para o Brasil. Sei que meus pais receberam essa paixão através dos pais deles, eu sou a quarta geração e aqui estão meus filhos que serão a próxima geração. Criança é a parte favorita de Deus e por causa disso o senhor colocou no meu coração de que para alcançar as crianças pudéssemos lançar um material para elas, uma revista em quadrinhos que conta a história da AD no Brasil,” destacou.

Segundo Priscila, o Brasil mudou sua face social com a chegada da Assembleia de Deus. “Essas pessoas que antes se sentiam sofredoras e muitas vezes infelizes, encontraram o amor que preenche todas as lacunas humanas. Hoje, muitos pastores representando Assembleia de Deus, serão homenageados com um diploma de honra pelo trabalho prestado à sociedade. No certificado colocamos a frase da Missionária Frida Vingren, esposa do missionário Gunnar Vingren, fundador das Assembleias de Deus no Brasil, que diz: Quem sua mão ao arado já pôs, constante precisa se: o sol declina e logo após, vai escurecer. Avante, em Cristo pensando, em oração vigiando, com gozo e amor trabalhando, pra teu Senhor,” concluiu.

Homenagens

Em seguida, foram feitas as homenagens da noite com a entrega de certificados aos seguintes Ministérios da Assembleia de Deus em Fortaleza: Assembleia de Deus Bela Vista, pastor presidente José Teixeira Rego Neto; Assembleia de Deus Montese, Pastor Presidente Osires Teixeira Pessoa, representando pelo pastor Dario José de Andrade, membro do conselho de Ministros da Instituição; Assembleia de Deus Templo Central, Pastor Presidente José Azevedo Pereira, representado pelo pastor Messias de Castro, primeiro vice-presidente da Instituição.

Assembleia de Deus Cidade, Pastor Presidente Hilquias Benício, representado pelo Pastor João Batista, primeiro vice-presidente da Instituição; Assembleia de Deus Madureira, Pastor Presidente Francisco Guilherme, representado pelo pastor Misael, pastor da cidade de Massapê; Assembleia de Deus Canaã, Pastor Presidente Jecer Gomes, representado pelo Pastor Murilo; Assembleia de Deus Maleitas (Paracuru), Pastor Presidente Edvan Oliveira; Assembleia de Deus Bom Jesus, Pastor Presidente, Vicente Celestino; Assembleia de Deus Fonte de Belém, Pastor Presidente, Pedro Barbosa, representado pelo pastor Valdir Júnior; Assembleia de Deus Ortodoxa, Pastor Presidente, Porfírio e Assembleia de Deus Canindé, Pastor Presidente, Wellington.

Em seguida houve um louvor com o sanfoneiro Marcelo Medeiros. Em nome dos homenageados falou o pastor presidente da Assembleia de Deus Bela Vista, José Teixeira Rego Neto. Todos aqui são assembleianos, pois foi a primeira igreja pentecostal do Brasil. Quando os dois missionários vieram para o Brasil e fundaram uma pequena igreja, Tabernáculo da Fé. Lá começou esse movimento pentecostal em nossa nação. Nascia não apenas uma igreja, mas um grande movimento, uma denominação que se formou Assembleia de Deus. Para os estudiosos, quando ela nasceu tinha um propósito de pregar o evangelho, falar que Jesus é o senhor e esse proposito foi cumprindo rigorosamente.

Mas aqueles homens e mulheres. Agradecer a Deus pelas mulheres que tem sido um referencial de mãe, cuidadora do lar, de esposa, constituindo famílias, quando olho para a Priscila, hoje vereadora de Fortaleza em seu segundo mandato. Vejo que nós estamos sendo homenageados, mas quero estender essa homenagem a todas mulheres na pessoa de Priscila. Uma denominação que hoje é formada por quase 30 milhões no Brasil Aquela pequena igrejinha foi berço das demais igrejas pentecostais no Brasil. Podemos olhar por nossa nação e vendo o quanto o Brasil tem sido feito para que o evangelho do senhor Jesus continue sendo pregado.

“Quando a Assembleia de Deus foi criada, foi baseada em quatro pilares que fizeram com que essa denominação fosse a maior do Brasil e do Mundo. Agradeço aos meus mais de 72 anos de idade, hoje estar aqui na Câmara Municipal para falar da mesma pregação das quatro colunas que tem sustentado esse movimento, que são: Jesus Cristo salva, Jesus Cristo cura, Jesus Cristo batiza com o Espírito Santo e em breve Ele voltará. Hoje, o movimento pentecostal no Brasil faz a grande diferença dessa nação, que influencia a política e não poderia deixar de falar o quanto Deus têm aberto portas para que pessoas, como a Priscila e outros homens e mulheres de Deus que defendem a família, os princípios cristãos. A nação brasileira ainda passa por muitas crises, mas Deus vai levantá-la”, finalizou.

A Mesa de Honra foi formada pelos seguintes membros: presidente da Assembleia de Deus Bela Vista, pastor José Teixeira Neto; membro do conselho de ministros da Instituição, pastor Dario José de Andrade, representando o presidente da AD Montese, pastor Osires Teixeira Pessoa; primeiro vice-presidente da Instituição, pastor Messias de Castro, representando o presidente da AD Templo Central, Antônio José Azevedo Pereira; primeiro vice-presidente da Instituição, pastor João Batista, representando o presidente da AD Cidade, pastor Hilquias Benício; Pastor Misael representando o presidente da AD Madureira, Francisco Guilherme.

Foto: André Lima