Título de Cidadão de Fortaleza é concedido ao empresário Marcelo da Rocha Pinto

21/06/2022 - Marcelo Raulino

Marcelo da Rocha Pinto está a frente da Arte Produções, empresa de estrutura e produção de eventos

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta terça-feira (21/06), no auditório Ademar Arruda, Sessão Solene para a outorga do título de Cidadão Honorário de Fortaleza ao senhor Marcelo da Rocha Pinto. A comenda foi proposta pelos vereadores Wander Alencar (Rede) e Martins (PROS), através do requerimento 039/2022, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Wander Alencar, em nome do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antonio Henrique (PDT).

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Wander Alencar afirmou que teve a ideia de homenagear Marcelo, entregando o titulo de cidadão por reconhecer a gradiosidade do trabaho dele em Fortaleza. Disse que muitas das ações que realizou no bairro Sapiranga contaram com a ajuda dele, entre eles, o ¨”Garota Sapiranga” que movimenta a economia do bairro e o “Sapiranga Junino”, “Além disso, vi a importancia dele em Fortaleza, gerando emprego e renda. Foram mais de 40 mil empregos diretos e indiretos ao longo de 12 anos, e isso o qualifica para receber esse reconhecimento. Estou muito feliz em poder conceder essa homenagem a ele, pois é mais que merecedor”, frisou.

O vereador Márcio Martins, coautor do requerimento, disse que independente da politica, quer falar do homenageado com foco nas relações sociais. “Quando conhecemos uma pessoa pela primeira vez nem sempre a pessoa nos cativa, é necessário uma segunda ou terceira vez, mas tem seres humanos que te conquistam desde a primeira vez que voce diz um oi, o Marcelo é isso. Quando tive lá na empresa dele pela primeira vez eu nem era vereador e ele me tratou tal qual como me trata hoje. Trata os seres humanos independente do seu cargo politico, de sua classe social e de sua conta bancária. Quero avisar aos cariocas que não o devolveremos mais, pois agora ele é cidadão de Fortaleza. Como produtor cultural ele sabe como essa cadeia produtiva foi maltratada durante a pandemia. Mas sabemos que uma coisa que trata a doença do espirito é a arte, os produtores são verdadeiros médicos da nossa alma. Minha saudação, minha gratidão e reconhecuimento a você Marcedlo que agora é oficialmente cidadão de Fortaleza”, pontuou.

Após receber o tiíulo de Cidadão de Fortaleza, Marcelo da Rocha agradeceu ao presidente da Câmara Antônio Henrique aos 43 vereadores pela homenagem, principalmente aos vereadores Wander Alencar e Marcio Martins autores do requerimento. “Nossa empresa está inserida na Sapiranga e vemos o trabalho do vereador Wander lá e o do Márcio no Jardim América, é muito importante essa atuaçãlo na comunidade. É muito gratificante receber essa homenagem, minha filha e minha esposa são fortalezenses, familia toda por parte de mãe é fortalezense. Sempre vinha aqui desde novo e sempre me senti fortalezense. A cidade é linda, mas as pessoas sao acolhedoras, sabem receber, onde vamos nos sentimos abraçados pelos fortalezenses, que é alegre por natureza. Quero agradecer a quem veio presenciar essa solenidade, minha familia, o João Carlos que me convidou para vir para Fortaleza e fizemos todo esse trabalho de trazer lazer para a cidade e a cadeia produtiva evoluir, formando grandes equipes, grandes profissionais. É muito emocionante, pois agora posso dizer que sou da terra de José de Alencar e de Raimundo Fagner também”, finalizou.

A mesa de honra foi composta pelo vereador Marcio Martins, pelo empresário João Carlos e pelo homenageado Marcelo da Rocha Pinto.

Perfil

Nascido em 08 de novembro de 1974, na cidade do Rio de Janeiro, Marcelo da Rocha Pinto, é casado com Natália e pai da Manuela, ambas nascidas em Fortaleza, e filho de mãe cearense e pai carioca. Formado em Publicidade e Propaganda, pela PUC-RJ, Marcelo iniciou a carreira atuando no setor de marketing do Parque Aquático Wet’n Wild.

No ano de 2000, Marcelo foi convidado para fazer parte da elaboração e execução do planejamento estratégico de um novo parque temático, o Parque da Mônica, no qual permaneceu até 2005. Em janeiro do mesmo ano, mais um grande desafio, Marcelo se mudou para São Paulo para comandar o departamento comercial do Parque da Xuxa, onde ficou até 2010.

Foram mais de 12 anos atuando em parques temáticos nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2010 começou a fase que dura até os dias atuais, mudança para Fortaleza para gerenciar a Arte Produções, empresa de estrutura e produção de eventos.

Na época, com 20 funcionários, a empresa expandiu seu mercado de atuação, e rapidamente atingiu cerca de 150 funcionários contratados diretamente, com picos de até 200 empregos fixos diretos. Marcelo foi sócio-diretor da Rádio Cidade 99,1 FM, da empresa de vendas online Bilheteria Virtual e co-fundador da produtora Multi Entretenimento.

Nos últimos 12 anos, fomenta o setor de eventos e proporciona entretenimento para os fortalezenses. Nesse período, a Arte Produções e a Multi Entretenimento, trouxeram para Fortaleza grandes eventos, shows e grandes artistas, como Paul McCartney, Elton John, Beyoncé, Iron Maiden, Guns’n Roses, Scorpions, Jennifer Lopez, Roberto Carlos, Marisa Monte, Chico Buarque, Los Hermanos, Black Eyed Peas, Snoop Dogg, Simple Plan, A-ha, O Rappa, UItimate Fighting Championship (UFC), entre outros mais de 200 eventos musicais e esportivos. Somente no show do Sir Paul McCartney, no estádio Castelão, foram mais de 4 mil empregos diretos, e outros mil empregos indiretos.

Na Copa do Mundo foi o responsável pela gestão da montagem das estruturas temporárias para a FIFA, nos 6 jogos que aconteceram no Castelão, além de ter planejado, organizado e produzido o FIFA FAN FEST de Fortaleza.

O Réveillon de Fortaleza, Ceará Music, Festival Expocrato e Iguatemi Music são outros grandes eventos que contaram com a expertise do Marcelo para crescerem e ficarem cada vez mais atraentes ao público, aos artistas, aos patrocinadores e aos parceiros em geral.

Estima-se que as empresas do grupo criaram, na última década, cerca de 40 mil empregos anuais, diretos e indiretos, fixos ou temporários, movimentando a economia local e proporcionando entretenimento à população, além de trazer para Fortaleza alguns dos maiores artistas mundiais.

Nestes 12 anos realizando eventos em Fortaleza, estima-se que já recebemos em nossos eventos cerca de 10 milhões de pessoas. Público correspondente a mais de 14 Rock in Rio.

Foto: André Lima