Investimentos na infraestrutura de Fortaleza e política de preço da Petrobrás são destaques no plenário

21/06/2022 - Anna Regadas

Os vereadores também repercutiram a eleição do novo presidente da Colômbia, destacaram a proposta de criação do Polo Gastronômico e Cultural da Aldeota, dentre outros.

Pequeno Expediente - Foto: Érika Fonseca

Ronivaldo Maia (PT)

Ronivaldo _ Foto: André Lima

O vereador destacou a eleição do novo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e vice-presidente Francia Márquez, primeira mulher negra no cargo. Juntos, inauguram um governo de esquerda no país. “O povo colombiano elege pela primeira vez na história um projeto popular, um governo preocupado com seu povo mais humilde”.

O parlamentar aproveitou a ocasião para divulgar a mobilização da população de Messejana e entorno, que se reuniu mais uma vez nesta manhã, pedindo que a reforma do Hospital Gonzaguinha de Messejana seja realizada sem prejudicar os atendimentos no local.

Pedro Matos (PL)

Pedro Matos - Foto: André Lima

Registrou o projeto de indicação, de sua autoria, que visa implantar o Polo Gastronômico e Cultural da Aldeota. A iniciativa conforme o parlamentar visa contemplar os empreendedores das ruas Norvinda Pires e Sabino Pires, que possuem bares e restaurantes, melhorando a infraestrutura do local e fomentando o turismo na região.

O parlamentar destacou que já está em diálogo com as secretarias municipais para que a iniciativa saia do papel e possa ser executada, assim que aprovada no Legislativo Municipal.

Lúcio Bruno (PDT)

Lúcio Bruno - Foto: André Lima

Repercutindo a visita dos vereadores na última quarta-feira (15), às instalações da Lubnor, empresa Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste, refinaria da Petrobrás, que objetivou a compreensão acerca da venda da empresa, cujo terreno pertence à Prefeitura de Fortaleza.

No pronunciamento, o parlamentar criticou a política de preço da Petrobrás, bem como a priorização do lucro da empresa ao invés da população do Brasil, que tem sofrido com os constantes aumentos no valor dos combustíveis. “Eles acham pouco estarmos pagando R$ 8,50 na gasolina no interior do Ceará.

Wander Alencar (Rede)

Wander Alencar - Foto: André Lima

Solicitou maior fiscalização por parte da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), no entorno das escolas particulares de Fortaleza, principalmente nos horários de pico. Segundo o parlamentar, na região da Sapiranga, a rua Bill Cartoxo é uma das vias que fica interditada.

“Não tem que trafegue, os pais fazem filas dupla, tripla, estacionam os carros na via e impedem o trânsito”, apontou.

Prof. Enilson (Cidadania)

Prof. Enilson - Foto: André Lima

“Não se faz segurança pública apenas com polícia. Precisa ter um conjunto de políticas públicas para diminuir a violência”, declarou o vereador e também agente de segurança há mais de 20 anos. O parlamentar defendeu o investimento em educação e trabalhos sociais, como o projeto coordenado por um grupo de policiais no Bom Jardim, ofertando esportes para jovens da comunidade. “Esse trabalho reflete na diminuição da violência naquela área. Jovens que eram de facções diferentes, hoje são amigos”, falou.

Didi Mangueira (PDT)

Didi Mangueira - Foto: André LIma

Destacou as obras do Mais Ação nas quatro poligonais no Bom Jardim (Marrocos, Sete de Setembro, Granja Lisboa I e Granja Lisboa II), que estão sendo concluídas e vão contemplar os moradores da região. O parlamentar também registrou que das 22 escolas em tempo integral a serem entregues pelo prefeito José Sarto (PDT), o bairro vai ser contemplado com duas.

“O Mais Ação começou em 2019 ainda pelo prefeito Roberto Cláudio. A gente via ali as dificuldades, as pessoas abandonando suas casas pois não tinha infraestrutura para passar nenhuma carroça. As obras dessas quatro poligonais pararam na pandemia; mas a gente vê agora que elas estão sendo concluídas, com piso intertravado, o mesmo que tem na Beira-Mar”, informou.

Daniel Borges (Avante)

Danilo Borges - Foto: André LIma

O vereador ressaltou a importância do dia 20 de junho, data de grande representatividade para os vigilantes, quando há 31 anos foi sancionada a Lei 7102/1983, que regulamenta a profissão. Ele fez um pronunciamento a favor de armamento mais amplo para os vigilantes, alegando a necessidade em caso de um confronto com bandidos, e pede ainda a extensão do porte de arma fora do trabalho.

Adriana Nossa Cara (PSOL)

Adriana Nossa Cara- Foto: André LIma

Destacou a presença de representantes de uma comunidade, localizada na Aldeota, fronteira com Papicu, que solicitaram a reforma da praça Trilha do Senhor. A parlamentar apresentou projeto de indicação solicitando a obra e pediu apoio dos parlamentares para que se somem a essa luta, a fim que a intervenção possa ser executada pela Prefeitura de Fortaleza.

Adriana também informou que irá acionar o Ministério Público para apurar denúncia contra o SAMU pela negativa de atendimento a um morador de rua. A vereadora apresentou áudio registrando a ligação para a unidade e manifestou indignação pelo tratamento e o termo utilizado pela médica que negou o socorro afirmando que o paciente não teria valência social.

Márcio Martins (PROS)

Márcio Martins - Foto: André LIma

O líder da oposição usou o pequeno expediente para se manifestar contrário às multas de trânsito no embarque e desembarque do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Segundo ele, o valor de cada multa é referente a uma diária do trabalhador motorista por aplicativo na capital. Para finalizar, o vereador disse que vai levantar uma denúncia ao Ministério Público.

Foto: André Lima