Saiba quando é recomendado fazer o teste da Covid-19 e onde realizar gratuitamente
if (has_excerpt()): ?>Em caso de sintomas gripais, o teste deve ser feito imediatamente.

Com a alta de casos de covid-19 em Fortaleza e no Ceará, o Governo do Estado reforça a importância da realização de testes para a confirmação e controle da doença, que por vezes fica subnotificado.
Quando realizar o exame?
Se apresentar sintomas da Covid, teste imediatamente. Não precisa esperar 48 ou 72 horas.
Se ainda não foi vacinado e teve contato com alguém positivo para Covid, faça o teste o quanto antes. Se der negativo, repita o teste entre o 5º e o 7º dia depois da exposição, ou imediatamente, caso apareçam sintomas.
Se tiver se vacinado e teve contato com alguém positivo para Covid, espere para fazer seu teste entre o 5º e o 7º dia de exposição. Se aparecer sintomas gripais, faça o teste imediatamente.
Onde encontrar o exame gratuito?
Em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que realiza testes RT-PCR para Covid-19 em usuários sintomáticos, nos postos de saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS).
Já através da Secretaria de Saúde do Ceará, é possível fazer o exame no Centro de Testagem localizado no Hotel Excelsior (Rua Guilherme Rocha, 172 – Centro), de segunda a sexta, por ordem de chegada, de 8h às 12h e de 13h às 16h.
E também no Centro de Testagem para o Viajante, no Aeroporto de Fortaleza, teste rápido direcionado a passageiros em desembarque. O resultado sai em alguns minutos.
Veja quais são os sintomas da covid-19:
- febre acima de 38º
- tosse seca e persistente
- cansaço excessivo
- coriza ou nariz entupido
- dor muscular generalizada
- perda de paladar ou olfato
- dores de garganta
- dor de cabeça
- diarreia
- dificuldade para respirar ou falta de ar
Confira os número da Covid-19 em Fortaleza
De acordo com a última atualização do IntegraSUS, plataforma que dispõe dos principais indicadores da Covid-19 no Ceará, Fortaleza teve 1.706 pessoas positivadas para covid-19 desde o início de junho. Só neste mês, 7.130 exames foram realizados no Município, 555 seguem em investigação. Nenhuma morte foi registrada pela doença.
Fonte: Secretaria de Saúde do Ceará
Foto: Érika Fonseca