CPDrogas realiza ações alusivas ao Dia de Combate às Drogas

15/06/2022 - Rochelle Nogueira

A programação é alusiva ao mês Junho Branco. No dia 20 será realizado um webnário intitulado “Porque precisamos Conversar Sobre Drogas?”, transmitido pela TV Fortaleza.

Combate à exploração de crianças e adolescentes - Foto: Madalena Rodrigues/Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou em 1987 que o dia 26 de junho é destinado ao Dia Internacional de Combate às Drogas. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado em 2021, cerca de 5% da população mundial com idade entre 15 e 64 anos faz uso de substâncias ilícitas, o que representa uma média de 243 milhões de pessoas.

Pensando nisso, a Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) vai realizar entre os dias 25 a 30 de junho, a programação da X Semana Municipal sobre Drogas, com o tema: “Conversar sobre drogas é um grande passo para dizer sim à vida”, com ações de prevenção ao uso de drogas, promoção de saúde e valorização à vida junto aos públicos específicos (alunos das escolas municipais, usuários da Rede de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas, equipamentos de Assistências, profissionais da Rede e sociedade de um modo geral).

A programação é alusiva ao mês Junho Branco com a realização no dia 20 de junho, de um webnário intitulado “Porque precisamos conversar sobre drogas?”, que será transmitido pela TV Fortaleza e TV Terra do sol. Nesse contexto, também acontecerão atividades educacionais, informativas, esportivas e culturais que ocorrem na Campanha Junho Branco, instituída este ano pela Lei nº 11.244 de 7 de abril de 2022, dedicada as ações de conscientização, prevenção e combate ao uso de drogas no município de Fortaleza.

A CPDrogas, com o apoio do Governo do Estado do Ceará, levará serviços de atendimento à população em situação de rua como: Estação Móvel da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Estado, Caminhão do Cidadão, Política para Mulheres e a Defensoria Pública. Em cada parada será oferecido a emissão de RG e CPF, declaração do NIS, orientação da CPTS Digital, folha corrida e etc.

A estação realizará ações de prevenção às drogas e os profissionais farão abordagens para acolhimento e encaminhamento aos usuários de álcool e outras drogas que desejarem tratamento na Rede de Atenção Psicossocial de Fortaleza (RAPS).

Vale ressaltar que a Câmara Municipal de Fortaleza além de transmitir o webnário, também dará destaque as atividades propostas ao cronograma do Junho Branco com a disponibilização do Grande Expediente para ênfase da temática no plenário.

  • Na próxima quarta-feira, 15, o Governo do Estado realizará a Conferência Estadual sobre Drogas, antecedendo as ações da Semana Estadual.
  • No dia 25/06, na praia do Titanzinho, no bairro Serviluz, os jovens da Escola de Surf Duda Carneiro participarão de atividade informativa com o Varal de Redução de Danos, cujo intuito é orientar, esclarecer e despertar o senso crítico da juventude em relação ao uso abusivo de substâncias psicoativas.
  • A abertura oficial da Semana Municipal acontece no domingo (26/06), Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, a partir das 7h, no Parque do Cocó com mais uma edição do Passeio Ciclístico “Tamo junto a favor da vida”. A ação é uma iniciativa da parceria do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), Câmara Municipal de Fortaleza e entidades Celebrando Restauração e Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) que levará orientações sobre uma rotina saudável. Haverá distribuição de camisas até durar o estoque e quem estiver com a blusa terá acesso gratuito ao lounge do evento. O percurso será de 10km. No local, bicicletas de aluguel estarão disponíveis para aqueles que tiverem interesse em participar da programação.
  • Os usuários assistidos pelos CAPS AD estarão em uma programação especial dentro do projeto de arte e cultura, com a exposição fotográfica “A cidade que habito” e a exposição “Redesenhando Histórias”, no Museu da Fotografia e no Ideal Clube, onde a sociedade poderá apreciar e adquirir as obras desses artistas anônimos.
  • Encerrando as atividades, o Torneio InterCaps de Futsal será realizado na quinta-feira (30/06), no Ginásio Paulo Sarasate, a partir das 9h. De acordo com a Assessora Técnica do Núcleo de Articulação da CPDrogas, Ândria Moreira, o esporte propicia o vínculo do usuário com o serviço, promove a reinserção social, e trabalha a redução de danos, por meio do esporte e lazer.

Vale ressaltar que a porta de entrada de atendimento aos usuários com dependência química ou álcool acontece através dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool  e Drogas.
>> Clique aqui e confira onde estão localizados os CAPS AD.

Confira a programa:

14 DE JUNHO

  • 9h às 12h – Oficina de prevenção: Trabalhando vínculos e habilidades sociais. CRAS Jardim das Oliveiras

15 DE JUNHO

  • 8h às 12h – Conferência Estadual sobre Drogas. Local HOTEL PRAIA CENTRO 17 DE JUNHO
  • 14h às 16h – Roda de conversa com os alunos da Escola Johnson Bate-papo sobre “games”, inseridos em contexto de uso abusivo de substâncias e como isso pode fomentar o debate e reflexão entre jovens. Tema: Conversa sobre drogas à partir dos jogos de videogames.

20 DE JUNHO

  • 9h – Oficina de Redução de Danos – Centro POP Centro
  • 9h às 16h – Semana Estadual sobre Drogas: UM1 Praça do Ferreira
  • 14h às 15h:30 – Webinário “Porque precisamos conversar sobre drogas? ”
  • Convidados: Sara Lima Verde, Orientadora da Célula de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Saúde do Ceará; Raquel Cerdeira, psicóloga e pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Qualitativa em Saúde da UFC; Shirley Lima, educadora do Programa na Real do Instituto Aliança no Ceará; Davi Weyne, farmacêutico, servidor público municipal e Coordenador do Grupo Batuqueiros da Liberdade do CAPS AD VI. Endereço: TV Terra do Sol e TV Fortaleza.

21 DE JUNHO

  • 9h às 12h – Oficina de prevenção: Trabalhando vínculos e habilidades sociais. CRAS Dendê
  • 9h às 16h – Semana Estadual sobre Drogas: UM1 Praça da Bandeira

22 DE JUNHO

  • 13h às 16h – Semana Estadual sobre Drogas: UM1 Parque Bisão

23 DE JUNHO

  • 9h às 16h – Semana Estadual sobre Drogas: UM1 Parangaba

24 DE JUNHO

  • 8h às 17h – Cuidando do Cuidador – CAPS AD
  • 9h às 16h – Semana Estadual sobre Drogas: Projeto Acolher/Oitão Preto
  • 15h – Sessão Solene – Assembleia Legislativa do Ceará – AL

25 DE JUNHO

  • 8h às 17h – Tamojunto na Onda, com atividades do Varal de Redução no Titanzinho. Endereço: Rua Leite Barbosa, 1012 – Praia do Futuro UM1 Sexec Drogas

26 DE JUNHO

  • 6h30 às 12h – Abertura Oficial: Caminhada e Passeio Ciclístico Tamojunto a favor da vida. Concentração: Parque do Cocó, haverá distribuição de frutas, agua e camisas até durar o estoque. UM1 Sexec Drogas Detran/AMC virtual

27 DE JUNHO

  • 8h às 12h – Seminário Intersetorial Sobre Drogas – Paço Municipal
  • 8h às 17h – Cuidando do Cuidador – CAPS AD
  • 4h às 17h – Construindo Sonhos – CRAS Jardim das Oliveiras

28 DE JUNHO

  • 8h às 17h – Cuidando do Cuidador – CAPS AD
  • 10h – Sessão Plenária (Grande Expediente) – Câmara Municipal de Fortaleza

29 DE JUNHO

  • 9h às 12h – Oficina de prevenção: Trabalhando vínculos e habilidades sociais. CRAS Castelão
  • 8h às 17h – Cuidando do Cuidador – CAPS AD Roda de conversa com os jovens da Rede CUCA – CUCA Mondubim
  • 9h às 11h – CUCA Mondubim
  • 15h às 17h – CUCA José Walter Bate-papo sobre personagens da cultura pop atual (séries, filmes e games) inseridos em contexto de uso abusivo de substâncias e como isso pode fomentar o debate e reflexão entre jovens. Tema: Como a cultura pop apresenta o uso nocivo de álcool e outras drogas através de seus personagens. Detran/AMC virtual

30 DE JUNHO

  • 9h às 13h – InterCaps no Ginásio Paulo Sarasate Endereço: Rua Idelfonso Albano, 2050 – Dionísio Torres

01 DE JULHO

  • 16h às 18h – Exposição “A CIDADE QUE HABITO” Endereço: Museu da Fotografia, Rua Frederico Borges, 545 – Varjota.
  • 16h às 18h – Exposição “Redesenhando Histórias” Endereço: Ideal Clube, Av. Monsenhor Tabosa, 1381 – Meireles

Com informações da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Foto: Madalena Rodrigues/Agência Brasil