Tia Francisca propõe disciplina sobre Educação Preventiva de Combate às Drogas em escolas municipais

13/06/2022 - Cleonardo Dias

A matéria encontra-se na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia aguardando apreciação do relator.

Tia Francisca - Foto: Érika Fonseca

Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza, o Indicativo Nº 1370/21, de autoria da vereadora Tia Francisca (PL), que inclui a disciplina de Educação Preventiva de Combate às Drogas, na Rede Municipal de Ensino. A metodologia irá abordar as vivências de alunos, educadores e a comunidade do qual estão inseridos.

O objetivo do projeto é orientar os estudantes de como ter uma vida segura e saudável, onde serão capacitados e instruídos para ter uma vida livre das drogas e da violência. Sugere ainda desenvolver nos jovens habilidades que lhe permitam evitar influencias negativas em relação às drogas promovendo fatores de proteção social.

De acordo com a matéria, as escolas de ensino básico do município deverão incluir, na elaboração de seus projetos políticos-pedagógicos, a realização de seminários, palestras, dinâmicas de grupos, simpósios, ou qualquer outra forma de explanação, abordando assuntos relacionados à educação e prevenção ao uso de drogas. O conteúdo será preferencialmente adicionado a partir do 5º ano.

O Indicativo ressalta ainda que as explicações sobre Educação Preventiva de Combate às Drogas deverão ter como foco os seguintes critérios:

• Formação integração do aluno;
  • transmissão de valores éticos e de sociabilidade;
  • zelo pela saúde física, mental e emocional dos alunos;
  • repúdio às drogas;
  • propagação da informação sobre efeitos maléficos das drogas;
  • reconhecimento e o encaminhamento para tratamento adequado de alunos usuários de drogas;
  • engajamento das famílias no processo contra o uso de drogas;
  • analise do universo juvenil e melhor forma de lidar com ele;
  • compreensão das crianças e jovens como agentes de transformação social;
  • incorporação da escola nos programa e projetos de prevenção e combate ao uso de droga;
  • busca constante pela aquisição de informações e pela capacitação dos educadores.

Foto: Érika Fonseca