Comissão recebe Sindifort para tratar sobre revisão dos PCCs dos servidores municipais

09/06/2022 - Anna Regadas

Os servidores solicitam a definição de um calendário para a revisão dos Planos.

Comissão PCCS servidores municipais - Foto: Érika Fonseca

Uma Comissão de vereadores acolheu na manhã desta quinta-feira, 9, representantes do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), que reivindicaram celeridade e a definição de um calendário para a revisão dos PCCs dos servidores municipais. Dentre eles o da Guarda Municipal, Defesa Civil, Gestão Pública e Autarquia Municipal de Trânsito.

O grupo relatou que o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) das 15 categorias foi criado em 2007. De acordo com a presidente do Sindifort, Nascelia Silva, o ideal é o que o PCCs seja revisto a cada 5 anos. Ela informou que cada categoria formulou a sua proposta de PCCs e enviou para o secretário de Planejamento Orçamento e Gestão, Marcelo Pinheiro, bem como aos 43 vereadores.

Algumas reuniões foram realizadas, mas ainda não houve avanço na negociação. Os servidores pediram a definição de um prazo pela gestão para que seja feita a negociação dos Planos e a conclusão deles. “Nós queremos uma negociação efetiva e se não é possível atender a nossa proposta de Plano, que seja feita uma contra proposta”, cobrou Nascelia.

Os parlamentares presentes se colocaram à disposição dos servidores para dialogarem com o Executivo sobre a formulação dos PCCs. O líder do governo, Gardel Rolim (PDT) afirmou que tem feito a articulação junto ao secretário Marcelo e que vai buscar a definição de um calendário.

“Tenho procurado fazer o máximo nessa articulação pois reconheço e sei da importância do servidor público. Agora não são planos fácies e simples. É necessário estudo e tempo. Mas vou levar esse pleito mais uma vez ao secretário Marcelo e provocá-lo numa perspectiva de ser mais objetivo e ter algo de concreto. Perguntar qual a ideia, por onde vai começar e qual será o prazo”, afirmou Gardel.

Participaram também da reunião os vereadores Didi Mangueira (PDT), Gabriel Aguiar (PSOL), Ronivaldo Maia (PT), Danilo Lopes (Avante), Wander Alencar (Rede) e Larissa Gaspar (PT).

Foto: Érika Fonseca