Vereadores debatem sobre investimentos na Guarda Municipal e política de preços da Petrobras

08/06/2022 - Ana Clara Cabral

Fizeram uso da tribuna os vereadores Daniel Borges, Marcelo Lemos, Gardel Rolim, Lúcio Bruno, Wander Alencar, Ronivaldo, Enfermeira Ana Paula e Carlos Mesquita.

Pequeno Expediente - Foto: Érika Fonseca

Gardel Rolim (PDT)

Gardel Rolim- Foto: Érika Fonseca

Destacou que nesta manhã, o Prefeito José Sarto (PDT) realizou a entrega de equipamentos de última geração para a proteção dos agentes, na sede do Grupamento de Operações Especial da Guarda Municipal (GOE). “O prefeito Sarto se comprometeu no evento de construir uma sede nova da Guarda Municipal com mais conforto e mais preparada para que a Guarda possa fazer os treinamentos regulares, bem como a construção de uma sede exclusiva para o GOE e a sinalização de um novo concurso para a Guarda Municipal de Fortaleza”, disse.

Gardel informou ainda que a Guarda Municipal de Fortaleza é a terceira maior do país em relação ao número de habitantes. “A Guarda Municipal é uma instituição histórica e respeitada. Parabenizo a todos os guardas municipais, principalmente aos que prestam relevantes serviços na Câmara Municipal de Fortaleza”, finalizou.

Enfermeira Ana Paula (PDT)

Enfermeira Ana Paula- Foto: Érika Fonseca

Citando os projetos de sua autoria na pauta da ordem do dia, a vereadora Ana Paula (PDT) destacou o projeto que Semana Municipal de Conscientização sobre o Direito das Gestantes no calendário oficial do Município: “eu acompanho muito as gestantes no meu trabalho de enfermeira e muitas não têm o conhecimento dos direitos que as amparam. Com esse projeto, a gente busca trazer clareza e mobilização referente as informações que elas precisam receber”, explicou.

Outro projeto é o nº 409/21, referente à convocação dos aprovados no concurso do IJF. “Hoje é o maior hospital de trauma do norte e nordeste, tem um desempenho fantástico. Parabenizo a gestão e todos os trabalhadores que têm contribuído muito com a saúde do município. Nosso projeto objetiva o dimensionamento adequado de profissionais, sobretudo da enfermagem”, justificou.

Ronivaldo Maia (PT)

Ronivaldo - Foto: Érika Fonseca

Ressaltou que o Legislativo Municipal, por meio da Comissão de Saúde, recebeu no auditório da Casa, representantes das categorias dos profissionais de saúde e usuários do Gonzaguinha de Messejana, que trataram com representantes da SMS sobre a reforma do equipamento. Ronivaldo reforçou a necessidade da reforma, mas sem retirar o atendimento à população na unidade.

Wander Alencar (Rede)

Wander Alencar- Foto: Érika Fonseca

O vereador parabenizou o colega Márcio Martins (PROS) pelo evento realizado na Casa, ontem, para comemorar o Dia do Quadrilheiro. “Sou realizador de um dos maiores eventos de quadrilha do Ceará, o Sapiranga Junino e acredito que tem que reconhecer a cultura mesmo e ter mais incentivo no movimento junino”.

Wander Alencar (Rede) também agradeceu o prefeito Sarto por atender mais uma solicitação de seu mandato: “através da Secretaria de Conservação, hoje mesmo está sendo realizada a limpeza no Sapiranga. A gente tenta educar, mas a sociedade infelizmente não colabora”, concluiu.

Didi Mangueira (PDT)

Didi Mangueira - Foto: Érika Fonseca

Fazendo uso do tempo do pequeno expediente, o vereador ressaltou a importância da representatividade de vereadores no Grande Bom jardim. Segundo Didi Mangueira (PDT), além dele próprio, outros três vereadores também representam o bairro na Câmara Municipal, Marcelo Lemos (PL), Professor Enilson (Cidadania) e o recém chegado Didi Maravilha (PMB), que tomou posse ontem. Ainda no pronunciamento, o vereador aproveitou para dar as boas-vindas ao colega parlamentar.

Marcelo Lemos (PL)

MArcelo Lemos - Foto: Érika Fonseca

Destacou a reunião que teve com a assessoria do Governo do Estado para onde tratar sobre a construção de um polo cultural na Avenida Osório de Paiva. O parlamentar reforçou a importância do equipamento naquela região e afirmou que obteve um retorno positivo da gestão. Marcelo ainda inda informou que esteve reunido com o prefeito Sarto solicitando melhorias para a população do Bom Jardim.

Lúcio Bruno (PDT)

Lúcio bruno - Foto: Érika Fonseca

Trouxe para debate a discussão sobre o PLP 18/2022, que define que combustíveis, assim como energia, transportes coletivos, gás natural e comunicações são bens essenciais e indispensáveis. Com isso, estados não podem cobrar alíquotas de ICMS acima 17%. Para Lúcio Bruno, essa proposta de tentar diminuir os preços de combustíveis no Brasil não é eficiente. “O problema do aumento dos combustíveis no país é devido a política de preços adotadas pela Petrobras, e reduzir ICMS dos estados e municípios para 17% irá retirar receitas dos estados e vai sacrificar o povo do Brasil”, explicou.

O vereador deixou claro que não é contra a redução de imposto, mas esse PLP que o Governo Federal está propondo “é cortina de fumaça. Isso é querer transferir a responsabilidade da incompetência desse governo que não consegue tratar esses problemas dos combustíveis no nosso país”, disse.

Carlos Mesquita (PDT)

Carlos Mesquita- Foto: Érika Fonseca

O parlamentar se manifestou a favor da redução de impostos arrecadados pelos estados, medida tomada pelo presidente Bolsonaro. “Se o Governo Federal vai ressarcir o Governo Estadual, não consigo entender porque os governadores não querem. Acho que tem uma boa vontade do Governo Federal. Está na hora de todos entrarem no sacrifício ou entrarem em negociação para os estados não saírem perdendo depois”, falou.

Daniel Borges (Avante)

Daniel Borges - Foto: Érika Fonseca

O vereador questionou o valor do recurso direcionado para as redes sociais da Prefeitura de Fortaleza e sugeriu que fossem encaminhados para outras prioridades, como a pavimentação asfáltica, manutenção da iluminação pública e requalificação de praças na cidade.

Foto: Érika Fonseca