Comissão de vereadores visitará refinaria Lubnor

07/06/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

Segundo o vereador Gardel Rolim, autor da proposta, a expectativa é que a comissão se reúna com representantes da refinaria esta semana.

Plenário - Foto: Evilázio Bezerra

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou nesta terça-feira (7), a criação de uma comissão de vereadores para visitar as instalações da refinaria LUBNOR – Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste. A iniciativa é do vereador Gardel Rolim (PDT).

A Comissão foi formada pelos vereadores Antônio Henrique (PDT), Gardel Rolim (PDT), Wander Alencar (Rede), Ronivaldo (PT), Eudes Bringel (PSB), Luciano Girão (Progressistas) Guilherme Sampaio (PT), Larissa Gaspar (PT), Júlio Brizzi (PDT), Lúcio Bruno (PDT), Adail Junior (PDT) e Renan Colares (PDT).

De acordo com o requerimento, a visita da comissão parlamentar justifica-se pela importância do empreendimento para a economia da cidade, e a devida compreensão dos últimos acontecimentos relacionados à empresa por parte do Legislativo Municipal, diante do processo de privatização da Lubnor.

Gardel Rolim destacou a importância da empresa para os cearenses evidenciando que ela é responsável pela produção de 13% do asfalto no Brasil. O vereador lembrou que parte do terreno da refinaria é do município e não houve autorização da Prefeitura para a transação de privatização. “O requerimento visa que os vereadores de Fortaleza possam ir até as instalações da Lubnor para conhecer a empresa de perto e saber de fato qual o terreno que estamos falando”, disse.

O vereador ainda ressalta que a Petrobrás não pode concluir o processo de privatização da Lubnor sem que haja um diálogo entre o Executivo e o Legislativo, afirmando que a concessão do terreno foi autorizada pela Câmara Municipal ainda na década de 70. “Qualquer coisa que for feito com este terreno da Prefeitura tem que ser discutido também com a Câmara Municipal. Vamos entrar nesta discussão da privatização e não vamos permitir que o cidadão de Fortaleza seja lesado”, explanou.

Saiba mais

No último dia 31 de maio, o Prefeito José Sarto (PDT) anunciou que já oficiou a Petrobras para prestar esclarecimentos sobre a negociação da venda da Lubnor, já que o município é proprietário de 30% do terreno onde está instalada a refinaria. A ação ocorre após a Petrobras assinar contrato com a empresa Grepar Participações Ltda, no último dia 25 de maio, para venda da refinaria Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor) e seus ativos logísticos associados por US$ 34 milhões. O valor representa apenas 55% dos US$ 62 milhões calculados por estudo do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) como o valor mínimo da refinaria.

Foto: Evilázio Bezerra