Inauguração do PV e saneamento foram destaques no Grande Expediente

18/05/2022 - Rochelle Nogueira

Os inscritos para o Grande Expediente têm o tempo de até 10 minutos para destacar assuntos de interesse da sociedade.

Grande Expediente - Foto: Érika Fonseca

Recapeamento em 100 dias

O vereador Eudes Bringel (PSB) utilizou seu tempo na tribuna inicialmente para prestar condolências às famílias dos policiais Rodoviários mortos nesta manhã na BR 116. “Que Deus conforte o coração dos familiares, amigos e que episódios como este não ocorram mais”, disse.

Na oportunidade, o parlamentar fez agradecimento ao prefeito José Sarto (PDT) e seu secretariado que estão a frente da retomada na cidade. De acordo com o vereador, é louvável a recuperação de vias e espaços públicos em prazo recorde de 100 dias. “O prefeito deu prazo de 100 dias para termos nossos vias recuperadas. Sabemos que nesse período invernoso essa ação sempre ocorre, inclusive na obra federal recém-inaugurada em Caucaia há muitos buracos. Durante esses 100 dias vias estão sendo recuperadas, avenidas capinadas, remoção de lixo, então quero parabenizar o prefeito, secretarias e regionais que estão dando melhoria de vida para os fortalezenses”, comentou.

No momento, o vereador solicitou a colaboração da população que, muitas vezes, utiliza espaços públicos para descarte irregular de lixos. O vereador informa que sempre vem fazendo solicitação de retirada de lixo, mas, tem vezes, que acontece do caminhão está fazendo a retirando dos entulhos e aparece pessoas no ato com carrinhos cheios para descarte. “A cidade conta com Ecopontos e as vezes as pessoas colocam ao lado e não tem coragem de deixar no espaço destinado. Quero pedir a população que colabore”, solicitou.

Ao final do seu discurso, o parlamentar que também é vice-presidente da Federação Cearense de Futebol – FCF, enfatizou a retomada das atividades desportivas no estádio Presidente Vargas (PV), que serviu ao povo fortalezense na pandemia como Hospital de Campanha. “A reabertura do PV será com o prefeito de Fortaleza, vereadores e imprensa no sábado, 21. O gramado foi trocado, vestiários, placar eletrônico, tenho certeza que muitos jogos serão realizados. Convidamos a todos estarem no espaço neste sábado, 15h, para reabertura do estádio com a partida do Ferroviário. O PV já foi palco de jogos históricos e inesquecíveis e será de extrema necessidade para o Brasileiro das séries A, B, C e D”, disse.

Saneamento no Genibaú

O vereador Gabriel Aguiar (PSOL) destacou e chamou atenção para uma área importante e delicada de Fortaleza localizada na região do Genibaú, comunidade Santa Adélia. O vereador relatou que a comunidade vive em situação de extrema precariedade socioambiental citando a mistura da água do esgoto com água da chuva entrando nas casas.

“Fomos recebidos e acolhidos pelos técnicos da Cagece e secretariado da Prefeitura na luta pela drenagem na região. A gente conseguiu conectar o projeto Santa Adelia ao Rio Maranguapinho, mas devido alguns problemas isso nunca ocorreu e a água continua entrando nas casas e faço aqui um apelo”, destacou o vereador.

Em um segundo momento, o vereador repercutiu a presença da população que luta diversas causas ambientais presentes na Casa Legislativa, como: Escola vila; que se destaca pela educação ambiental, Fortaleza pelas Dunas, Pro árvore, SOS Cocó, Verde Luz, Green Peace Fortaleza, solicitando a tramitação e aprovação do projeto nº 275/2021 que até agora não foi designado relator ao projeto.

Corredor comercial Cidade Jardim I

O vereador Germano He-Man (PMB) repercutiu em plenário algumas ações do seu mandato que, junto com o executivo, trará melhoria a vida dos fortalezenses. “Quero agradecer meus pares que aprovaram nosso projeto de indicação nº 0541/2022 que autoriza o desenvolvimento na Cidade Jardim I. É um pedido de antigos moradores do Vila União que foram destacados para lá com a promessa de um corredor comercial. Eles estão sendo prejudicados por não terem espaço fixo para seu comércio”, destacou.

O vereador também utilizou seu tempo para agradecer a implementação de uma academia ao ar livre no Planalto Universo, no Vila União. Parabenizou a coordenadoria do CRAS do bairro que vem fazendo um ótimo trabalho, mas que precisa de melhoria estrutural para atender melhor a população”, disse o vereador repercutindo a limpeza da lagoa do Opaia por parte do executivo.

Foto: Érika Fonseca