CNH digital será aceita como identificação para o Enem 2022

16/05/2022 - Rochelle Nogueira

As inscrições para o Enem 2022 vão até o dia 21 de maio

CNH Digital - Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

A edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conta desta vez com a possibilidade dos candidatos poderem usar a versão digital da carteira nacional de habilitação (CNH Digital) para se identificarem nos locais de prova e fazerem suas inscrições.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os documentos digitais serão aceitos pelos fiscais de sala no Enem, “desde que os candidatos os apresentem nos aplicativos oficiais do governo”, explicou o Inep.

A CNH Digital poderá ser exibida tanto no aplicativo do Gov.br quanto no da Carteira Digital de Trânsito. Vale ressaltar que capturas de tela, fotos ou impressões dos documentos não serão válidos. Dentro das novas possibilidades propostas aos estudantes está a disponibilidade dos candidatos poderem pagar as inscrições por meio de Pix ou de cartão de crédito.

Informações centralizadas

A centralização das informações e serviços implementadas na plataforma gov.br ao público estudantil, foi criado também o site Perfil do Cidadão Brasileiro Estudante, espaço que é uma espécie de atalho que possibilita acessar uma série serviços voltados a estudantes da educação básica à superior.

>> Para acessar o Perfil do Cidadão Brasileiro Estudante, clique aqui.

Os serviços vão, desde obtenção e protocolação de documentos para acesso a programas do Ministério da Educação, até pesquisa sobre universidades, institutos e entidades educacionais, passando por serviços voltados a estudantes com deficiência e estrangeiros.

Há também serviços para estudantes com deficiência e estrangeiros, biblioteca digital e informações sobre infraestrutura, trânsito e transportes de estudantes.

Empregos

O perfil permite ainda o cadastro de currículos e disponibiliza serviço de busca de vagas no Sistema Nacional de Emprego (Sine). Pode-se agendar entrevista com possíveis empregadores.

Com informações da Agência Brasil.

Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil