Parlamentares falam sobre investimentos na cidade e impacto da inflação sobre alimentos

12/05/2022 - Adriana Albuquerque

Utilizaram a tribuna os vereadores Luciano Girão, Adriana Nossa Cara, Danilo Lopes e Gardel Rolim.

Grande Expediente - Foto: Érika Fonseca

Comissão Especial

O vereador Luciano Girão (Progressistas), fazendo uso do tempo da liderança partidária, destacou a visita realizada pela Comissão Especial de Acompanhamento da Prestação de Serviço e Cobrança Tarifária pela Enel à Assembleia Legislativa do Ceará, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (12). Na ocasião, os parlamentares conheceram as ações que os deputados estão realizando em relação ao aumento da tarifa de cerca de 25% na conta de energia, além da avaliação da concessão do contrato da Enel.

O parlamentar também ressaltou o pacote de investimento no valor de R$ 60 milhões para a melhoria da malha viária de Fortaleza anunciado pelo prefeito Sarto Nogueira. As obras foram divididas em quatro fases: operação tapa-buraco, sinalização, iluminação e limpeza. As intervenções têm início previsto no dia 16 de maio e devem durar 100 dias. Cada fase será dividida em etapas, priorizando inicialmente as grandes vias e de maior fluxo da cidade. “Sabemos que asfalto não se dá com água. Esperou passar as fortes chuvas, se reuniu com os secretários e vai agir no momento certo para a recuperação das vias”, reforçou.

Educação de qualidade

Pelo tempo da liderança do Executivo, o vereador Gardel Rolim (PDT), utilizou seu tempo para apresentar as melhorias na área educacional, com a implementação de políticas públicas para elevação do nível da cidade no ranking das escolas públicas no Estado do Ceará. “Na área da educação aprovamos o Professor sem Fronteira, Monitoria Escolar, pós-graduação para professores e concurso para 2 mil professores. Há 10 anos as escolas do município de Fortaleza era uma das piores no ranking do Estado do Ceará e hoje estamos entre as 5 melhores”, disse Gardel.

Gardel Rolim destacou ainda o programa de segurança escolar da Prefeitura de Fortaleza. “O programa é realizado junto com a Guarda Municipal com segurança específica para esse trabalho envolvendo ronda escolar em vários colégios. Essa atuação é feita com integração com uma polícia desmilitarizada fazendo uma aproximação maior com as comunidades”, contou o vereador.

O parlamentar parabenizou a secretária Dalila Saldanha pelo trabalho, destacando todo seu empenho à frente da pasta. “Dalila é comprometida, atenciosa, trabalha de forma transparente. Ela coloca suas possibilidades e limites e sempre ressalta o compromisso de aumentar a educação pública. Fortaleza é a terceira 3 maior rede escolar do país”, finalizou.

Inflação

A vereadora Adriana Nossa Cara destacou a situação enfrentada pela população com o aumento dos preços dos alimentos e de produtos básicos. “As famílias com renda de R$ 1.800 sentiram a inflação de 12%. A pressão inflacionária com a alta do arroz, feijão, cenoura, ovos e pão francês, além do aumento da tarifa de ônibus e energia elétrica”, frisou a parlamentar lamentando o relato de uma moradora da Capital sobre ter que escolher entre almoçar e lanchar, descrevendo como “retrato da fome e da miséria no Brasil, que deve ser combatido pelo Governo Federal”.

A vereadora repudiou ainda a cartilha da gestante elaborada pelo Ministério da Saúde, que contraria as diretrizes da Organização Mundial de Saúde. Classificando como um retrocesso nas políticas voltadas para as mulheres, Adriana lamentou o incentivo a prática de episiotomia, da manobra de Kristeller, além da informação sobre a amamentação e a fertilidade.

Em vídeo apresentado por Adriana, a co-vereadora Louise Santana, também chamou a atenção para a estrutura das escolas municipais, ressaltando ação civil pública do Ministério Público sobre a necessidade da Prefeitura de Fortaleza em observar as condições do parque escolar. Louise destacou que algumas unidades sofre com a presença de esgoto na frente das escolas, falta de cobertura de quadras esportivas, além da não reabertura das salas de informática e de bibliotecas.

Saúde

Utilizando a tribuna da Câmara, o vereador Danilo Lopes (Avante), falou sobre a importância da valorização dos profissionais da saúde, com o fortalecimento da rede de atenção primária. Falando sobre o debate em relação ao PCCS dos Agentes de Saúde e de Endemias e sobre a educação permanente, o parlamentar destacou a necessidade de realização de concurso público e a garantia das 8 horas para capacitação.

Outra questão elencada pelo vereadora é referente ao apoio a Associação Beija Flor, que oferece tratamento e acompanhamento as pessoas com fissura labiopalatina. Danilo Lopes falou do compromisso da gestão municipal com a entidade e que aguarda abertura de edital com o incentivo de 12 mil reais para a Associação, e pediu uma atenção da Secretaria de Saúde do Estado (SESA) para o trabalho realizado pelos profissionais da unidade.

Segurança nas escolas e postos de saúde

O vereador Daniel Borges (Avante) voltou a repercutir sobre a retirada dos vigilantes dos postos de saúde e escolas públicas. Segundo o vereador, desde 2018 um estudo vem sendo feito para estudar o problema da segurança nas escolas e até agora nenhuma resposta. O parlamentar pediu a abertura de diálogo com o Executivo para solucionar os problemas da segurança nas unidades municipais em questão.

Com informações de Anna Clara Cabral, Cleonardo Dias e Rochelle Nogueira

Foto: Érika Fonseca