Projeto Alfa garantirá suporte para crianças com baixo rendimento nas escolas municipais

11/05/2022 - Rochelle Nogueira

Serão 382 profissionais bolsistas atuando no suporte de 56.500 alunos da rede municipal de ensino, com foco naqueles com rendimento crítico nas Avaliações Diagnósticas.

Sala de aula - Foto: Érika Fonseca

Com o objetivo de fortalecer as ações pedagógicas e recompor a aprendizagem dos alunos, favorecendo o processo de alfabetização dos estudantes matriculados nas turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, a Prefeitura Municipal de Fortaleza lançou o projeto Alfa 1, 2 e 3, nas escolas de rede municipal.

O projeto Alfa disponibilizará 382 profissionais bolsistas que atuarão como assistentes de aprendizagem nas salas de aulas, realizando as atividades pedagógicas com os professores. Nessa ação, cerca de 56.500 alunos serão contemplados, com foco naqueles que obtiveram rendimento crítico e muito crítico nas Avaliações Diagnósticas de Rede.

De acordo com o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), o programa tem como objetivo fortalecer o processo de alfabetização na rede municipal, tendo em vista os impactos causados pela pandemia. “Dessa forma, queremos recuperar o prejuízo dos últimos dois anos de pandemia com assistentes que irão subsidiar os professores em sala de aula, resgatando a aprendizagem”, enfatizou o prefeito.

👉 Serão 2.291 turmas das escolas municipais que prevê como principais eixos:
– a avaliação e acompanhamento da aprendizagem;
– gestão de sala de aula;
– formação direcionada aos professores, assistentes de aprendizagem e coordenadores pedagógicos.

Dalila Saldanha, secretária de Educação do Município, reforça que o programa foi elaborado a partir de um diagnóstico feito por especialistas em avaliação da aprendizagem, considerando também as diretrizes do Ceará para a alfabetização na idade certa.

“Desde agosto de 2021, identificamos os níveis mais afetados no ensino fundamental foi a alfabetização. Os assistentes farão a gestão do aprendizado em ciclos de 5h por turma, dialogando e planejando com o professor e focando em níveis mais críticos, observando de perto as dificuldades dos alunos e intervindo com o material necessário, que vai além do livro didático”, contou Dalila.

O processo de seleção já está sendo organizado pelas escolas e os editais sairão nos próximos dias.

Seleção de assistentes

A seleção dos assistentes será realizada via edital. A incorporação desses profissionais à Rede de Ensino terá um investimento mensal de R$ 343.650,00.

A chamada geral foi assinada pela secretária Dalila, mas o processo de seleção é feito por cada escola. “Assim, podemos dar oportunidade para quem já mora no bairro, então a seleção será feira pela própria escola e seus diretores, que farão todo um acompanhamento junto ao distrito de educação. Os assistentes precisam estar cursando ou terem formação em alguma área da educação”, detalhou.

Com informações da Prefeitura Municipal de Fortaleza

Foto: Érika Fonseca