Câmara realiza Sessão Solene em homenagem aos 102 anos da Federação Cearense de Futebol

10/05/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Federação Cearense de Futebol foi fundada em 23 de março de 1920 com o nome de Associação Desportiva Cearense de Foot-Ball. A atual denominação foi adotada somente em 1972.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta terça-feira (10/05) em homenagem aos 102 anos de fundação da Federação Cearense de Futebol (FCF). A solenidade foi proposta pelo requerimento 0170/2022, aprovado por unanimidade, de autoria do vereador Eudes Bringel (PSB). A sessão foi presidida pelo vereador Eudes Bringel, em nome do presidente da Câmara, Antônio Henrique (PDT).

O vereador Eudes Bringel fez sua saudação aos presentes, destacando que está há dois mandatos atuando na Federação Cearense de Futebol e se sente também homenageado com a solenidade. “O trabalho feito com seriedade levou o futebol cearense ao patamar de hoje. A casa hoje está repleta de amigos que serão também homenageados, Luiz Torquato; Jáder Morais; José Matias; Leandro Serpa, entre outros. Quero dizer que esse é um momento muito emocionante para a gente. O futebol cearense hoje vive um novo momento. Eu tenho carinho pelo Ceará e o Mauro Carmélio pelo Fortaleza, mas quando chegamos na Federação tiramos a camisa. Estamos lado a lado com os times e fazendo o que está ao nosso alcance para ajudar os clubes, de domingo a domingo,” pontuou.

Bringel afirmou que sempre passa para os funcionários que se deve bem atender a todos para que seja criado um círculo virtuoso. “Para chegar no sucesso que a Federação tem hoje, é preciso um grupo de colaboradores que faça a diferença, e nós temos. Tem uma coisa que sou é grato! Se estou hoje vereador, a grande parcela do Futebol cearense é responsável. Muito obrigado a todos!”, ressaltou.

Ex-presidente

Em seguida, falou o ex-presidente da Federação Cearense de Futebol, José Alcy Pinheiro que parabenizou o vereador Eudes Bringel pela iniciativa. “A FCF foi minha segunda casa, passei quase 14 anos, juntamente com meu querido amigo coronel Josenéas Barroso. Trabalhamos numa época muito difícil sem muitas condições financeiras. O Norte e Nordeste era representado na CBF pelo presidente da Federação Baiana Ruben Bueira, conhecido como Leão do Norte, ninguém das outras federações tinha palavra nem voz. Foi quando o Josenéas Barroso bateu na mesa e disse que o futebol cearense seria representado pelo presidente da sua Federação e assim aconteceu”, pontuou.

Alcy afirmou que Mauro Carmélio tem o seu mesmo estilo a frente da FCF, “com amizade, mas com a mão de ferro para que o trabalho funcione. Como é bom ser homenageado, diante de tantos amigos que foram importantes na nossa vida futebolística. Quero dizer aos senhores que iniciei minha carreira do esporte muito jovem. No Cariri fundamos um clube de Futsal, pelo trabalho que fiz fui convidado para ser presidente do Icasa, ganhamos oito títulos e o clube foi convidado para participar do campeonato cearense. Quem foi nos convidar foram os radialistas Paulino Rocha e Sílvio Carlos e eu disse que só aceitava se o Guarani entrasse também, e eles aceitaram. Depois fui ser dirigente da Federação. Fui prefeito de Granjeiro, tenho a honra de dizer que fui um dos únicos que teve as contas aprovadas pela correção que temos. Na época que éramos presidente da Federação conseguimos com o Governador Virgílio Távora os estádios de Barbalha, Crato e Limoeiro do Norte. Fizemos muitas coisas e o Palácio dos Esportes, hoje sede da Federação, Hoje me sinto honrado em receber essa homenagem”, frisou.

Em seguida, foram feitas as homenagens da noite com certificados: Jáder Augusto de Morais; Luiz de Melo Torquato, representado pelo seu filho Luiz Torquato Filho; Manoel Stélio de Sousa Carvalho; José Matias da Silva, presidente da Liga de Juazeiro do Norte; Joaquim Martins Júnior; José Leandro de Castro Serpa, ex-árbitro de Futebol; Luiz Teixeira de Paiva; José Alcy Pinheiro; Josenéas Barroso Arraes e Mauro Carmélio Santos Costa Júnior.

Falou em nome dos homenageados o presidente da FCF,. Mauro Carmélio. Ele destacou o trabalho de Josenéas Barroso a frente da Federação e a construção de sua sede e que José Alcy fez surgir o futebol de Juazeiro do Norte para o Ceará. “Hoje o Cariri não têm só Icasa e Guarani, mas tem o Barbalha, o Crato, o Campo Grande e Juazeiro, e tem ainda o Jati, Missão Velha e Jardim. Na Federação o que fazemos pelo futebol cearense é com amor. Vemos hoje antigos funcionários que passaram pela Federação e muitos que se foram e tenho cada um deles no coração. Vivo com o Futebol cearense 30 horas. O Futebol cearense hoje é o que é pelo seu passado e por muito que foi feito. Estou emocionado por ver dois ex-presidentes aqui e outros que aqui estão, muito obrigado pelo que fizeram com suor e lágrimas pelo Futebol cearense”, concluiu.

A Mesa de honra foi composta pelo presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio Santos Costa Júnior; presidente do Ferroviário Atlético Clube (FAC), Nilton Filho; ex-presidente da FCF, José Alcy Pinheiro; ex-presidente da FCF, Josenéas Barroso Arraes; ex-presidente do Ceará Sporting Club, Luiz Teixeira de Paiva; vereador Jorge Pinheiro.

A Federação

Em 23 de março de 1920, foi realizada uma reunião entre quatro clubes da capital cearense: Bangu, Ceará, Fortaleza e Guarany. Um dos maiores desportistas do futebol alencarino, Alcides Santos, presidiu o encontro e, em consenso, os quatro clubes decidiram criar a Associação Desportiva Cearense de Foot-Ball. A nova entidade, que substituíra a então Liga Metropolitana de Foot-Ball, nasceu para fomentar o futebol local. No dia 11 de julho de 1941 mudou sua denominação para Federação Cearense de Desportos, e finalmente, em 22 de novembro de 1972 para Federação Cearense de Futebol

Desde o primeiro presidente, Sílvio Gentil, em 1920, passando por tantos outros ilustres desportistas, como Meton de Alencar, Clóvis Maia, Expedito Machado, Joseneas Barroso, José Lino da Silveira, Fares Cândido Lopes, Mário Degésio, e atualmente o advogado Mauro Carmélio, a Federação vem cumprindo seu papel de gestora do futebol alencarino e representante dos clubes na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Atualmente, a FCF promove os campeonatos cearenses da 1ª, 2ª e 3ª Divisão, a Copa Fares Lopes, os estaduais amadores do sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20, além do Certame Feminino. A última mudança no logotipo da FCF aconteceu em 21 de dezembro de 2009, quando da posse do atual Presidente, Mauro Carmélio, que inclusive é o mais novo entre os presidentes da entidade de toda a história.

A Federação Cearense de Futebol tem como missão e objetivo a organização, incentivo, apoio, promoção e fomento do futebol em todo Estado do Ceará, tendo como valores essenciais a ética e transparência em todas as competições que elaborar e gerir, atuando de forma colaborativa com as Entidades de Prática esportivas filiadas, bem como trabalhando em parceria com as Ligas Metropolitanas interioranas. Tem como missão: Fomentar o Futebol Cearense com uma gestão profissional e de excelência; ser referência na realização de competições e atuar com respeito, ética, transparência e inovação.