Audiência promove debate sobre melhorias para o Polo de Lazer da Sargento Hermínio

10/05/2022 - Rochelle Nogueira

O vereador Júlio Brizzi (PDT) foi o propositor da audiência, por meio do requerimento nº 1209/2022.

Audiência Pública Polo de Lazer - Foto: Evilázio Bezerra

Com o objetivo de debater a situação do Polo de Lazer da Sargento Hermínio, a Câmara Municipal de Fortaleza se deslocou até o espaço público, anfiteatro do Polo, na tarde desta terça-feira, 10, para ouvir os anseios da população. O vereador Júlio Brizzi (PDT) foi o propositor da audiência pública, por meio do requerimento nº 1209/2022.

Fruto da demanda da comunidade, a reunião é um espaço democrático para apresentação de demandas necessárias à população. O vereador Júlio Brizzi enalteceu a ação que busca melhorias para o Polo. “É fundamental a participação da comunidade, já que a Câmara Municipal de Fortaleza representa o povo. Existe uma demanda grande nessa área, um Polo importante para a cidade que envolve vários serviços públicos e que precisa de uma atenção nesse momento. Ouvindo a comunidade levaremos até a Prefeitura tentando juntos encontrar solução para melhorar a vida de todos do Bairro Ellery e toda área do entorno do Polo da Sargento Hermínio”, comentou o parlamentar.

Atuante na luta pelo bairro, Wescley Sacramento, conselheiro tutelar da região, destacou que o Polo passou por revitalização em 2016, e não houve após sua entrega manutenção do espaço público. “O teatro foi arrombado e está sendo ocupado por outras pessoas. A Feira que acontece aos domingos não conta com organização e também há acúmulo de sujeira e mato no local. Esse equipamento é importantíssimo pois é a única área verde da região oeste, sendo o pulmão da região. A gente precisa, enquanto comunidade, reivindicar junto ao poder público a conservação desse equipamento tão importante para Fortaleza”, declarou o conselheiro.

Morador antigo da localidade, Cid Neto relembrou momentos nostálgicos do Polo da Sargento Hermínio, quando famílias se reuniam no entorno do equipamento fazendo disso uma lembrança positiva na memória dos moradores.

“Muito importante nos unir enquanto comunidade para manter o ambiente da forma que foi planejado. Vamos buscar melhorias para o nosso Polo, já que as pessoas vêm aqui para o seu lazer, para se divertir. Espero que esse espaço retome o que ocorria antigamente, quando as famílias se reuniam aqui, traziam suas toalhas para piqueniques e brincavam com seus filhos. O desejo é de volta às práticas antigas que nos agradava bastante. Espero que a população junto com o poder público possa resgatar esse período”, contou o morador.

Em um rápido pronunciamento, Capitão Alano Timbó da coordenador da Coordenadoria de Segurança Cidadã (Sesec) destacou a presença de guardas municipais na área, mas estuda ampliar o efetivo no entorno.

Encaminhamentos e demandas da comunidade

Ao final, o vereador Julio Brizzi citou os pontos destacados pela população e que serão encaminhados as secretarias de origem 👇

• iluminação pública;
  • atualização com a Regional acerca da situação da manutenção do Polo;
  • implantação de Quadrilhódromo;
  • segurança pública;
  • segurança e reforma do anfiteatro;
  • abandono de animais;
  • presença contínua guarda municipal no espaço;
  • reiniciar a obra de alargamento da sargento Hermínio pelo Polo;
  • aulas de dança no local;
  • retirada de árvore caída;
  • poda das plantas;
  • recuperação lagoa;
  • reforma da estrutura do posto, em virtude da falta de água, ar condicionado quebrado, infiltração do teto, ausência de iluminação e a própria estrutura do prédio perigosa.

Mesa

Comandante da 2ª Cia do 5º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Alano Timbó; coordenador da Coordenadoria de Segurança Cidadã (Sesec), André Sousa; e o administrador da Areninha do Polo, Zildo Martins.

Foto: Evilázio Bezerra