Jogos Escolares 2022: solenidade marca a abertura da etapa Fortaleza

09/05/2022 - Rochelle Nogueira

O evento deve acontecer durante todo o mês de maio com disputas nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos em modalidades individuais e coletivas.

A Prefeitura Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta segunda-feira, 9, no Ginásio Paulo Sarasate, a abertura dos Jogos Escolares 2022 – Etapa Fortaleza. Ao todo, o evento contará com mais de 3 mil estudantes e 183 escolas envolvidas nas mais diversas modalidades.

Presente na solenidade, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT), destacou que a ação do Executivo reflete na união da educação e esporte como intermédio dos indivíduos com a sociedade.

“Importante perceber que as escolas do município de Fortaleza estão preocupadas não somente com a educação em sala de aula que ´é muito importante, mas também com essa integração relacionada ao esporte. Esporte é saúde, é abrir a mente das crianças para a sociedade, e a gente está aqui para dar nosso apoio. Parabenizo o prefeito Sarto e a secretaria Dalila e a todos que estão envolvidos direta ou indiretamente com essa ação”, comentou o presidente Antônio Henrique.

Realizada por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME) em parceria com a Secretaria do Esporte e Lazer (Secel), os jogos escolares ocorrem durante o mês de maio, com estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares. As disputas movimentarão a comunidade escolar de Fortaleza logo após a abertura oficial, estimulando o protagonismo juvenil e contribuindo para o desenvolvimento socioeducacional de crianças e adolescentes de Fortaleza.

“Os Jogos Escolares é um momento de integração entre a juventude. Nós temos aqui garotos e garotas de 12 a 17 anos das escolas públicas e particulares na realização da etapa de Fortaleza na congregação de 183 escolas. A juventude adora isso e essa atividade vai produzir frutos e quem sabe vai sair daqui atletas que irão se destacar em modalidades individuais e coletivas”, disse o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), na abertura da solenidade.

Categorias e modalidades

– Categoria de 12 a 14 anos – Modalidades individuais: Atletismo, Natação, Badminton, Judô, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Xadrez.
Modalidades Coletivas: Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol.

– Categoria de 15 a 17 anos – Modalidades individuais: Atletismo, Natação, Badminton, Judô, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia.
Modalidades Coletivas: Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol.

Premiação

Serão premiadas com troféus as escolas campeãs e vice-campeãs gerais por categoria (12 a 14 anos e 15 a 17 anos). Já para as modalidades coletivas e individuais: medalhas de 1°, 2° e 3° colocados gerais de Fortaleza e troféu para a escola campeã de cada modalidade e categoria na etapa municipal.

Os Jogos Escolares têm por finalidade promover a ampla mobilização do segmento escolar, impulsionando o esporte como ferramenta de inclusão social, estimulando o protagonismo do aluno em atividades esportivas dentro da escola, além de contribuir na identificação e no desenvolvimento de novos talentos esportivos.

Fotos: Evilázio Bezerra.