Vereador propõe Programa de Educação Aberta para a Terceira Idade

06/05/2022 - Anna Regadas

Emanuel Acrízio - Foto: Érika Fonseca

O vereador Emanuel Acrízio (Progressistas) apresentou o projeto de indicação nº 451/2022, que objetiva instituir o Programa de Educação Aberta para a Terceira Idade nos equipamentos integrantes da Rede Municipal de Educação. O objetivo é fornecer gratuitamente, cursos palestras, excursões, práticas esportivas e culturais para as pessoas com mais de 60 anos em Fortaleza.

Trâmite- O projeto encontra-se na Comissão de Legislação, aguardando a designação de relator. Quando aprovado será encaminhado para votação em Plenário. Por se tratar de um Indicativo, é preciso que o prefeito José Sarto (PDT) envie mensagem ao Legislativo, a fim de que a proposição seja regulamentada e possa ser executada de fato.

De acordo com o parlamentar Emanuel Acrízio, as pessoas com mais de 60 anos estão cada vez mais ativas, sendo portanto necessário a criação de programas coletivos de atenção completa e interdisciplinar, que proporcionem qualidade de vida na terceira idade.

“Cada vez mais, nossos idosos têm a percepção de que a idade não é empecilho para ser feliz e que é preciso manter a vida em movimento. Pensando nisso, nossa Indicação visa oferecer acesso gratuito a cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e culturais. que imprimam mais cor, graça e sentido a vida, e estimulem a socialização, o bem-estar, a saúde e a autoestima das pessoas com mais de 60 anos”, aponta.

O Programa tem como diretrizes:

• Garantir acesso gratuito a todas as atividades do programa;
  • Proporcionar melhor qualidade de vida física e mental aos idosos residentes em Fortaleza;
  • Ofertar cursos e palestras sobre saúde, culinária, cidadania e direito;
  • Ofertar práticas esportivas específicas para a terceira idade;
  • Proporcionar atividades lúdicas e laborais em grupo;
  • Reunir movimentos, promovendo-lhes o intercâmbio de experiências.

É facultado ao Chefe do Poder Executivo celebrar convênios e parcerias com outras esferas de governo e com empresas e entidades não governamentais para instituir o programa.

Foto: Érika Fonseca