Fortaleza registra aumento de 78,7% dos casos de dengue no mês de abril

06/05/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

Os dados são referentes ao informe da 17ª Semana Epidemiológica divulgados pela SMS.

Dengue

Com a chegada da quadra invernosa, os fortalezenses precisam redobrar os cuidados para evitar as arboviroses que causam a dengue, Zyka e Chikungunya. De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), referente a 17ª semana, houve registro no Sinan de 7.839 prováveis casos de dengue em residentes de Fortaleza em 2022. Desses 18,3% (1.433) foram confirmados, 46,6% (3.652) descartados, 3 inconclusivos e 35,1% (2.751) ainda estão sendo investigados.

Segundo dados do informe epidemiológico, a Regional V aparece com a maior quantidade de casos de dengue na cidade com (36,8%), seguida pela Regional VI com (26,2%). O boletim ainda destaca que no mês de abril ocorreu um crescimento parcial de 78,7% em relação a março (dados preliminares). Em Fortaleza, as UPAs foram as unidades de saúde que mais receberam casos, foram 832 pacientes.

Em relação aos casos de Chikungunya nos primeiros meses do ano, foram registrados pelo Sinan 3.354 casos suspeitos e, destes, 1.524 foram confirmados (45,4%). O boletim informa que 95 bairros registraram casos de Chinkungunya, sendo que 10 bairros registraram 69,4% dos casos, são eles: José Walter (326), Jardim das Oliveiras (213), Mondubim (116), Cidade Funcionários (104), Sapiranga Coité (73), Parque Manibura(63), Engenheiro Luciano Cavalcante (56), Itaperi (46), Passaré (31) e Planalto Ayrton Sena (29).

Já em relação aos casos de Zika, nas primeiras semanas de 2022 foram registradas apenas 48 notificações da doença no sistema de informação com 01 caso confirmado, 09 em investigação e 38 descartados.

Veja o que fazer para prevenir das arboviroses:

• Tampe os tonéis e caixas d’água;
  • Mantenha as calhas sempre limpas;
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Mantenha lixeiras bem tampadas;
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
  • Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Fique atento aos primeiros sintomas:

• Febre alta;
  • Dor no corpo (muscular e/ou articulações);
  • Dor de cabeça e atrás dos olhos;
  • Erupções na pele;
  • Dor abdominal persistente, sinal de sangramento e tontura podem ser sinais de alarme em casos mais graves.

» Confira o Boletim da 17ª semana epidemiológica

Plano de Enfrentamento às Arboviroses 2022

No último mês de abril, a Prefeitura Municipal de Fortaleza preocupada com o aumento dos casos de dengue, zika e chikungunya anunciou a implementação do Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses. Segundo o plano, as medidas a serem adotadas serão as seguintes:

• Aquisição de insumos e equipamentos: acréscimo de 18 viaturas, garantia de larvicidas, inseticidas e bombas costais;
  • Trabalho intersetorial envolve Agefis, Seuma, Defesa Civil e limpeza pública, com o intuito de recolher materiais que possam contribuir com a proliferação do mosquito;
  • Fortalecimento do trabalho educativo, com realização de mais de 40.000 ações/ano, incluindo a Operação Quintal Limpo, blitz, gincanas, peças teatrais, palestras, reuniões em associações e outras;
  • Cursos e formações para agentes de endemias e agentes comunitários de saúde;
  • Operação Inverno 2022: realizada desde dezembro de 2021, envolvendo cerca de 1.100 profissionais da vigilância ambiental de Fortaleza, em ações de prevenção e controle de arboviroses;
  • Aplicação de larvicidas e do inseticida UBV em Aerosystem, composto por um sistema apropriado para aplicação de produtos químicos dentro das residências;
  • Valorização profissional: a Prefeitura concedeu a agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias a progressão por tempo de serviço. Beneficia 3.507 servidores, com impacto anual de R$ 4,5 milhões. A progressão já consta na folha de fevereiro, paga em 1º de março, retroativa a janeiro de 2022.

Informações: Secretaria Municipal de Saúde

Foto: Rauters/Paulo Whintaker/Direitos Reservados