Câmara homenageia a Zenir Móveis e Eletros pelos 30 anos de fundação e entrega o Título de Cidadão ao empresário José Alves de Oliveira

06/05/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

O empresário José Alves de Oliveira, o Zenir, nasceu no Sitio Boa Esperança no Município de Jucás/CE e abriu sua primeira loja em 1992.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou uma Sessão Solene, nesta sexta-feira (06), em homenagem aos 30 anos de fundação da Zenir Móveis e Eletros, a ser comemorado no dia 30 de maio do corrente ano e para a entrega do Título de Cidadão de Fortaleza ao empresário José Alves de Oliveira (Zenir). As homenagens foram propostas pelo requerimento 171/2022 e pelo projeto de decreto legislativo 041/2021, respectivamente. Ambos de autoria do vereador Eudes Bringel (PSB).

A sessão foi presidida pelo vereador Eudes Bringel, em nome do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT). A Mesa de Honra foi composta pelas seguintes personalidades: presidente da Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt; presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Ceará, Freitas Cordeiro; presidente em exercício da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Francisco Honório Pinheiro Alves; diretor-superintendente da Zenir, Francisco Bento de Souza; vereador PP Cell e o homenageado da noite, José Alves Teixeira.

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, Eudes Bringel agradeceu especialmente ao homenageado da noite o senhor Zenir. “Quando chegamos nas lojas Zenir vemos a satisfação dos trabalhadores. Tenho certeza que seu carisma e a forma como leva sua empresa é o diferencial. Não é fácil dirigir uma empresa familiar, mas quando a família é unida, as coisas dão certo. Feliz em ver familiares, amigos, conterrâneos, colaboradores reunidos aqui. Falando com desportista ficamos bem felizes em ver a marca da Zenir nos principais clubes cearenses. No melhor momento do futebol cearense a Zenir está presente”, frisou.

“Eu agradeço em nome de todo futebol cearense. Passei seis anos como dirigente do Ceará e sei das dificuldades e mesmo em época de pandemia, vemos os times investindo. Se não fosse a seriedade dos dirigentes dos clubes o Zenir não estamparia sua marca respeitada nas camisas dos times. Mas hoje a festa é de vocês. A marca Zenir representa bem o nosso Estado e é de grande importância para nossa economia. Esse título é um reconhecimento às pessoas que tem serviço prestado ao município. É uma homenagem da cidade de Fortaleza, e foi aprovado por unanimidade. Isso demonstra que o povo de Fortaleza reconhece seu trabalho,” pontuou.

Homenagens

Em seguida foram feitas homenagens em comemoração aos 30 anos da Zenir Móveis e Eletros, para alguns colaboradores: Antônio Robério Alves de Oliveira (Supervisor Regional Centro Sul); Maria Arlete da Silva Santos (Auxiliar de Serviços Gerais); Laudeni Ferreira Lopes (Gerente de Credito e Cobrança); Ângela Maria Bernardo (Gerente Financeiro), Rejane Pastor Silva (Gerente de Compra – Móveis); Francisco Bento de Souza (Diretor Superintendente). Foi homenageado in memoriam José Mário Barros, recebendo em seu nome sua filha Ana Carolina Gonçalves Barros.

E ainda, Carlos Roberto da Silva (Supervisor de Cobrança); Rita de Cássia Morais Caxias (Gerente Loja Assaré); Antônio Luciano de Oliveira (Gerente de Contas a Pagar); André Ferreira Lima (Auditor Interno); Francisco Hélio Milhomens de Aquino (Programador de Sistema); Neivaldo Estênio Chagas Cortez (Supervisor Regional Cariri);Carlos Alberto Carvalho Salviano (Advogado); José Alves de Oliveira (Diretor-Presidente) e Maria Solineide de Araújo Alcoforado (esposa do senhor Zenir).

Representando todos os homenageados falou Francisco Bento de Souza, diretor-superintendente da Zenir Móveis e Eletros. “Esse um momento diferente para todos nós. No futebol fui presidente do Iguatu e onde fiz muitos amigos e um deles foi o vereador Eudes Bringel. Foi meu mestrado de liderança, com certeza foi um enorme aprendizado. Obrigado por essa homenagem vereador Eudes. Tenho certeza que a Câmara trouxe mais seriedade com seu pleito. Eu vi pessoas aqui homenageadas que representam muito para a empresa”, destacou.

“Hoje é um momento único, e homenagear o Zenir é fácil e definir Zenir também é fácil. São 28 anos que convivo com ele. Mas tinha que homenagear sua família quando fosse falar em seu nome. Você é uma pessoa diferenciada, como também é sua esposa. A segurança e o suporte familiar que ela lhe deu o inspirou para colocar a empresa na frente. Tem quatro filhos maravilhosos e somente uma, a Lívia está em carreira solo na área de confecção em Iguatu, mas Alan, Alex, Émerson estão dentro da empresa trabalhando. Nos conhecíamos de vista, mas não nos falávamos, um amigo em comum nos colocou frente a frente e hoje sou grato por ele ter me proporcionado essa amizade”, ressaltou.

Francisco Bento observou que sempre viu em Zenir uma pessoa solidária e preocupada com o bem-estar dos outros. “Quando ele proporcionava o meio de transporte e até casa para os colaboradores seus olhos brilhavam de satisfação. Como definir Zenir? Pra mim ele é exemplo dos exemplos. Como diz o Roberto Carlos, você é o cara internacional. Dentro do Grupo Zenir, ele é solidário e sempre está dividindo, ele não pensa só no seu crescimento, mas quando abrimos novas lojas a alegria dele é ver novas famílias sendo beneficiadas. E breve teremos 2.500 colaboradores. Ele é obstinado pelo trabalho. No próximo ano faremos 20 anos aqui em Fortaleza, temos 11 lojas, gerando emprego e renda. Minha fala é de gratidão. Muito obrigado a todos!”, disse.

Título

Em seguida, foi entregue o Título de Cidadão de Fortaleza a José Alves de Oliveira (Zenir), que em seguida fez os seus agradecimentos. “ Quero dizer da minha alegria de receber esse título, que é mais um que vai para a galeria de troféus com muito amor e muito carinho. Em 2007 recebi o título de empresário do ano, foi um momento de grande responsabilidade. Também quero agradecer a Deus por tudo nessa noite tão especial. Quando recebi a notícia de que receberia esse título, também soube da homenagem aos 14 colaboradores, por mim homenagearia os mais de 2 mil, mas escolhi os 14 para representar a todos,” frisou.

Falou de sua família e de seus filhos e afirmou que se hoje precisasse entregar a empresa a seus filhos entregaria tranquilo e com muito orgulho pois sabe que eles darão continuidade a seu legado. “Continuamos com respeito aos concorrentes, seriedade, amor, carinho e respeito também aos colaboradores. Deus sempre tem abençoado minha vida, sempre passo para nossa equipe esse sentimento e minha maior alegria é quando abro uma nova loja, pois sei que trará desenvolvimento para aquela cidade. De coração, quero agradecer e dizer que estamos juntos, muito obrigado!”, finalizou.

Perfil

O empresário José Alves de Oliveira, nasceu no dia 24 de agosto de 1965, no Sitio Boa Esperança no Município de Jucás/CE. O apelido, Zenir, foi dado pela sua mãe, que sempre criava apelidos para carinhosamente chamar cada filho. Filho de agricultores – Dona Joana Alves de Oliveira e Senhor Francisco Leite de Oliveira – Zenir trabalhou dos 7 aos 14 anos na lavoura com o pai, auxiliando na pequena plantação que servia de sustento para os dez filhos do casal, e Zenir era o mais velho entre os homens.

Aos 14 anos de idade foi para a cidade de Iguatu estudar (fez ate a 8ª série do ensino fundamental) e trabalhou como auxiliar de serviços gerais em uma loja de móveis e eletrodomésticos de seu tio, pouco tempo depois foi promovido a vendedor e posteriormente à gerente de vendas. No ano de 1986 casou-se com a Sra. Maria Solineide, com quem tem 4 filhos: os gêmeos Alan e Alex, Émerson e Liana. Hoje, seus filhos o auxiliam fortemente nos negócios da família.

No dia 9 de maio de 1992 abriu sua primeira loja em Iguatu com uma consignação de colchões Ortobom e alguns modelos de estofados. Desde então a Zenir Móveis e Eletros não parou de expandir no interior do Estado do Ceará, até chegar em Fortaleza em 2003, momento em que inaugurou duas lojas no mesmo dia. O Sr. Zenir foi vencendo todos os obstáculos com determinação, confiança e firmeza nas suas decisões, sem esquecer das suas origens, com o apoio da sua família, clientes, parceiros e colaboradores.

Hoje com 52 lojas, sendo várias delas cm Fortaleza, quase 2 mil colaboradores, uma carteira com quase 2 milhões de clientes, a Zenir segue no mercado atuando com credibilidade, respeito, integridade, humildade e comprometimento em oferecer sempre o melhor para seus clientes e colaboradores. Sendo reconhecida pelo GPTW (Great Place to Work) como uma das melhores empresas para se trabalhar.

Loja a loja, cidade a cidade, a Zenir foi crescendo porque sempre acreditou na força do trabalho, na luta do povo da sua terra e neste país chamado Brasil. Em Fortaleza, a Zenir Moveis e Eletros se destaca por gerar emprego e renda no município. Em 2018 recebeu da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará, uma das mais importantes comendas do comércio cearense: o Troféu Clovis Rolim.

Fotos: André Lima