Vereadores destacam aprovação do piso salarial da enfermagem e programa Academia Enem

05/05/2022 - Ana Clara Cabral

Se pronunciaram no Pequeno Expediente os vereadores Wander Alencar; Pedro França; Dr. Luciano Girão; Didi Mangueira; Professor Enilson; Daniel Borges e Adriana Nossa Cara.

Pequeno Expediente - Foto: Evilázio Bezerra

Adriana Nossa Cara (Psol)

Comemorando a aprovação na Câmara Federal do Piso Nacional da Enfermagem, a parlamentar destacou a luta da categoria, que na Capital cearense é representada pela vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT). Adriana Nossa Cara ressaltou a conquista para os profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, e parteiras. Hoje é um dia de muita vitória para a Enfermagem, foram na pratica a linha de frente no combate à pandemia”, evidenciou.

Adriana ressaltou que agora se inicia uma nova luta pela sanção do Piso pelo presidente Jair Bolsonaro. A vereadora enfatizou os votos contrários ao projeto pela bancada do Novo e outros deputados federais. “A vitória ainda não foi encerrada, os profissionais da saúde precisam redobrar a sua luta para que de fato possamos cantar a vitória”, pontuou.

Pedro França (Cidadania)

Destacou o Dia Internacional da Enfermagem comemorado em 12 de maio e na ocasião falou sobre a aprovação do Piso Nacional da Enfermagem pelo Congresso Nacional. “Essa classe se dedicou e lutou no momento da pandemia. São pessoas que se disponibilizaram em ajudar a nossa sociedade e estavam na linha de frente”, disse.

O vereador ainda destacou a entrega no último sábado (30), pelo prefeito José Sarto e a governadora Izolda Cela, da nova feirinha da Beira Mar, beneficiando 650 permissionários. “Essa é uma valorização da Prefeitura ao turismo e principalmente para o empreendedor”, pontuou.

Wander Alencar (Rede)

O vereador comemorou na tribuna o Dia do Líder Comunitário, celebrado em 5 de maio, e destacou o papel dos líderes comunitários para a cidade, que trazem as demandas aos vereadores, que então encaminham à Prefeitura para execução. Na ocasião, ele parabenizou líderes que o acompanharam na luta do mandato, sendo alguns deles Renatinho, do bairro Curió; Eucias Neto, Álvaro Weyne; Seu Paixão e John Gregório, do bairro Sapiranga; Léo Araújo, Lagoa Redonda; Evangelista, Jangurussu; e Pedro Caúla, Édson Queiroz. “Sintam-se abraçados pelo nosso mandato”, finalizou.

Dr. Luciano Girão (Progressistas)

Repercutiu matéria veiculada na imprensa que aponta o endividamento de 77% do povo brasileiro. O vereador classificou a situação como preocupante, principalmente com o anúncio do Banco Central sobre o aumento da taxa de juros Selic em 12,75% e o aumento de 25% da cobrança da tarifa da Enel. “Com esses aumentos exagerados de taxas, 77% destas pessoas que estão com alguma dívida vão entrar na inadimplência”, lamentou.

Aproveitou para parabenizar o deputado federal Domingos Neto, que protocolou na Câmara Federal e já aprovado em Regime de Urgência, o Decreto Legislativo 94/2022, que reverte decisão da Aneel e barra o aumento da energia no Ceará e outros estados do Nordeste.

Didi Mangueira (PDT)

Iniciando o pronunciamento com agradecimentos à gestão do Prefeito Sarto, o parlamentar anunciou três obras que o Executivo já começou no Grande Bom Jardim, além de outra planejada para a próxima semana. As melhorias na drenagem e recuperação do asfalto acontecem, segundo Didi Mangueira (PDT), nas Estradas da Urucutuba, do Jatobá, Ruas Santa Rita e Manoel Galdino, no bairro Granja Lisboa. O vereador aproveitou o momento para destacar a mobilização dos moradores da região que pediram a mediação de Didi Magueira.

Professor Enilson (Cidadania)

Chamando a atenção dos jovens que sonham ingressar em uma instituição de ensino superior, o parlamentar falou sobre as inscrições no Academia Enem 2022, que neste ano oferta 12 mil vagas e tem encerrada as inscrições nesta sexta-feira (6). “Eu tive oito reprovações para poder passar na faculdade, mas como fui determinado entrei mesmo não tendo suporte. Hoje os jovens da periferia e da escola pública têm condições através do programa da Prefeitura Academia Enem”, disse.

O vereador informa que para os jovens que estão terminando o Ensino Médio devem se inscrever acessando o Portal da Juventude para conseguirem se preparar para o vestibular e investir em um futuro melhor através da educação.

Daniel Borges (Avante)

Repercutiu o atraso salarial, pagamento de FGTS e férias da categoria de vigilantes que prestam serviços no Detran e Centro de Eventos. Segundo o vereador, empresas que prestam serviços nestas unidades continuam praticando irregularidades. A situação já foi encaminhada aos órgãos competentes. “Se entra na justiça, mas a irregularidade continua no mês seguinte. Não existe uma resolução e cobrança do Governo do Estado sobre essas contratos”, disse.

Foto: Evilázio Bezerra