Comissão define encaminhamentos sobre tarifas e serviços realizados pela Enel

05/05/2022 - Ana Clara Cabral

Vereador Antônio Henrique (PDT) foi escolhido para presidir a comissão, tendo Márcio Martins (PROS) como vice.

Comissão Enel - Foto: Evilázio Bezerra

A Comissão Especial de Acompanhamento da Prestação de Serviço e Cobrança Tarifária pela Enel se reuniu pela primeira vez na manhã desta quinta-feira (5) para debater os problemas do serviço da empresa responsável pela distribuição de energia do Ceará, que atinge toda a população. Na ocasião, o vereador Antônio Henrique (PDT) foi escolhido para presidir a comissão, tendo Márcio Martins (PROS) como vice.

Apesar da Câmara Municipal não legislar sobre o aumento da tarifa paga pelos cearense, foi o recente reajuste de 24,85% que motivou a Casa a se mobilizar para acompanhar o serviço da Enel, que segundo o presidente Antônio Henrique (PDT), “deixa a desejar”. “Nós, como Legislativo do Município, precisamos acompanhar de perto todas as ações que mexem diretamente com o fortalezense”, justificou.

A comissão deve ainda enviar ofício à Assembleia Legislativa do Ceará, que já vem discutindo a questão, solicitando uma reunião para trocar ideias e informações. Por meio de requerimento protocolado pelos vereadores Luciano Girão (Progressistas) e Danilo Lopes (Avante), a Câmara Municipal também vai realizar audiência pública para debater a problemática. Representantes da Enel, bem como Ministério Público, Poder Executivo, parlamentares e sociedade civil organizada serão convidados para a ocasião, ainda sem data marcada.

“A Assembleia Legislativa do Ceará, a Câmara Federal, o Ministério Público e a Câmara Municipal estão se inteirando e discutindo o serviço que não é bem prestado e o valor é exorbitante. Vamos procurar nossos representantes no Congresso Nacional para que lá sejam encontrados os caminhos que amenizem a dificuldade para o povo”, explicou Antônio Henrique (PDT).

Márcio Martins (PROS) parabenizou a Câmara Municipal e o presidente Antônio Henrique pela iniciativa de criar a comissão especial para acompanhar a prestação de serviços da Enel. Ele resumiu: “nossa primeira reunião deixou muito claro em unanimidade a desproporcionalidade que a Enel vem tendo com o nosso estado e contribuinte. Ela recebe muito e entrega pouco”, protestou.

“A Câmara, como parlamento mais próximo da população, tem a obrigação de participar do debate. Vamos aguardar o diálogo do Antônio Henrique com o deputado Evandro Leitão (presidente da ALCE) para fazermos a primeira visita e ‘tomar pé’ do que avançou. A cada dez fortalezenses que você conversa, nove estão insatisfeitos com a Enel. É a campeã de reclamação nos órgãos de defesa do consumidor. Então, a Câmara Municipal vai para a linha de frente desse debate”, concluiu o vice-presidente da comissão.

Além dos vereadores acima citados, fazem parte da comissão os vereadores Lúcio Bruno (PDT), Luciano Girão (Progressistas), PPCell (PSD), Léo Couto (PSB), Márcio Martins (PROS), Pedro França (Cidadania), Adams Gomes (DEM), Larissa Gaspar (PT) e Danilo Lopes (Avante).

Foto: Evilázio Bezerra