Câmara realiza sessão solene em homenagem aos trabalhos desenvolvidos pelas comunidades terapêuticas

05/05/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

Durante a solenidade o vereador Jorge Pinheiro anunciou a aprovação da lei que criou o Junho Branco no mês de junho, dedicado à prevenção contra uso, abuso de drogas e resgate de dependentes químicos.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta quinta-feira (05/05), Sessão Solene em homenagem aos trabalhos desenvolvidos pelas Comunidades Terapêuticas no acolhimento dos adictos, dependentes químicos e de seus familiares. A homenagem foi proposta pelo requerimento 7249/2021 proposto pelo vereador Jorge Pinheiro e aprovado por unanimidade pelo Plenário da Casa Legislativa. A solenidade foi presidida pelo vereador Jorge Pinheiro, em nome do presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT).

Em sua saudação aos presentes, o vereador Jorge Pinheiro afirmou que essa homenagem demorou a ser realizada, “na verdade, nós da Câmara é que agradecemos por realizar esse reconhecimento a tudo que as comunidades terapêuticas realizam. Gostaria de historiar até esse dia. Estou no segundo mandato de vereador, sou membro consagrado da Comunidade Shalom, missionário e dedicado à evangelização e cuidado dos jovens. Por isso, vi que um das grandes caminhos errados que os jovens seguem são as drogas. Pude trabalhar em presídios onde visitamos homens privados de liberdade. Assim como advogado criminalista sou homem voltado em defesa da vida e da família. Como vereador trabalhei contra ideologia de gênero, contra o aborto e outros temas contra a vida e nessa busca fui encontrando outros de ataques a vida, como o suicídio”, frisou.

Disse que Fortaleza é uma das cidades do Brasil onde ocorrem mais suicídios, por isso começou a trabalhar em defesa da vida para prevenir o suicídio, criando vários projetos e com isso a Prefeitura criou o projeto de prevenção ao suicídio. “Queremos que Fortaleza seja conhecida como capital nacional da vida, contra suicídio, automutilação, uso de drogas e seja a cidade da Paz. Nessa luta, vimos a questão do uso e abuso e dependência química de álcool e outras drogas como inimigos da vida e a partir daí conhecemos a Associação Cearense de Comunidades Terapêuticas e nossa primeira atitude foi falar com o presidente da Câmara para ser indicado para o Conselho sobre Drogas e tenho participado de todas reuniões,” detalhou.

Jorge Pinheiro afirmou ter apresentado vários projetos e por providencia divina se deparou com um projeto de um vereador que queria instituir a luta antimanicomial. “Quando fui ver, um dos grandes alvos do projeto era as comunidades terapêuticas. Além de não serem devidamente valorizadas ainda querem trabalhar contra? Aqui em Fortaleza não. Agente retirou esse projeto de pauta e a partir de então passamos a defender as comunidades terapêuticas. Pegam casos isolados ocorridos em comunidades, que não são regularizadas, para querer usar esses casos para lutar contra essas comunidades. Precisamos cuidar das pessoas, porque vocês fazem o que o Estado não faz. O que cabe ao poder público é, se não contribui, que não atrapalhe. De maneira efetiva, enquanto vida tiver defenderei as comunidades terapêuticas, para serem apoiadas e valorizadas,” disse o parlamentar.

Ele destacou, ainda, que agora todo mês de junho será conhecido como Junho Branco, que será um mês dedicado à prevenção contra uso, abuso de drogas e resgate de pessoas que são dependentes químicos e sofrem com o uso de álcool e outras drogas.

Exemplos de vida

A palavra foi aberta para pessoas acolhidas pelas comunidades terapêuticas. Kelen Rayane Silva Rodrigues, ex-acolhida de uma comunidade terapêutica, 29 anos, disse que a cada dia trabalha a superação. “Tenho duas filhas, uma família maravilhosa que me apoiou em tudo, mas infelizmente conheci as drogas, foram 19 anos em luta. Minha mãe procurou um amigo meu que me auxiliou. Eu estava debilitada. Abandonei minha vida, deixei o emprego, faculdade e minhas filhas. Passei três meses sem dá notícias. Minha mãe desesperada me achou através de um amigo e propôs que eu conhecesse uma comunidade terapêutica. Passei seis meses lá, hoje estou bem graças a Deus. Voltei a ser mãe, estou cursando pedagogia, trabalho nessa área. Só tenho que agradecer a nova pessoa que sou hoje, graças à comunidade que eu estava. Quero agradecer o trabalho maravilhoso que essas comunidades terapêuticas realizam”, frisou

Também falou Francisca Selma de Sousa, esposa de um acolhido, 47 anos, cristã, casada, mãe de duas filhas e avó de dois netos. “ Quero parabenizar o vereador Jorge Pinheiro e não posso deixar de falar que mais políticos tivessem essa visão que o senhor tem de valorizar as comunidades terapêuticas. Faz quatro anos que meu esposo está limpo. Deixei meu esposo lá e fui orientada a procurar um CAP’s Ad, quero agradecer a acolhida, já entrei no grupo antitabagismo e a primeira coisa foi buscar me livrar também do vício. Esse momento hoje é de gratidão primeiramente a Deus e parabenizar todas comunidades terapêuticas. Se todos reconhecessem esse trabalho, seria diferente. Em especial parabenizar a Casa de Abraão, minha vida, meu amor”, pontuou.

Entidades

Já Rolf Hartmann, presidente da Cruz Azul do Brasil, agradeceu o vereador Jorge Pinheiro pela lei que criou o Junho Branco, que segundo ele será um grande diferencial. “Essa solenidade é de grande importância para as comunidades terapêuticas. Somos uma entidade cristã, mas que tem uma visão integral do ser humano. A Cruz Azul chegou ao Brasil na década de 80 e temos trabalhado esses anos em prol do resgate de vidas. Jesus morreu de braços abertos e o pai do filho pródigo o recebeu de braços abertos, e é isso que vocês das comunidades terapêuticas fazem ao acolher quem precisa”, asseverou.

O coordenador especial de politicas sobre drogas da Prefeitura de Fortaleza, Erasmo Teka Lenz César compartilhou a homenagem com equipe da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas e do Conselho Municipal. “Represento esses profissionais que pensam cada vez mais uma politica descentralizada. Esse tema é transversal, pois percorre vários setores, como saúde mental, segurança, educação. Essa é uma justa homenagem àqueles que acolhem e que procuram ajuda. As pessoas precisam saber onde procurar ajuda. As pessoas precisam de tratamento e de atendimento espiritual. Nossa equipe é pequena, temos 20 pessoas trabalhando, mas são pessoas inquietas, que estão sempre em busca de melhorar o atendimento. Cada vez mais haja uma aproximação do Poder Público com as entidades, terceiro setor e igrejas que realizam esse trabalho de política sobre drogas”, observou.

Lidiane Rebouças, coordenadora de politicas públicas sobre drogas do Governo do Ceará, disse que o órgão tem procurado trabalhar em cinco eixos: “Prevenção; Gestão e Controle Social, temos 126 conselhos no Estado do Ceará; Educação Permanente, através de cursos de capacitação profissional; Estudos e Pesquisas, estamos com várias pesquisas, como a Família Fortes; Orientação, Apoio e Reinserção, pois temos o Centro de Referência sobre Drogas e unidades móveis. Atualmente estamos realizando as conferências regionais de políticas sobre drogas e no dia 15 de junho vamos realizar a nossa Conferência Estadual”, pontuou.

Recursos

Tiago Almeida, chefe de gabinete do senador Eduardo Girão, agradeceu a cada um dos membros das comunidades terapêuticas e disse que o senador é um incentivador das comunidades tendo destinado mais de R$ 3 milhões para esse trabalho. “Vocês são anjos na terra, pois as drogas destroem as famílias e vocês constroem”, disse. Marco Túlio, da comunidade Resgate, disse não ter palavras para agradecer o vereador Jorge Pinheiro por esse momento histórico, “minha profunda gratidão. Nós nunca nos sentimos tão bem representados, esse momento é muito significante e importante para nós”. Ele falou, ainda, um pouco de sua história como ex-dependente químico. Hoje está a frente da comunidade terapêutica Projeto Resgate.

Deputado Delegado Cavalcante destacou que o governo federal cuida das pessoas. “São mais de 120 mil pessoas resgatadas com recursos federais destinados às comunidades terapêuticas. Lembro através do trabalho que vocês fazem do meu saudoso pai. Ele foi fundador do primeiro grupo de Alcoólatras Anônimos na Conde D’eu e passou 36 anos resgatando pessoas. Deus vai recompensar cada um de vocês. Não tem nada no mundo que pague o que vocês fazem e essa homenagem aqui é mais que justa. Tenho certeza que pelo trabalho que fazem um dia serão recompensados por Deus estando no paraíso celeste”, salientou.

Governo Federal

Também falou o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção as Drogas, Quirino Cordeiro Júnior: “É uma grande alegria estar aqui, nesse momento tão importante. Parabenizar o trabalho do vereador Jorge Pinheiro que dá um grande suporte às comunidades e pela sua iniciativa de dar origem a lei do Junho Branco que vai fazer com que a causa da dependência química tenha impulso. Vim de Brasília e fui visitar algumas entidades. A ideia não é só fazer politicas públicas de gabinete, mas estar junto às comunidades, conhecendo e vendo como fortalecê-las. Me sinto revigorado em voltar para Brasília”, comentou.

“O Governo Federal tem feito um trabalho em parceria com intuito de reverter um cenário muito desfavorável que o Brasil vem tendo nos últimos anos de pessoas dependentes de drogas. Segundo estudo do escritório das Nações Unidas, o Brasil vinha ocupando o primeiro posto no consumo de crack, ou seja, 20% do crack consumido no mundo. É o segundo maior mercado de cocaína, e o consumo de álcool, em especial as mulheres mais jovens, têm aumentado, como também as taxas de suicídio, aumento de cracolândias e de pessoas dependentes presas. O governo federal não dispunha de politicas. O Brasil fechou o ano passado com 65 mil assassinados, a maior parte pelo uso de drogas, e temos visto afastamentos do trabalho pelo uso de drogas. Era esse o cenário que o Brasil vinha enfrentado e nós quando assumimos tentamos mudar”, detalhou.

Disse que infelizmente nos últimos 30 anos, as políticas foram sustentadas pela luta antimanicomial, o que segundo ele é o que se tem de mais atrasado no mundo contemporâneo e que vinha causando grande mal. “Não prejudicava só as comunidades terapêuticas, mas hospitais de saúde mental, hospitais-dia. A luta antimanicomial vinha adotando politica irresponsáveis, defendendo e trabalhando pela liberação das drogas. Não podemos conceber que isso aconteça em nosso país. Temos lutado para mudar esses indicadores. Aprovando a lei de politica sobre drogas e a instituição da Lei de prevenção de mutilação e suicídio. Lutamos para que todas sociedade possa lutar de maneira mais efetiva contra esses problemas”, observou.

Destacou que as comunidades terapêuticas pela primeira vez fazem parte da Rede assistencial de atendimentos a dependentes químicos, “temos trabalhado para que elas trabalhem com segurança jurídica e que façam parte da rede assistencial de suporte para a rede SUS. Publicamos uma normativa inédita, uma resolução do Conade, que passou a admitir e regulamentar o acolhimento de adolescentes em comunidades terapêuticas. Essa norma garante sua sustentabilidade a longo prazo. Trabalhamos pelo financiamento. Em 2019 quando assumimos o Governo Federal financiava 2 mil vagas. Aumentamos logo no primeiro ano para 11 mil e no ano passado conseguimos mais de R$ 80 milhões e financiamos mais 203 comunidades financeiras. Hoje são mais de 17 mil vagas. Aqui no Ceará são 1.200 vagas em 29 comunidades, com aporte por ano de R$ 17 milhões. Durante esses anos foram mais de 120 mil pessoas acolhidas em comunidades terapêuticas no país”, concluiu.

Homenagens

Em seguida foram feitas as homenagens da noite, com certificados para as seguintes personalidades e entidades: Quirino Cordeiro Júnior; Rolf Hartmann; Lidiane Rebouças, Erasmo Teka Lenz César; Marco Túlio Alves Siqueira; Projeto Resgate (Têonia Castro); Centro de Ressocialização Lar da Paz (Claudeir Ferreira); Associação Caminho Resgatando Vidas (Diácono Raimundo Raildro Fernandes); Associação Saber Viver (Antônio Marcos); Associação Casa de Abraão (Milton Júnior); Associação Ebenézer (José Romel Sales); Casa de Recuperação Caverna de Adulão (Pastor Sílvio); Estância Fraternidade (Ricardo Lima Firmino); Casa de Recuperação Shema (Pastor Denilson Moreira Sanches); Projeto Volta Israel (Maria Mônica Abreu Amora); Associação Filhos Amados do Céu (Padre Sebastião Monteiro),

E ainda: Associação Obra de Resgate Rainha dos Anjos (Ricardo Monte de Albuquerque); Associação Novos Horizontes (Sandra Taranto); Fazenda da Esperança (Adson Barreto Souza); Instituto Beneficente Casa Belém (Roberto Mesquita de Medeiros); Instituto Nova Vida (Antônio Gonçalves Ferreira); Casa Resgate (Wagner Conceição Reis Filho); Instituto Volta ao Caminho (Júnior Braga); Comunidade Terapêutica Recuperando Vidas (Diácono Fernandes); Centro de Recuperação Monte Sião (Bispa Illa Johnson Sousa); Associação Ágape (Bispo Júlio César); Comunidade Terapêutica Ágape (Uandro Moura); Pastor Nélson Roberto Massanbani; Micheline Vieira Said Bravo, assessora especial de Políticas Sobre Drogas de Eusébio; João Maria de Albuquerque, que também recebeu uma placa em nome da Associação Cearense de Comunidades Terapêuticas.

Em nome dos homenageados falou o presidente da Associação Cearense de Comunidades Terapêuticas, João Maria de Albuquerque. Ele destacou sua história como dependente e hoje dirigente da Comunidade Terapêutica Grão de Mostarda. Destacou o trabalho a frente da Associação que reúne a maioria das comunidades terapêuticas. Ele também concedeu placas em nome da Associação Cearense de Comunidades Terapêuticas a algumas personalidades.

A Mesa de Honra foi composta pelas seguintes personalidades: deputado estadual Delegado Cavalcante; coordenadora de politicas públicas sobre drogas do Governo do Ceará, Lidiane Rebouças; coordenador especial de politicas sobre drogas da Prefeitura de Fortaleza, presidente do Conselho Municipal de Politicas Sobre Drogas, Erasmo Teca César; chefe de gabinete do senador Eduardo Girão, Tiago Almeida; conselheiro estadual de politicas sobre drogas do Ceará, Marcos Túlio Alves Siqueira; presidente da Associação Cearense de Comunidades Terapêuticas, João Maria de Albuquerque; presidente da Federação Cruz Azul do Brasil, Rolf Hartmann; Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção as Drogas, Quirino Cordeiro Júnior.

Fotos: André Lima